Últimas indefectivações

quarta-feira, 10 de junho de 2015

Ego

A poucas horas da apresentação do próximo treinador do Benfica, e já com a poeira a assentar, acho importante deixar para memória futura a minha interpretação dos factos, que foram tornados públicos - às migalhas... -, sobre a não renovação do contrato, do nosso ex-treinador, para a partir de amanhã deixar este assunto morrer...
Como é normal nestas circunstâncias a contra-informação, as afirmações fora de contexto, as fontes imaginadas, os interesses mais escuros ou mais claros, acabam sempre por atrapalhar uma visão límpida destes assuntos... E curiosamente, já li e ouvi tantos comentários, mas ainda ninguém defendeu aquilo que eu penso ter acontecido!!!

A decisão de Jesus ir para o Sporting foi tomada à bastante tempo, em Janeiro já andavam a jantar juntos (na semana no Paços-Benfica...), as garantias bancárias de 23 milhões de euros não se arranjaram de momento para o outro (18+5).
Em todas as intervenções públicas, Jesus, afirmou sempre que a renovação seria tratada após o fim do Campeonato, nunca antes. Não foi o Presidente do Benfica, que por opção estratégica deixou a renovação para a última...
Insinuar que foi o Benfica a empurrar Jesus para fora do Benfica é parvo. O Benfica ofereceu-lhe um contrato igual ao anterior... algo que o Luís Filipe Vieira confirmou sempre nas entrevistas que concedeu, no último ano.
Insinuar que o Vieira 'empurrou' o Jesus para o PSG (ou o Inter ou Milan, ou o Marselha ou o Nápoles...) é ridículo. Pelo que sei Vieira é Presidente do Benfica, e não tem qualquer influência sobre as escolhas de treinadores dos outros Clubes. 
Foi o próprio Jesus, que nunca perdeu a oportunidade, de publicamente, anunciar a sua ambição de treinar um grande Clube Europeu... O Jorge Mendes não andou a tentar encontrar um Clube no estrangeiro para Jesus por auto-recriação, obviamente Jorge Jesus estava informado das negociações...
Nas primeiras horas, após a confirmação da saída, parecia que o ordenado do Jesus iria ser muito maior. Será de facto mais alto, mas a diferença, nem é assim tão grande... Portanto, não acredito que o dinheiro tenha sido o factor decisivo...

Como a história do clube do coração, é só uma estória da carochinha, sobra somente uma alternativa:
Jesus saiu do Benfica para o Sporting, porque quer provar à saciedade que os títulos que o Benfica conquistou nos últimos 6 anos, são da sua exclusiva responsabilidade. Não foi o Presidente, não foi a estrutura, não foram os adeptos, nem foram os jogadores.. o único responsável pelas vitórias, foi ele... o Ego dele, assim o obriga a pensar.
Assim, se ele triunfar no Sporting, 'acaba' com esta discussão... Será ele o alquimista, que irá transformar os jogadores reles, em estrelas galácticas, será ele que irá construir uma estrutura ganhadora num clube habituado a perder...!!!
Tendo também um excelente álibi se as cosias correrem mal: a estrutura 'amadora' Lagarta, o ADN derrotista Lagarto...
Tenho a certeza que em caso de insucesso, a culpa, seguramente, não será dele!!!

Como consequência destes actos, os jornaleiros e cumentadores vão 'vender', a próxima época, como uma guerra Vieira/Jesus (não sei o Brunão vai gostar!!!), mas isto é uma consequência... Vieira não causou a cisão, mas vai entrar na 'guerra' mesmo que não tenha sido ele a provocá-la.
Depois de 5 épocas, onde Jesus chantageou constantemente Vieira com potenciais ofertas para Clubes rivais, ou para o estrangeiro (na altura não acreditei em alguns destes rumores, mas agora acredito... até o Godinho!!!), talvez esta época, Vieira, sabendo que nenhum daqueles Clubes 'grandes' Europeus lhe iam oferecer contrato, jogou na expectativa que Jesus iria ficar na mesma (e nunca acreditou no aparecimento dos 'amigos' esverdeados do ex-BES...!!!) Correu-lhe mal a estratégia, mas não foi o Presidente, a provocar a tal 'guerra' que os jornaleiros vão devorar!!!

Independentemente de tudo isto, existem outros dois pormenores que tem passado entre os pingos da chuva.
- Jesus sabia com bastante antecedência que ia para o Sporting, mesmo assim foi preparando a próxima época no Benfica, com contratações, observações, estágios, e jogos de preparação na agenda...
- Depois de Vieira nas duas anteriores renovações ter 'segurado' Jesus, sem corte salarial, apesar dos objectivos não terem sido cumpridos (na 2.ª vez, tínhamos perdido o Campeonato nos últimos 3 anos...!!!).
Agora, em tempo de 'separação', Jesus não teve a coragem de dar a cara, e explicar ao Presidente do Benfica, seu 'amigo', a sua decisão de ir para o Sporting, presencialmente... pelo telefone já teria sido deselegante mas nem isso, foi mesmo à cobarde.

