Últimas indefectivações

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Pragmatismo Luso, "trama" Alemães !!!



Benfica 2 - 1 Bayer Leverkusen

Vencemos com mérito, com realismo, gerindo o plantel, no final acabámos por ser mais eficazes. Normalmente quando se joga com Alemães a histórica é ao contrário, mas desta vez, fomos nós a marcar nos momentos decisivos, e foram os Germânicos a falhar nos momentos cruciais... Não estamos habituados, a vencer desta forma, normalmente temos mais bola, rematamos mais, falhamos mais oportunidades... apesar da estranheza do sentimento, tenho que reconhecer, que assim, a vitória também é muito saborosa!!!

Para mim os melhores em campo foram o Artur e o André Almeida. O Artur, depois de alguns jogos menos conseguidos, voltou às grandes exibições - e o poste direito também ajudou!!! -, e depois de no jogo com a Académica ter feito o mesmo, hoje voltou a participar na jogada de um golo do Benfica!!! O Almeida, talvez mais fresco, foi um autêntico todo-o-terreno, esteve muito forte nos duelos directos, sendo dos poucos jogadores do Benfica, a vencer no contacto físico  está a jogar com muita confiança...
O Ola John estava a fazer um jogo discreto, mas depois de ter marcado um golo de antologia, parece que acordou, e fez uns 15 minutos de enorme nível, pena que não seja sempre assim... O Nico esteve apagado na esquerda, mas com a saída do Carlos Martins, voltou a jogar no meio, subindo imenso de rendimento. Nestes jogos com o Benfica a jogar no 'contra', com espaços nas costas dos defesas adversários, é a '10' que o Nico joga melhor, com os 'autocarros' é mais eficaz na esquerda.
O Luisão e o Garay tiveram muito trabalho, ficaram em 'inferioridade' numérica em várias jogadas, levaram com muitos avançados em cima - literalmente -, mas conseguiram quase sempre resolver os problemas, no lance do golo sofrido, acabou por faltar apoio do nosso meio-campo.
O Matic e o Enzo foram obrigados a correr muito. O esquema do Bayer, sem um '10', complicou o posicionamento do Matic - espero que aquele entorse tenha sido só um susto... -, que não fez um jogo dominador, como nos tem habituado... O Enzo também fez um jogo ao contrário, melhor a defender, mais apagado a atacar!!!
O Carlos Martins voltou a sair lesionado, pareceu-me ser um traumatismo e não um problema muscular  Não foi um jogo fácil, naquela posição o Benfica precisava de um jogador com mais velocidade... O Cardozo voltou a fazer um jogo de muito sacrifico, jogando isolado na frente, quase sem bola, e com um árbitro que não 'gostou' nada dele!!!
O Salvio falhou dois golos de cabeça, de forma inacreditável!!! No Domingo precisamos de um Toto no máximo. O Lima entrou bem no jogo, e a  assistência para o 2.º golo foi magnifica, a desmarcação após o pontapé do Artur, é a prova provada, do faro/esperteza do avançado/goleador Lima, por isso é que ser ponta-de-lança é só para alguns, é preciso ter uma leitura de jogo muito particular, ser habilidoso ou não, acaba por ser secundário...
O Jesus quis deixar a substituição do Jardel para os últimos minutos, foi um risco, porque na minha opinião o André Gomes deveria ter entrado mais cedo, para reforçar o nosso poder de choque...
Deixei para o fim o Melga, porque voltou a ter algumas 'brancas'. Depois de um início de temporada muito difícil, com um 'horrível' jogo na 1.ª jornada, com o Braga, foi subindo de forma, e acabou por convencer praticamente toda a gente, mas depois de alguns jogos de fora, com uma lesão, regressou a um nível inferior... e não me parece ser uma questão física, é essencialmente uma questão mental: concentração.

O Benfica tem realmente muito 'azar' com os apitadeiros!!! Este, já nos tinha calhado, no último Benfica 2 - 1 PSG, onde permitiu um golo em fora-de-jogo aos Parisienses  e deixou passar duas grandes penalidades a nosso favor, entre outras tropelias... Hoje, teve um critério completamente torto na marcação das faltas, permitindo o habitual jogo duro Alemão, usando e abusando do físico, e quando os nossos jogadores faziam o mesmo, marcava imediatamente falta (18-9)... O fiscal-de-linha da 1.ª parte deixou passar pelo menos 2 foras-de-jogo ao Bayer, vá-lá que o outro, anulou bem um golo ao Bayer... Ainda estou à espera de ver uma daquelas arbitragens caseiras nas competições europeias, que tantos outros clubes beneficiam!!!
E o amarelo disparatado ao Matic, nem me preocupa, é mais 90 minutos de descanso!!!

O Jesus tem razão: continuar na Euroliga é extremamente cansativo, podemos ser prejudicados pontualmente no Campeonato. Recordo que o Benfica no Campeonato joga sempre em 'inferioridade' numérica!!! O jogo de Domingo com o Paços - o 3.º classificado!!! - com menos de 72 horas de descanso, não vai ser nada, mas mesmo nada fácil, mesmo com o Maxi, o Lima, e o Salvio, mais folgados, vamos ter problemas, este jogo com o Bayer foi fisicamente rijo, vamos ter de certeza alguns jogadores com pequenas mazelas... O discurso do Jesus não é um alibi, é a realidade, quem não quiser ver isso, parece que não sabe como é que as coisas são feitas em Portugal!!!

Gostei da vitória do Bordéus, uma viagem a Kiev nesta altura, seria massacrante, além disso vamos voltar a ter muitos Benfiquistas em França...!!!

Deixo aqui a minha equipa para o Paços: Artur; Maxi, Luisão, Garay, Melga; Matic, Gomes, Salvio, Urreta; Lima, Cardozo. E já agora para Quarta em Braga, para a Taça da Liga: Lopes; Almeida, Vitor, Jardel, Luisinho; Gomes, Martins, Urreta, Ola; Gaitán, Rodrigo!!! Sem uma rotação radical, não vamos lá... é preferível apostar em jogadores frescos, do que em titulares fatigados.

1 comentário:

  1. Assino por baixo. Apesar de termos uma boa equipa (30 jogadores)o J.J. vai ter que fazer das tripas coração, para não ser sacrificado!

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!