Últimas indefectivações

sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

O último minuto

"Perder um jogo ou uma eliminatória no último minuto é uma sensação péssima. Nesta fase de grupos da Taça da Liga, o Vitória de Setúbal perdeu e venceu no último minuto. Na Póvoa de Varzim, perdeu no último lance do jogo, um livre lateral que resultou em golo, e esta semana venceu o Sporting com um penalty no último minuto. Duas sensações completamente opostas. Em ambas, o jogo acabou sem a bola vir ao centro do campo para o recomeço do jogo. Para uns é uma sensação de impotência, para outros uma alegria imensa. O jogo tem destas coisas, e como todos sabemos a maioria dos jogos decide-se na parte final. A concentração tem que ser total, mas o ideal é resolver tudo antes dos últimos minutos. Para mais quando o factor de desempate final é a idade dos jogadores.
Mas mais importante do que analisar isoladamente a parte final de um jogo, é fundamental perceber a nossa prestação durante todo o jogo. Na Póvoa falhámos várias possibilidades para marcar, inclusivamente bolas nos ferros, e fomos penalizados de forma dura. Em Setúbal fomos felizes, acreditámos que podíamos seguir em frente e acabámos por ter a sorte do jogo.
As decisões nos momentos finais acontecem em todas as competições e em todos os níveis, seja na Champions seja nas divisões inferiores. As razões são diversas, mas tornam-se comuns quando as equipas têm a dimensão de um grande clube. As análises também são diferentes consoante a dimensão das equipas, e como tal o nível de ruído torna-se mais elevado quando tal acontece com equipas de grande dimensão. Infelizmente, a questão é estrutural e pouco tem sido feito para alterá-la. Os concorrentes não têm o mesmo estatuto e como tal não lhes é tolerado o mesmo comportamento. Não é fácil estar em qualquer um dos lados. Mas devemos perceber que o sucesso de uma competição tem por base o equilíbrio entre os competidores.
Até ao último minuto."

José Couceiro, in A Bola

1 comentário:

  1. Que SUBMISSÃO da parte de J. Couceiro, neste comentàrio . Por pouco não pedia desculpas ao sporting por tê-lo derrotado...Ê natural : veste a mesma camisola do j.jesus...( o que não é crime , note-se )! Se fosse outro clube , que no fim do desafio tivesse reagido como o sporting , ainda por cima SEM RAZÃO PARA TAL , tendo mesmo sido beneficiado num penalti que cometeu , não assinalado...o que não faltaria !!!

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!