Últimas indefectivações

terça-feira, 19 de abril de 2016

Vermelhão: aguenta coração... já só faltam quatro Finais !!!

Benfica 2 - 1 Setúbal


Começando pelo fim, só tenho a dizer que o Pizzi, se for homenzinho, só tem que 'pagar' tudo, mas mesmo tudo... que o Ederson desejar!!! Mas é mesmo tudo... Se o Pizzi amanhã é jogador do Benfica, e tem a sua residência em Portugal, deve-se exclusivamente ao Ederson... e não estou a exagerar!!!
Quem também deve agradecer ao Ederson, é a Direcção do Sporting, pois o nosso 'goleiro' acabou por poupar ao Clube em causa, mais um 'processo' em Tribunal, pois tenho a certeza que a promessa de 200 mil Euros, seria sempre negada... ou considerada nula!!!
A caminho da Catedral, e em redor do Estádio, ouvia-se facilmente Benfiquistas, a preverem goleada!!! Menos de 3 era derrota... havia quem garantisse pelo menos 5... e por aí a fora!!! Eu já ia 'desconfiado' ao ouvir estes autênticos Zandigas de algibeira, fiquei ainda mais preocupado... Infelizmente o jogo deu-me razão!!!
Esta semana na BTV o nosso António Simões, explicou bem os problemas quando se tem um jogo como o Bayern a meio da semana... E ao contrário do que ouvi na rádio no final da partida, o problema não é o cansaço físico, o problema é mental, que advém da libertação de adrenalina após Bayern... Hoje, tivemos uma quase reedição do Benfica-Estoril, de 2013... a diferença foi mesmo, o tal cansaço físico: em 2013 com a remontada com o Fenerbahçe, com as viagens à Turquia e ao Funchal, pelo meio, praticamente sem rotação, estávamos mesmo todos os rotos... Hoje, apesar de individualmente haver jogadores fora de forma, o que 'safou' o Benfica, foi ainda termos alguns jogadores 'frescos' para fazer aqueles primeiros 35 minutos!!!

Voltámos a entrar no jogo desconcentrados, tal como tinha acontecido com o Braga... e voltámos a sofrer um golo muito cedo, tal como aconteceu com o Bayern e a Académica!!! Estas desconcentrações estão a acontecer demasiadas vezes... Quando se repetem repetidamente, deixam de ser 'azar'!!!

Depois reagíamos à Campeão: massacre de 35 minutos, com 5, 6 talvez 8 oportunidades claras, com o guarda-redes e alguma azelhice pelo meio... o Setúbal na segunda vez que passou o meio-campo, esteve quase a fazer o 0-2, mas estes 35 minutos foram todos do Benfica, e se houvesse justiça no futebol ao intervalo, deveríamos estar a golear...!!!
No 2.º tempo, permitimos que o jogo entrasse naquele limbo perigoso, entre o nosso 3.º golo que matava o jogo, e tentar gerir a vantagem mínima, sem abrir espaços lá atrás... Fomos incompetentes na procura pelo terceiro golo, e demonstrámos demasiada ansiedade na gestão do jogo... Cometendo muitos erros, com passes errados, mau posicionamento... e com a linha de meio-campo, a ser incapaz de pressionar alto...

