Últimas indefectivações

sexta-feira, 15 de julho de 2016

Fair-play financeiro da UEFA vs. Clubes portugueses !!!

"A época 2015/2016 terminou e já se pode afirmar que até ao momento o SL Benfica é o único dos 3 grandes que cumpriu sempre com o fair play financeiro, ao contrário do Sporting onde já teve prejuízos acumulados de grande dimensão e do Porto que pela primeira vez, esta época, não cumpriu com o FPF.
O Porto esta época terá prejuízos forçosamente superiores a 40M e pergunto-me se não serão mais próximos dos 50M que dos 40M. Da última vez que tiveram prejuízos semelhantes, salvaram-se através dum aumento de capital e da passagem de quase 50% do estádio para a SAD. Desta vez vão mesmo incumprir com o fair-play financeiro. E mais uma vez o passivo aumentará como tem sido seu apanágio.
O Sporting encontra-se numa situação bem pior.
Primeiro que tudo não conseguiu cumprir por duas vezes (se bem que dá primeira vez "por sorte" a equipa de Bruno de carvalho não conseguiu apurar-se para as competições europeias, não tendo sido portanto alvo de análise por parte Uefa).
Em segundo lugar porque o seu grupo tem um capital social superior a 300M negativos e a sua SAD tem menos activo e mais passivo que a do Porto, que com os interesses sem controlo ainda consegue ter capitais próprios positivos.
Em terceiro lugar porque a SAD do Sporting tendo capitais negativos bem superiores a 10M, com o prejuízo deste semestre verá a situação piorar e porque tem ainda 135M em Vmoc's que em teoria não são passivo, contudo na prática são, o que aproxima o capital social da sua SAD nos cerca de 150M negativos.
Para piorar ainda mais a situação desde que Bruno de carvalho está no comando o saldo não tem sido muito positivo. Desde que entrou, no cômputo geral a SAD do Sporting tem menos de 1M de ganhos...se é que tem ganhos(ou seja até ao fim da época 2015/2016).

Nunca é de mais lembrar que o Sporting subscreveu 55M em 2011 e em Janeiro de 2016 não conseguindo pagar as dezenas de milhões de euros subscritos teve que alagar o prazo não por 2 ou 5 anos mas por 10!anos. E sem esquecer os 80M em 2014, obviamente.
Imaginando que para pagar somente os Vmoc's teriam que poupar cerca de 13M por época, a verdade é que desde 2013/14 nem sequer 1M de ganhos têm.

Conclusão, é realmente surpreendente e ficamos todos estupefactos quando pessoas que fazem acordos de reestruturação com a banca e que são eleitos pelos sócios Sportinguistas têm declarações públicas como "o Sporting tem uma saúde financeira invejável e não necessita de vender. " Quais as empresas, como a SAD do Sporting, que se podem dar ao luxo de serem reestruturadas por um banco em vias de falir e por um banco que acabaria por ser intervencionado pelo estado e terem prejuízos anuais superiores a 20M, como esta época de 2015/2016, e ainda afirmarem que não necessitam de vender activos para pagarem o que devem? A situação da SAD Sportinguistas é extraordinariamente invejável.

E o que vai acontecer ? Creio que absolutamente nada. A banca portuguesa está pelas ruas da amargura, o Bes foi à vida, assim como o BPN e o BPP já para não falar do Banif e do BCP que ainda deve 750M ao estado depois de ter sido intervencionado. Ah e claro a Caixa que pelos rumores necessita dum aumento de capital de 4MIL MILHÕES! Isto significa que nem o NB nem o BCP se interessam pelo Sporting. Enquanto os VMOC's estiverem lá o Banco terá um activo de várias centenas de milhões de euros e enquanto os VMOCs lá estiverem a Sporting SAD não verá o seu passivo aumentar em várias centenas de milhões de euros. O Sócrates(por muito que me custe dizer) é que tinha razão a dívida não se paga..vai-se gerindo.. adiando indefinidamente.

Basta ver através dos relatórios e contas que a Sporting SAD depois da reestruturação já obteve novamente empréstimos provenientes dos bancos ajudados pelo dinheiro dos contribuintes.
Se o Sporting não paga porque haveria o Porto e o Benfica de pagar? A contenção financeira foi uma anedota quando reparamos no aumento brutal que tiveram nos custos operacionais e podemos supôr que a nula necessidade de vender faria do Porto e Benfica candidatos reais a vencer todos os anos a Liga europa e provavelmente a liga dos campeões já que ambos dão provas de conseguirem chegar aos quartos algo que a maior potência desportiva só uma vez na vida conseguiu tal feito.
Quanto à Benfica SAD tem vindo a recuperar das perdas que teve há uns tempos e ja leva quase 45M de lucros nos últimos 3 anos, sendo que desde 2010 tem no cômputo geral um resultado positivo. Para o próximo ano depois do tetra desportivo a prioridade é ter também o Tetra financeiro e ir pagando naturalmente o que deve, abatendo pouco a pouco o seu passivo, alocalizando o resto para reforçar o plantel."

Bruno Paiva

2 comentários:

  1. bem escrito! a ver se os próximos relatórios e contas dizem isso mesmo... apesar de achar que vamos encontrar mais alguma contabilidade criativa, da parte de quem nada (deve) teme;)

    ResponderEliminar
  2. A gente burra mas o autor deste texto abusa na tamanha ignorância

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!