Últimas indefectivações

quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Gaitán

"Osvaldo Nicolás Fabián Gaitán é o jogador mais talentoso a jogar em Portugal. Da Argentina, nesta década, aliás, passaram pelo seu e meu clube, o Benfica, jogadores inesquecíveis: Aimar, Saviola, Garay, Enzo Pérez, Di Maria e Sálvio.
Sempre gostei da escola argentina: jogadores tecnicamente evoluídos, capacidade de conjugar o individual e o colectivo, fisicamente do grande combatividade e que, regra geral, se adaptam bem à genética futebolística do Benfica.
Sobre Gaitán está quase tudo dito. Uma coisa é o actual Benfica com ele, outra bem diferente seria jogar sem o seu perfume. Por isso, em vez de se gastarem milhões com risco elevado, mais vale pagar a Nico o suficiente para aliar o gosto de estar no Benfica com a legítima aspiração a, aos 27 anos, querer tirar partido da fase mais determinante da sua carreira.
Gaitán é um jogador inteligente, prodigioso, todos o sabemos. Mas - visto de fora - parece ser um rapaz com cabeça, discretíssimo, tímido, sereno, quase anti vedeta, sem adereços estúpidos, correcto entre colegas e com adversários. Um senhor na linha do inesquecível Pablo Aimar e de Saviola. Justíssimo o Prémio Reconhecimento 2015 atribuído pelo embaixador da Argentina Jorge Arguello (também pensador e escritor e de quem recebi, sensibilizado, o seu recente livro Diálogos sobre Europa) que, na sua intervenção, disse: «Um dos seus segredos é a magia que mostra com a bola os pés; outro é a conduta, a seriedade, o esforço, o compromisso e o fair play. Este prémio representa o reconhecimento pelo comportamento dentro e fora de campo, mas também dentro e fora da Argentina."

Bagão Félix, in A Bola

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!