24 comentários:

  1. Aplauso para a sua explicação. Acabem-se com as tretas e o habitual empranhar pelos ouvido da nossa massa adepta.
    Plenamente de acordo.
    Força Benfica!
    Sócia nº8107

    ResponderEliminar
  2. Totalmente de acordo, e se existem ainda algumas dúvidas, basta ver os festejos do JJ no Marquês este ano comparado com o ano anterior.
    Como homem vale zero, como treinador é bom e poderia ser muito melhor se fosse mais inteligente.
    Carrega BENFICA.

    ResponderEliminar
  3. Abidos, fantástica síntese. Estamos em perfeito acordo. Só não vê quem não quer. Já escrevi tanta coisa sobre isso que acho que nem preciso escrever aqui mais nada. Mas de uma coisa sei, se formos buscar o homem certo para o lugar certo iremos derrotá-lo caso contrário será doloroso assistir ao que se prepara para acontecer. Não me conformo! Pelo Benfica! Sempre! <3

    ResponderEliminar
  4. Abidos, este assunto não pode morrer. Porque o povo benfiquista está a menosprezar o inimigo. Para defendermos o Benfica temos de conseguir passar a mensagem de que todos nós temos de estar em alerta máximo porque a luta vai ser titânica. Concordas? Pelo Benfica! Sempre! <3

    ResponderEliminar
  5. O assunto Jesus vai mesmo morrer, após a apresentação do novo treinador do Benfica, o meu foco é futuro... e os outros que o aturem!!!

    A minha divergência contigo neste ponto é simples: eu não considero que na próxima época os inimigos estejam especialmente mais fortes, ou mais perigosos.
    O ódio e os traumas que eles têm contra o Benfica, é uma constante da existência deles... Com ou sem Jesus, Lagartos e Andrades, vivem em função do Benfica... E nós com ou sem Rui Vitória, só tem que construir a equipa mais forte possível, e ganhar... é nosso destino.

    A responsabilidade da Direcção (de todo o universo do Benfica) não é mais forte na próxima época, foi sempre no passado, e irá continuar a ser no futuro

    Abraços

    ResponderEliminar
  6. Abidos, achas que eles não vão estar mais fortes?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se até agora não contrataram ninguém e deixaram sair o melhor jogador... Se até agora dizem que têm um plantel fantástico e que só não ganharam devido aos árbitros ou ao Marco Silva... Ou que os reforços estão na equipa b...

      Eliminar
  7. Abidos, em tua opinião qual o papel da qualidade de um treinador na produção da equipa?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Grande... Mas quando o Jesus foi substituir o Quique a diferença entre os dos era enorme. Para o marco Silva que apenas fez a melhor época do Sporting após ser campeão não será assim tão grande. A vantagem do Jesus é que parece que pera escolher alguns jogadores... Algo que não foi permitido ao Marco

      Eliminar
  8. Abidos, será o mesmo ter um Mourinho a treinar uma equipa ou um Rui Vitória?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se calhar o Mourinho tinha feito pior este ano no vitória... Se o Rui ainda não treinou um grande a comparação é impossível...

      Eliminar
  9. Há muita coisa certa no que escreveste e com a qual concordo.
    No entanto, não podemos esquecer nem subestimar o facto do seu pai que está bastante mal ter dito que não queria morrer sem o ver a treinar o seu Sporting. E sabemos todos que JJ é bastante sensível ao que se passa com o pai.

    Mas também sou de opinião que LFV achou que JJ no Benfica já não dava mais, por várias razões que foram acumulando ao longo dos tempos. Esta é a minha maneira de ver porque também eu senti o mesmo em certas alturas.

    Quanto aos clubes estrangeiros quem estava a tratar disso era o Mendes que tem os contatos privilegiados e LFV estava a par dos esforços que estavam a ser feitos. Havia um avião privado à espera para levar JJ a França, penso que na 2ª feira à noite, juntamente com Jorge Mendes.
    Mas é verdade que os contactos começaram em Dezembro e que JJ tomou a decisão definitiva quando percebeu que o estavam a tentar desviar de Portugal.

    ResponderEliminar
  10. Falta meia hora para terminar o dia e o fumo branco ainda não está à vista. Bom sinal. Pelo Benfica! Sempre! <3

    ResponderEliminar
  11. Fantástica síntese! Pena estar errada. Neste momento já é público que o Vieira até um avião fretou para levar o JJ a Paris, para que ele assinasse por um clube do Qatar. Não quis renovar por vaidade, porque quer provar que é ele que ganha os títulos, e tentou empurrá-lo para fora. Saíram furadas as contas: o JJ queria ficar em Portugal. O presidente do Benfica diz agora que quis renovar. Não quer ser homenzinho e admitir que tinha optado por uma mudança de ciclo. Se quis renovar, foi incompetente, porque a verdade é que não renovou. Com um treinador do qual andou 6 anos a dizer que era tão amigo que até se entendiam por sinais de fumo. Se era assim e foi "traído", então foi anjinho. Uma estrutura que anda lá com um traidor mais de meia década e não dá por nada é pouco profissional.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O LFV tem um projecto e dicidiu que se iria dar início a um novo ciclo. Como ele sabia que o JJ não aceitava imposições de jogadores tinha mais do que obrigação de saber que o JJ não ía renovar. O JJ por sua vez aceitou o convite do clube de criação. Objectivo? Provar que sozinho consegue ganhar campeonatos em Portugal. Estarei errado na curta síntese? O resto para mim são detalhes sem relevância. O que importa é a situação actual do tabuleiro. E importa saber que peça jogar para sermos nós a fazer o cheque-mate. Pelo Benfica! Sempre! <3

