Últimas indefectivações

terça-feira, 18 de agosto de 2015

Um almoço, uma fotografia

"No Bacalhau houve de tudo: comemoração, homenagem, melindre, comida em abundância e troféus.

Campeão de Lisboa de futebol em 1.ªs, 2.ªs e 3.ªs categorias: o Sport Lisboa e Benfica não poderia terminar melhor a época 1909/10.
Para comemorar o título e, claro, homenagear os vencedores, a Direcção do Clube ofereceu um almoço. O local escolhido foi o restaurante Bacalhau '(...) para lá de Benfica (...)', na actual Venda Nova. Assim, a 31 de Julho de 1910, tinha lugar o primeiro almoço organizado pelo Clube para festejar uma conquista. À mesa, um total de 44 pessoas, entre atletas, dirigentes, membros da imprensa e delegados de outros clubes.
A revista Tiro e Sport dedicou uma página inteira ao acontecimento. Aí, pode-se ler que o almoço não foi '(...) um simples manejo gastronómico. Foi elle o tributo da direcção do Club em homenagem aos que defenderam a sua bandeira. Foi a reunião d'esses rapazes que, fugindo da inépcia domingueira, conquistaram um tropheu honrando o meio desportivo portuguez'.  Não se comemorava apenas a conquista do Benfica, mas também a vitória do futebol português sobre o inglês, 'A victoria conquistada por portuguezes áquelles que nos trouxeram a melhor lição...', dado que o Campeonato de Lisboa, instituído em 1906/07, era, à época, a mais relevante prova a nível nacional e o Benfica foi o primeiro clube formado por jogadores portugueses a conquistá-lo.
O almoço '(...) decorreu sempre muito animado (...)'. Apenas um percalço melindrou a Comissão promotora do evento. O almoço tinha sido encomendado '(...) para 80 pessoas, mas faltaram, por motivos diversos, 36 (...), não deixando por isso de se ter pago a mesma importância (...)'. Consta até que, 'Como o dono do restaurante não se dispôs a fazer qualquer desconto na despesa, alguns dos presentes bateram-se com dois almoços!...'.
Terminado o banquete, '(...) todos os presentes se formaram n'um só grupo e foram photographados por João d'Assumção Corrêa'. A fotografia encontram-se reproduzida, em grande escala, na área 1. Ontem e Hoje do Museu Benfica - Cosme Damião. Esse é também o primeiro registo fotográfico de um exibição pública de troféus do Clube que se conhece. Ao centro, sobre uma mesa coberta com a bandeira do Sport Lisboa e Benfica, entre Félix Bermudes (à esquerda) e Cosme Damião (à direita), vêm-se os seis troféus até então conquistados pelo Clube."

Mafalda Esturrenho, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!