No meio disto, temos que elogiar a qualidade da 'saída de bola' do Setúbal, com uma estratégia muita parecida, com aquela que Arouca e União tentaram na Luz, com 'extremos' mascarados de pontas-de-lança, criando muitos problemas aos nossos Centrais, até porque o jogadores do Setúbal que faziam o passe, estavam quase sempre sozinhos sem pressão...
O Ederson fez duas defesas, ambas decisivas, de resto 'só' tocou na bola com os pés... A rapidez e eficácia como joga fora da baliza, está a tonar-se uma imagem de marca...
Mas para mim o homem do jogo deveria ter sido o Lindelof, de longe o nosso melhor defesa... sempre em rotação alta, sem desconcentrações, e ainda tentou 'empurrar' a equipa para a frente... O Jardel sentiu muitas dificuldades com a velocidade do Arnold... mesmo assim, no final, acaba por ser uma actuação positiva, até porque seriam os Centrais que conseguiram acompanhar o velocista do Arnold (habitual extremos...) e além disso marcou o golo da vitória...!!!
O Eliseu foi batido na jogada do golo no primeiro minuto, e ficou marcado por isso... de resto, voltou a estar num golo do Benfica, mas com muito espaço pela frente, acabou por aproveitar pouco... O Nelsinho regressou à titularidade (o André foi poupado ao 'amarelo', será mais necessário em Vila do Conde), com mais um exibição cinzenta: mal a defender, c dando muito espaço, e sem fazer a diferença no ataque... Depois da lesão, nunca mais foi o mesmo...
Hoje, o jogo pedia o Samaris... seria a minha única alteração no onze inicial: Fejsa por Samaris. O Fejsa 'não tinha' jogador na sua área de acção, levou algum tempo a perceber que tinha de 'encostar' nos flancos... O Renato tem sido o jogador mais utilizado, foi um dos poucos, que se notou no final dificuldades físicas...
Os nossos Extremos tiveram horríveis: Pizzi e Gaitán. Se o Nico, o problema é a falta de ritmo, ou então continua a jogar com as tais dores musculares... no caso do Pizzi, deve ser mesmo cansaço físico e hoje devia ter sido substituído! Falhou passes, recuperou poucas bolas, deixou muitas vezes o Nelsinho sozinho... desistiu de muitas bolas colocadas em profundidade (bolas que podia ter chegado), e nos descontos fez aquela 'quase' traumática assistência para o golo do empate do Setúbal...!!!
Os nossos avançados, foram pouco eficazes na 1.ª parte, e na 2.ª parte tiveram 'pouca' bola! O Jonas foi muito importante no jogo entre-linhas, mas depois acabou por ser neutralizado! O Mitro lutou muito... mas desta vez não marcou. Se recordarmos os primeiros jogos do Mitro, temos que admitir que o Grego está um jogador completamente diferente, a participação em todas as fases do jogo é impressionante...
Boa entrada dos três substitutos: Carcela, Samaris e Jiménez...
Com não podia deixar de ser Rui Costa, voltou a estar em evidência!!! Ainda não vi repetições, nem li crónicas, pareceu-me que não houve Casos graves, mas o critério nos contactos foi dos mais Corrupto possível... Basicamente, todos os jogadores do Setúbal na relva, era falta... Foi perdoando Amarelos aos Vitorianos, algumas vezes deu a lei da vantagem para não dar Amarelo... Mas quando foi o Jonas, não se 'esqueceu'!!! O lance mais significativo, foi um lançamento Lateral a favor do Benfica, onde mandou o Nelsinho para trás já na 2.ª parte... No 1.º tempo, no mesmo local, permitiu que o lateral do Setúbal avançasse mais de 15 metros... Outro lance 'interessante' foi quando interrompeu uma 'saída' de bola do Benfica, para repreender o Arnold... beneficiando claramente o infractor, permitindo assim, a pressão alta do Setúbal, com o Benfica a perder logo a bola, algo que não teria acontecido caso o jogo tivesse seguido...
Este tipo de arbitragens eram a imagem de marca do seu irmão... e hoje, quando o Benfica sofreu um golo no 1.º minuto... pressentiu a possibilidade de haver 'sangue'... e com a ansiedade que se apoderou dos nossos jogadores e adeptos, fez tudo para o Benfica não ter bola...!!! As faltas e faltinhas que foi marcando contra o Benfica, transmitiu claramente a 'mensagem': jogadores do Benfica estão 'proibidos' de tentar recuperar a bola!!!
Nesta recta final, os jogos supostamente fáceis, têm sido muito complicados; e os difíceis, têm sido mais fáceis... O próximo jogo em Vila do Conde, teoricamente é o mais difícil até final da época, os nosso inimigos vão apostar todas as 'fichas' no condicionamento deste jogo, desde dos próprios jogadores do Rio Ave, até aos árbitros... Eles esta semana, vão tentar tudo, mas mesmo tudo...
O Benfica, vai ter que estar no máximo... e tenho que admitir: as exibições dos nossos Alas deixaram-me muito preocupado, mas mesmo muito preocupado...
Já agora, estou curioso para conhecer as  de amanhã!!! Será que tivemos sorte?! Será que mostrámos raça?! Será que vestimos o fato-de.macaco?!!
Uma nota final, para a presença emocionado do Micolli no relvado da Luz, antes do jogo.
No tal Hall of Fame que eu defendo para o Benfica, o Micolli é um daqueles jogadores 'polémicos', pois esteve muito pouco tempo no Benfica, não ganhou títulos... mas a sua qualidade individual, e a extraordinária ligação do Pequeno Bombardeiro com o Terceiro Anel, está ao nível dos Grandes...!!!

7 comentários:

  1. Por acaso mencionaste e bem esse jogo do Estoril pois foi isso que me veio à cabeça hoje durante o jogo. Nessa altura tivemos um ambiente efervescente com o Fenerbaçhe e depois tivemos um estádio apático com o Estoril e estava mais gente que com o Fener! E hoje o estádio não me pareceu tão eruptivo como com o Bayern. E eu pensei:"Queres que estes vão ser o Estoril 2016?"

    Hoje correu bem, nunca mais é Domingo

    ResponderEliminar
  2. Não quero pensar que a falta de concentração nos minutos iniciais se volte a repetir!

