Benfica 2 - 1 Bayer Leverkusen
Vencemos com mérito, com realismo, gerindo o plantel, no final acabámos por ser mais eficazes. Normalmente quando se joga com Alemães a histórica é ao contrário, mas desta vez, fomos nós a marcar nos momentos decisivos, e foram os Germânicos a falhar nos momentos cruciais... Não estamos habituados, a vencer desta forma, normalmente temos mais bola, rematamos mais, falhamos mais oportunidades... apesar da estranheza do sentimento, tenho que reconhecer, que assim, a vitória também é muito saborosa!!!
Para mim os melhores em campo foram o Artur e o André Almeida. O Artur, depois de alguns jogos menos conseguidos, voltou às grandes exibições - e o poste direito também ajudou!!! -, e depois de no jogo com a Académica ter feito o mesmo, hoje voltou a participar na jogada de um golo do Benfica!!! O Almeida, talvez mais fresco, foi um autêntico todo-o-terreno, esteve muito forte nos duelos directos, sendo dos poucos jogadores do Benfica, a vencer no contacto físico está a jogar com muita confiança...
O Ola John estava a fazer um jogo discreto, mas depois de ter marcado um golo de antologia, parece que acordou, e fez uns 15 minutos de enorme nível, pena que não seja sempre assim... O Nico esteve apagado na esquerda, mas com a saída do Carlos Martins, voltou a jogar no meio, subindo imenso de rendimento. Nestes jogos com o Benfica a jogar no 'contra', com espaços nas costas dos defesas adversários, é a '10' que o Nico joga melhor, com os 'autocarros' é mais eficaz na esquerda.
O Luisão e o Garay tiveram muito trabalho, ficaram em 'inferioridade' numérica em várias jogadas, levaram com muitos avançados em cima - literalmente -, mas conseguiram quase sempre resolver os problemas, no lance do golo sofrido, acabou por faltar apoio do nosso meio-campo.
O Matic e o Enzo foram obrigados a correr muito. O esquema do Bayer, sem um '10', complicou o posicionamento do Matic - espero que aquele entorse tenha sido só um susto... -, que não fez um jogo dominador, como nos tem habituado... O Enzo também fez um jogo ao contrário, melhor a defender, mais apagado a atacar!!!
O Carlos Martins voltou a sair lesionado, pareceu-me ser um traumatismo e não um problema muscular Não foi um jogo fácil, naquela posição o Benfica precisava de um jogador com mais velocidade... O Cardozo voltou a fazer um jogo de muito sacrifico, jogando isolado na frente, quase sem bola, e com um árbitro que não 'gostou' nada dele!!!
O Salvio falhou dois golos de cabeça, de forma inacreditável!!! No Domingo precisamos de um Toto no máximo. O Lima entrou bem no jogo, e a assistência para o 2.º golo foi magnifica, a desmarcação após o pontapé do Artur, é a prova provada, do faro/esperteza do avançado/goleador Lima, por isso é que ser ponta-de-lança é só para alguns, é preciso ter uma leitura de jogo muito particular, ser habilidoso ou não, acaba por ser secundário...
O Jesus quis deixar a substituição do Jardel para os últimos minutos, foi um risco, porque na minha opinião o André Gomes deveria ter entrado mais cedo, para reforçar o nosso poder de choque...
Deixei para o fim o Melga, porque voltou a ter algumas 'brancas'. Depois de um início de temporada muito difícil, com um 'horrível' jogo na 1.ª jornada, com o Braga, foi subindo de forma, e acabou por convencer praticamente toda a gente, mas depois de alguns jogos de fora, com uma lesão, regressou a um nível inferior... e não me parece ser uma questão física, é essencialmente uma questão mental: concentração.
O Benfica tem realmente muito 'azar' com os apitadeiros!!! Este, já nos tinha calhado, no último Benfica 2 - 1 PSG, onde permitiu um golo em fora-de-jogo aos Parisienses e deixou passar duas grandes penalidades a nosso favor, entre outras tropelias... Hoje, teve um critério completamente torto na marcação das faltas, permitindo o habitual jogo duro Alemão, usando e abusando do físico, e quando os nossos jogadores faziam o mesmo, marcava imediatamente falta (18-9)... O fiscal-de-linha da 1.ª parte deixou passar pelo menos 2 foras-de-jogo ao Bayer, vá-lá que o outro, anulou bem um golo ao Bayer... Ainda estou à espera de ver uma daquelas arbitragens caseiras nas competições europeias, que tantos outros clubes beneficiam!!!
E o amarelo disparatado ao Matic, nem me preocupa, é mais 90 minutos de descanso!!!
E o amarelo disparatado ao Matic, nem me preocupa, é mais 90 minutos de descanso!!!
O Jesus tem razão: continuar na Euroliga é extremamente cansativo, podemos ser prejudicados pontualmente no Campeonato. Recordo que o Benfica no Campeonato joga sempre em 'inferioridade' numérica!!! O jogo de Domingo com o Paços - o 3.º classificado!!! - com menos de 72 horas de descanso, não vai ser nada, mas mesmo nada fácil, mesmo com o Maxi, o Lima, e o Salvio, mais folgados, vamos ter problemas, este jogo com o Bayer foi fisicamente rijo, vamos ter de certeza alguns jogadores com pequenas mazelas... O discurso do Jesus não é um alibi, é a realidade, quem não quiser ver isso, parece que não sabe como é que as coisas são feitas em Portugal!!!
Gostei da vitória do Bordéus, uma viagem a Kiev nesta altura, seria massacrante, além disso vamos voltar a ter muitos Benfiquistas em França...!!!
Gostei da vitória do Bordéus, uma viagem a Kiev nesta altura, seria massacrante, além disso vamos voltar a ter muitos Benfiquistas em França...!!!
Deixo aqui a minha equipa para o Paços: Artur; Maxi, Luisão, Garay, Melga; Matic, Gomes, Salvio, Urreta; Lima, Cardozo. E já agora para Quarta em Braga, para a Taça da Liga: Lopes; Almeida, Vitor, Jardel, Luisinho; Gomes, Martins, Urreta, Ola; Gaitán, Rodrigo!!! Sem uma rotação radical, não vamos lá... é preferível apostar em jogadores frescos, do que em titulares fatigados.
Assino por baixo. Apesar de termos uma boa equipa (30 jogadores)o J.J. vai ter que fazer das tripas coração, para não ser sacrificado!
ResponderEliminar