Últimas indefectivações

sábado, 8 de setembro de 2012

Salvou-se a cabeça da cegonha

"O roubo da mascote olhanense e outras delinquências futebolísticas.
Futebol e delinquência, às vezes andam de mãos dadas. Nem sempre, mas não deixa de acontecer quando menos se espera. Por arrastar no seu encalço multidões gloriosamente anónimas ou por fabricar ídolos de um dia para o outro causando, por tudo isto, grandes turbulências emocionais, o futebol sempre teve e sempre terá a sua quota de delinquência como penacho.
Dois ilícitos foram cometidos durante o último fim-de-semana. E ambas as situações vieram relatadas na imprensa sem que lhes fosse dada grande notoriedade. Tomem nota das ocorrências:
Em Faro, alguns adeptos do FC Porto roubaram no fim do jogo com o Olhanense a mascote da casa, a cegonha Ross, “bem como a carteira e o telemóvel do homem que dava corpo ao símbolo algarvio”, como contava “A Bola” no dia seguinte. A polícia foi chamada a intervir, interceptou uma camioneta com dragões na Via do Infante e conseguiu recuperar a cabeça da Moss. Nem tudo foi mau, salvou-se a cabeça da cegonha e chegaram todos a casa de boa saúde.
Passemos da Via do Infante para a A-1, mudemos rapidamente de autoestrada. Na mesma noite de sábado, conduzindo um bólide a 250km/h, o jogador Lima fez “em pouco menos de duas horas” um percurso que normalmente se demora quatro horas a fazer, arriscando a sua vida, e a vida de todos os condutores com quem se cruzou no caminho, para poder chegar ao Estádio da Luz e assinar contrato com o Benfica dez minutos antes do fecho do mercado de Verão. Fazia-nos muita falta um jogador assim, tão veloz.
Com todo o respeito pela cegonha Moss e pelo homem-cegonha que foi três vezes roubado (carteira, telemóvel e cegonha propriamente dita), dos dois ilícitos do fim-de-semana, o do novel benfiquista é o mais sério porque pôs em perigo vidas, como concordarão certamente.
No entanto, um homem que arrisca a sua vida e a vida dos outros só para jogar no Benfica merece que lhe deem uma oportunidade. E vai tê-la, com certeza.
No que respeita ao ilícito de Faro, podia ter sido evitado. Tal como me disse um amigo do Olhanense a propósito do furto da cegonha no Estádio do Algarve, onde o jogo se realizou:
- Se o jogo tivesse sido em Olhão no nosso velhinho e honrado Zé Arcanjo, nada disto tinha acontecido.
Se calhar é capaz de ter razão.

ERRAR É HUMANO
O Braga pagou as vacinas
O futebol faz muito pelo país. Uma semana depois de termos sido informados de que o Estado deitou ao lixo 9,7 milhões de euros em vacinas contra a gripe, foi o Sporting de Braga a Itália afastar a Udinese da Liga dos Campeões e encaixar em divisas praticamente a mesma quantia. O presidente do Braga até pediu uma vénia do país à proeza. No entanto, aconteceu a um Braga milionário perder o jogo seguinte, em Paços de Ferreira, para o campeonato. Não foi por causa do árbitro. “O Paços de Ferreira foi superior”, explicou José Peseiro sem rodeios. O árbitro era Pedro Proença que quando vai apitar ao estrangeiro também está a ajudar à recuperação económica do país, ainda que de maneira mais modesta e de acordo com a tabela da UEFA.
O Benfica e o FC Porto também se esmeraram no capítulo das exportações e fizeram entrar mais de 100 milhões de euros em Portugal. O Benfica emendou com as suas vendas aquele lapso lamentável de Dortmund onde se viu obrigado a devolver o dinheiro aos alemães por causa do triste episódio entre Luisão e o árbitro. Eles não perdoam. Um representante do FC Porto num programa de televisão anunciou que a suspensão do capitão do Benfica pode ir até meio ano. É o justo castigo por não ter colaborado com a retoma económica.

POSITIVO
Estão Sálvios
Para os benfiquistas estão justificados todos os milhões gastos para trazer Sálvio definitivamente para a Luz. Assim que a bola começou a rolar a valer, o argentino desatou a marcar golos e a encantar.

NEGATIVO
Chorar não vale
Cristiano Ronaldo, que aufere um dos maiores salários e dos maiores proventos à face do planeta, anunciou que estava triste. Diz-se que por causa dos valores do seu contrato terem sido afectados pela nova lei fiscal espanhola. Temos pena.

Contas a valer
O FC Porto anunciou à CMVM que vendeu Hulk ao Zénite de São Petersburgo por 40 milhões de euros. Certamente que houve engano na comunicação. Um engano de 10 milhões. Não é, presidente?

PÉROLA
“Era mesmo disto que a equipa precisava.”
CARRILLO
No fim do jogo com o Horsens, decisivo para a continuidade do Sporting na Liga Europa, o jovem peruano Carrillo manifestou sem timidez o consolo sentido pela expressiva vitória – 5-0! – registada com os dinamarqueses. Veremos se para sair da crise não vai precisar o Sporting de jogar com o Horsens mais vezes."

Leonor Pinhão, in Correio da Manhã

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!