    ResponderEliminar
  3. Caro Abidos,

    Mais um excelente resumo do jogo!
    Totalmente de acordo.
    O RV colocou os melhores (à data) na partida, e mesmo o Fejsa ainda que tenha jogado na 4ª foi uma boa aposta. Está numa forma excepcional. A assistência para o Pizzi é fabulosa. Limpa tudo na defesa, corre que nem um desalmado, com ele em campo a equipa joga mais organizada.
    O Nelsinho enterrou no golo (ganha calo puto), atacou bem, mas na 2ª ficou mais atrás, e mesmo assim falhou algumas marcações.
    Não acho que o golo tenha sido desconcentração. Foi uma excelente jogado do setrubal, onde o Eliseu e o Nelson deram espaço a mais aos adversários. Mas a movimentação defensiva é da equipa. E aqui se vê mais uma vez que ainda temos de melhorar. Não fossem os nossos excelentes grs e defesas centrais e ainda tínhamos mais do que 21! golos sofridos.
    O Mitro fez um jogão. O gr do setúbal e um pouquinho de azar impedirem aquilo que podia ter sido um hat-trick do grego.
    Os nossos extremos não estiveram "horríveis". O Gaitán está claramente inadaptado a esta tática de equipa. E o Pizzi pecou no golo falhado e no atraso (inacreditável!) ao gr. Fez uma excelente 1ª parte, carregando a equipa para a frente. Se estivesse 4 ou 5 a 1 ao intervalo não era nenhum escândalo e de certeza que a exibição do Pizzi no global não era tão negativa. Acho que talvez se justificasse a titularidade do carcela neste jogo (no lugar do Gaitán).
    O Ederson foi um monstro, mas o gr deles tirou-nos 4 ou 5 golos feitos.
    O apintadeiro de serviço foi ligeiramente ladrão, mas nada daquilo a que já nos habituou. Ou melhor, os jogadores do Benfica não deram mais uma vez hipótese para protagonismos apintadeiros.
    Estamos a esgotar a nossa dose de sorte. Como é óbvio, mesmo num jogo arbitrário como o futebol, até a sorte acaba por desaparecer. De maneiras que... prefiro que entremos em vila do conde a marcar primeiro e dominar o jogo no meio campo. Não vai faltar amarelinha nem um jorge dragay sousa ou soares a dias para empurrar o Benfica para o 2º lugar.
    Tenho para mim que se ganharmos o próximo o sportém não ganha nas antas.
    O grande Fabrizio será sempre um tiffosi encarnado. Mi mi micolli!

    CARREGA BENFICA!

    ResponderEliminar
  4. O Pizzi rebentou ,fisicamente ,logo no início da segunda parte. A única crítica que faço ao R.Victoria é não o ter substituído.
    O resto é normal , como começámos o jogo a perder tivemos um grande desgaste físico para recuperar o resultado.
    Não compreendo como na segunda parte , com a equipa em claras dificuldades, os 55 mil presentes não ajudaram os jogadores. Quem tinha razão para estar cansado era a equipa e não os adeptos.

    Viva o Benfica!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As bancadas estavam ansiosas, mas houve apoio, mas às vezes o 'apoio' também tem que ser diferente...
      Estava longe, mas pareceu-me o Pietra, várias vezes na linha lateral a ralhar bem alto para com os jogadores, fazendo sinais que eles estavam todos as dormir...
      Existem momentos para tudo...

      Abraços

      Eliminar
  5. Mitroglou, Gaitán e Fejsa foram substituídos. Os três que tiveram problemas físicos nos últimos tempos. Pizzi e outros tiveram de aguentar. Talvez o Pizzi ou outro não deveriam ter entrado de inicio. Mas respeito as opções. Mas também espero que o Vitória tenha mais cuidado. Para um treinador que só usava 13 jogadores do plantel de 29 já bastou o anterior. Neste aspecto o Vitória tem sido muito melhor. Mas também é certo que as várias lesões forçaram algumas opções... embora não acredite que sejam a principal razão.

    Acho que nos planos do Vitória não estava uma meia hora electrizante que em muito desgastou a equipa porque só descansou quando compensou o erro inicial. Nem estava nos planos falhar tantos golos que mantiveram o Vitória na luta até ao fim.

    Seja como for, e infelizmente, o Pizzi só disfarça as suas insuficiências quando está bem fisicamente. Ontem foi o Ederson a compensar mas já aconteceram demasiadas sem efeitos tão notórios e também já deram mesmo em golo adversário. Apesar de tudo acho que até tem melhorado com o desenrolar da época.

    Acho que depois de entrarem meios a dormir, a equipa não se desconcentrou por aí além. Os jogadores conseguiram estar focados para fazer a remontada. Não houve falta de adrenalina depois de terem sido espicaçados. Para mim, foi mesmo a parte física que influenciou a péssima exibição na segunda parte.

    PS Jonas parecia um general a coordenar as tropas depois de marcar o golo ;)

    ResponderEliminar
  6. Excelente Post, como é hábito.

    Reforço a avaliação da actuação do apintador de serviço - ao intervalo, depois do banho de bola q os chocos levaram, havia 7 faltas cometidas pelo Benfica e 3 pelo Setúbal!
    FranciscoB

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!