Últimas indefectivações

quarta-feira, 13 de maio de 2015

Voleibol, antes do futebol

"Numa semana de grande expectativa em relação ao almejado bicampeonato de futebol para o Benfica (embora todas as cautelas sejam avisadas), escrevo sobre uma modalidade de que sempre gostei: o voleibol.
O pretexto é, claro está, o tricampeonato do Sport Lisboa e Benfica que este ano faz o triplete vencendo campeonato, taça e supertaça e alcançando a final de uma prova europeia.
Um grande trabalho de um excelente técnico e enorme benfiquista José Jardim e de um conjunto de atletas de elevado nível, numa luta renhida com a surpreendente equipa Fonte do Bastardo, uma freguesia da Praia da Vitória na Terceira (com cerca de 1.300 habitantes).
Para ser coerente, devo referir que não concordo com esta ideia de play-off para decidir o campeão. Desta vez coube ao Benfica superar um invicto vencedor da fase regular. Antes, o Benfica havia perdido duas vezes nas mesmas circunstâncias.
Era eu estudante e vibrava com as sucessivas vitórias do Técnico, apesar de estudar em Económicas. Lembro-me, com gosto e saudade, da equipa das Marias do Benfica que, por cá, passeava a sua classe. Nas últimas décadas, admirei o voleibol de clubes considerados de menor expressão desde o Sp. Espinho (ainda o detentor de mais títulos), o Castêlo da Maia ou o Fonte do Bastardo.
Nos Jogos Olímpicos ou nas competições mundiais, o voleibol é espectacular. Uma modalidade vibrante, elegante, onde não há o contacto físico directo que é a fonte de tanta discussão noutros desportos. E onde a noção solidária de um colectivo se exprime melhor no jogo jogado e no abraço colectivo que se segue a cada ponto conquistado."

Bagão Félix, in A Bola

PS: Após a festa do título, nas últimas horas, já foram anunciadas as saídas dos nossos dois distribuidores: Vinhedo (regressa ao Brasil) e Perini (vai jogar para Ravenna!!!). E ainda podem sair mais jogadores... espero que não. Mas na despedida os dois deixaram algumas palavras:
- O Perini também se emocionou:



ADENDA: Agora, foi a vez do Honoré anunciar a saída. É curioso, mas o sucesso Europeu desta época, acabou por dar mais visibilidade aos nossos jogadores, e agora vamos ter um Verão complicado...

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!