Últimas indefectivações

terça-feira, 22 de setembro de 2015

Até morrer!

"O homem que sonhou, mais do que qualquer outro, o museu do Benfica.

Nasceu em Vila Franca de Xira no final do século XIX. Foi aprovado sócio do Sport Lisboa e Benfica a 17 de Março de 1930, tinha 36 anos. Quatro anos depois, no dia 8 de Janeiro de 1934, iniciou o seu percurso como colaborador do Clube, uma carreira longa que encarou com o empenho e a dedicação de poucos, até morrer. O seu nome? Álvaro Curado!
Álvaro Curado (1894-1980) esteve 46 anos ao serviço do Sport Lisboa e Benfica, onde desempenhou diversas funções, sempre em cargos superiores, mantendo muitas delas em simultâneo, durante largos anos. Mas foi como Conservador da Sala das Taças (1935-1980) da secretaria da Rua Jardim do Regedor, 'que mais se notabilizou, com uma dedicação ímpar, de autêntico sacerdócio'.
Mentor de Joaquim Macarrão e antecessor da actual Direcção do Património Cultural, deixou-nos um importante legado, como o primeiro registo do acervo do Clube: 'elaborei o primeiro inventário de troféus e taças do clube. Comecei a inventariar o que havia (...) sem ter qualquer elemento para as referenciar em relação às secções a que pertenciam e às datas em que tinham sido ganhas'. Deixou-nos também, entre outras coisas, 'uma série de livros (...) com documentos antigos' que se encontram actualmente ao cuidado do Centro de Documentação e Informação, imprescindíveis para a história do Clube e que, se não fosse a sua preocupação em preservá-los, provavelmente nunca teriam chegado até nós.
Sócio e trabalhador dedicado mereceu vários louvores por parte da Direcção 'e tantos quantos houvessem não chegariam para premiar o fervor clubista, o espírito de sacrifício e a vontade indomável que Álvaro Curado entregou ao seu único e grande amor desportivo de sempre'. Entre eles encontraram-se o título de Sócio de Mérito, a Águia de Ouro (1951) e a Medalha de Mérito Social e Desportivo (1965).
Agora, 35 anos após a sua morte, a melhor forma de o homenagearmos é fazer com o seu nome o que ele fez com o acervo do Clube: não o deixar cair no esquecimento, dando-o a conhecer às futuras gerações de benfiquistas."

Mafalda Esturrenho, in O Benfica

1 comentário:

  1. Sabe-me informar quais as provas desportivas realizadas com o nome dele ?

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!