Últimas indefectivações

quarta-feira, 13 de maio de 2015

Jonas e Lima

"Lima e Jonas têm, juntos, 35 golos marcados. É obra! Jonas foi a grande revelação encarnada. Ninguém percebe como o Valência o deixou sair tão facilmente. Eu tenho uma explicação: no sistema 4x3x3, em que o Valência joga, Jonas não tem lugar. Não tem estatura e já não tem poder físico nem velocidade para jogar entre os dois centrais adversários. Entalado entre eles, Jonas pode passar um jogo sem tocar na bola.
No sistema 4x4x2 que o Benfica adopta, Jonas tem mais mobilidade, aparecendo na esquerda e na direita, não se entregando à marcação. E beneficia das constantes desmarcações de Lima, que arrastam os defesas e abrem espaços. Não é por acaso que Jonas aparece muitas vezes sozinho em plena área para marcar. 
Mas, sendo esse sistema tão bom para alguns jogadores, por que não há mais equipas a adoptá-lo? A resposta é fácil: porque é um sistema muito exigente tacticamente. Num 4x3x3, tudo é simples: 4 defesas, 3 médios, dois extremos e um avançado. Num 4x4x2 há movimentos muito mais complexos. Por isso, os novos avançados como Jonathan Rodríguez têm tanta dificuldade em entrar na equipa do Benfica. O sistema em que Jesus aposta é mais difícil de interpretar do que o clássico 4x3x3 - mas, quando a equipa está rotinada, tem uma capacidade de produzir espectáculo e de marcar golos muito superior. Não é por acaso que o ataque do Benfica é, de longe, o melhor do campeonato, com 82 golos apontados. Se o Benfica for campeão, Jonas terá sido decisivo. Mas o modelo de jogo do Benfica também foi decisivo para recuperar Jonas. Quanto a Lima, é um jogador importantíssimo, mesmo quando não marca. Por isso é sempre titular."

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!