Últimas indefectivações

sábado, 8 de setembro de 2012

Presidente na Casa do Benfica de Lagos

“O destino do Sport Lisboa e Benfica está – como sempre esteve – no interior do Clube, nos seus sócios e na capacidade da sua massa adepta, porque, como já disse em anteriores ocasiões, o Clube nunca será demasiado grande para a grandeza das pessoas que fazem parte dele. E a melhor prova do que acabo de dizer está nesta sala. A inauguração desta nova Casa do Benfica e a dinâmica do processo de renovação das nossas Casas dizem bem da nossa capacidade de mobilização, mas principalmente da nossa capacidade de realização e inovação. Foram marcas que me orgulho de ter trazido para o Clube e são marcas que nunca devem deixar de fazer parte da nossa identidade.
Também a transparência e a credibilidade são valores deste Benfica. São valores que foram recuperados, valores que durante algum tempo perdemos, mas que felizmente voltaram a fazer parte da marca deste Clube. São valores que devem valer hoje, amanhã e sempre, porque a transparência e a credibilidade não reclamam, praticam-se, no dia-a-dia, nas decisões e nas opções que assumimos na nossa gestão. Seremos sempre mais fortes na medida em que respeitarmos e seguirmos os nossos valores.
Estamos no Sul, mas poderíamos estar no Norte ou no interior. Poderíamos estar fora do País, em Angola, no Brasil ou em Timor. Seja onde for há sempre marcas do Benfica, há sempre referências do Benfica, e isso acontece porque o Benfica é uma referência de Portugal, uma referência que nos orgulha e nos responsabiliza.
Queria, por isso, começar esta intervenção por felicitar os responsáveis pela Casa do Benfica de Lagos por todo o trabalho desenvolvido, pela dedicação e pelo tempo que emprestaram a este projecto. Porque são projectos como este que garantem o presente, mas principalmente o futuro do Benfica como maior Clube português. Assinalo, por isso, a vossa capacidade de iniciativa e a dinâmica que colocaram na concretização desta casa, com esta qualidade e esta dinâmica. As Casas do Benfica são uma garantia de defesa e promoção do Clube, fazem parte do património e da marca Benfica. Mas não podem ser realidades estáticas, têm de acompanhar a evolução dos tempos e responder às novas exigências.
Há muito tempo que já aprendi que aquilo que verdadeiramente engrandece o Benfica não é o que já foi feito, mas aquilo que ainda está por fazer. É esse o desafio dos meus dias enquanto presidente do Sport Lisboa e Benfica – pensar em cada dia o que ainda podemos e devemos fazer, os projectos que podem ser desenvolvidos, novas parcerias, novas soluções, enfim, novos desafios. É este o Benfica para o futuro, um Clube que nunca está satisfeito com o que já fez ou alcançou, mas que todos os dias quer fazer mais e alcançar novas metas. É por isso que o vosso trabalho e o vosso exemplo são importantes e quero agradecer-vos por isso. Conseguimos numa década recuperar o nosso património físico, mas principalmente o património humano, e é o património humano a riqueza mais importante do Clube. Alguém escreveu há muito tempo que “nunca há ventos favoráveis para um barco que não sabe para onde vai”. Felizmente, há muitos anos que traçámos uma estratégia e estamos a cumpri-la, independentemente do ruído que em diversas ocasiões se gerou à nossa volta. Há uma coisa que todos devem ter bem claro: temos de olhar o futuro com lucidez, sabendo que o futebol vive da emoção. Mas se nos deixarmos levar apenas pela emoção corremos o risco de perder o futuro e isso é algo que não podemos permitir, por isso é que nunca devemos perder a lucidez. Independentemente do que alguns digam e escrevam, repito o que disse há uma semana: fizemos um esforço enorme por recuperar a credibilidade do Clube e esse é um valor que não estou disponível para perder.
Permitam-me duas notas finais:
A primeira, para falar do novo museu, que será inaugurado dentro de pouco tempo. Há uma garantia que aqui vos posso deixar: ele será – entre os museus de Clube de todo o Mundo – o melhor de todos. Vai ser mais um motivo de orgulho para toda a massa associativa. Não um depósito de Taças e de documentos, mas um espaço dinâmico de interacção entre o passado, o presente e o futuro. Trata-se de um trabalho que está a ser desenvolvido há um par de anos e que vai surpreender não apenas os benfiquistas, mas todo o país.
A segunda nota que hoje vos quero deixar, é sobre as nossas modalidades. Nada na vida se consegue no imediato ou por um qualquer acaso. Os resultados só podem ser duradouros quando são estruturados e quando os seus alicerces são sólidos. É assim que temos vindo a trabalhar nas modalidades, todas elas com capacidade para discutir os respectivos títulos nacionais, todas elas com uma boa organização a nível da Formação que tem sabido evoluir de ano para ano. Temos hoje mais de oito mil atletas em todas as modalidades e escalões etários, um número impressionante que nos orgulha enquanto Clube e que dá a real dimensão do trabalho produzido. No ano passado, ganhámos no Hóquei, no Futsal, no Basquetebol e no Atletismo. Estivemos muito perto no Voleibol e muito longe no Andebol. Quatro títulos num ano é um bom resultado, mas o meu compromisso passa por melhorar este registo e nesse sentido vamos continuar a investir e a responsabilizar os nossos jogadores e técnicos. Uma palavra especial deve ser dedicada para o trabalho que está a ser feito nas nossas modalidades, a nível da Formação. Um trabalho profundo, um trabalho de base, um trabalho estruturado, que tem vindo a ser desenvolvido e onde os resultados já são visíveis. É este trabalho que nos dá garantias para o futuro. Enquanto outros despedem – por opção ou necessidade – nós investimos na Formação. E é desse investimento que espero ter – dentro de cinco anos – as nossas equipas profissionais das modalidades constituídas na sua grande maioria por atletas portugueses formados nas nossas escolas.
O Benfica é trabalho e responsabilidade de todos. Quem veste esta camisola tem de saber e sentir a responsabilidade que tem. A responsabilidade deles é também minha!
Muito obrigado e viva o Benfica!”

1 comentário:

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!