      Eliminar
  12. Aqui está, "é público que o Vieira fretou um Avião"!!! Aonde é que é público?! No Rascord?! Mas faz algum sentido o Vieira fretar um avião, para o Jesus ir a Paris ou ao Catar?!
    Desinformação pura...

    ResponderEliminar
  13. Manuel,

    O pai do Jesus, já não está consciente, não reconhece ninguém.
    Não foi por causa do Pai, se fosse por causa do Pai, teria sido fácil, chegar ao pé do Vieira e explicar-lhe a situação...

    Abraços

    ResponderEliminar
  14. Capitain, é só perguntas!!!
    Vamos lá ver:
    Estão mais fortes?!
    Não sei, depende muito das contratações, com a saída do Nani ficarão mais fracos, se não vier ninguém do mesmo nível, o ataque será mais débil... Será mais fácil encontrar um Central ou um defesa-direito em condições... Mas tudo depende, porque o Marco Silva, com o plantel que tinha à disposição fez um bom trabalho...
    E se o Jesus quiser fazer o mesmo tipo de revolução, que fez no seu primeiro ano do Benfica, mas sem Aimar, sem Saviola, sem Ramires, sem Cardozo, sem Luisão, sem Coentrão, sem Di Maria, sem Javi Garcia, etc... sinceramente, não sei, o tiro pode-lhe sair pela culatra...

    O papel do treinador.
    É muito importante, agora a diferença entre um Luís Campos e um Mourinho é gigantesca; mas entre um Mourinho e um Di Mateeo, já não é tão grande...
    É uma questão de escala, tal como acontece com os jogadores, a partir de determinado nível, o valor das contratações, não são proporcionais ao real impacto do jogador na equipa...!!!

    A questão Mourinho/Vitória é simples.
    Neste momento não temos capacidade de atrair financeiramente ou desportivamente, nenhum treinador do nível do Mourinho, por isso a questão nem sequer se coloca...
    Repara que na última época o nosso Scouting detectou vários talentos na Alemanha, mas só o Mukhtar aceitou vir... Levámos com pelo menos 3 negas, e nenhuma delas foi uma questão financeira. Em relação aos treinadores o problema é o mesmo...

    Abraços

    ResponderEliminar
  15. Abidos, quem aluga o avião é o Jorge Mendes, esse é o seu meio de transporte habitual. Normalmente ele não utiliza aviação comercial especialmente quando viaja em negócios. Não é desinformação.

    O sr. Virgolino poderá estar mal mas houve tempo em que não estava. O desejo do pai já é velho, não é de hoje. O JJ esteve 6 anos no Benfica. O JJ esteve várias vezes para sair do Benfica nos últimos 2-3 anos, foi LFV que o segurou assim como o seu elevado salário.

    ResponderEliminar
  16. Manuel

    Então se foi o Jorge Mendes que alugou o avião, é porque não foi o Vieira. Portanto é mesmo desinformação...
    Querem colar a história do avião ao Vieira, para concluir que o Vieira empurrou o Jesus para fora do Benfica, o que não foi verdade...

    Em relação ao Pai do Jesus, repito, se a questão fosse essa, o Jesus teria falado pessoalmente com o Vieira calmamente... não teria sido necessário este filme todo...

    Abraços

    ResponderEliminar
  17. Caro Abidos,

    Excelente post.
    Só discordo numa coisa: "Jesus não teve a coragem de dar a cara, e explicar ao Presidente do Benfica, seu 'amigo', a sua decisão de ir para o Sporting"
    O Jesus não tinha de explicar nada ao presidente seu amigo. Foi para o sportem. Foi para o arquirival do Benfica. Não querias que eles fossem confraternizar juntos!?

    CARREGA BENFICA!

    ResponderEliminar
  18. Caro Abidos,

    Excelente post.
    Só discordo numa coisa: "Jesus não teve a coragem de dar a cara, e explicar ao Presidente do Benfica, seu 'amigo', a sua decisão de ir para o Sporting"
    O Jesus não tinha de explicar nada ao presidente seu amigo. Foi para o sportem. Foi para o arquirival do Benfica. Não querias que eles fossem confraternizar juntos!?

    CARREGA BENFICA!

    ResponderEliminar
  19. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  20. Nené,

    Pois é, aqui discordamos, eu acho que depois de tudo o que o Presidente fez por ele, se ele fosse homenzinho tinha que explicar a decisão pessoalmente...
    Mas pronto, a partir de agora, o que é interessa é o Benfica e o Rui Vitória.

    Abraços

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!