Últimas indefectivações

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Vamos a isto!

"1. Gostei fracamente da atitude da nossa equipa ao longo de todo o jogo com o SC Braga. Nada que se compare à de Olhão. Assim, jogando 'à Benfica', vamos lá, mesmo falhando no capítulo da finalização. Agora, em Alvalade, terá de ser igual. Vamos a isto!
Ao contrário do habitual - os No Name têm sido incansáveis no apoio à equipa - achei a nossa claque muito pouco activa no último jogo. O que se passou? Desta vez, nós, adeptos, não estivemos à altura dos jogadores...
2. O Sporting tem muito o hábito de falsear a história. Tem vindo a dizer que o seu jornal, que agora 'faz' 90 anos, é o mais antigo jornal de clube da Europa. Mentira!
Resumo o que Alberto Miguéns provou, com imagens e tudo, no nosso jornal, em Novembro de 2006. O Sporting tinha, desde 1922, um boletim interno (como o Benfica também teve, aliás), de distribuição gratuita aos sócios, de publicação muito irregular (média de 6 números por ano mas chegou a haver um período de quatro anos de paragem, entre 1940 e 1944). Em Abril de 1949 (mais seis anos depois da fundação do nosso Jornal), o Sporting publicou o n.º1 do seu jornal. E, em 1977, deu a 'golpada': a 23 de Março publicou o n.º1359 e na semana seguinte o... n.º1528! Meteu lá os 168 antigos boletins e passou a considerar-se o mais antigo da Europa! Resta acrescentar duas coisas: o Jornal do Benfica, fundado em 1942, vai no seu n.º 3545, enquanto o do Sporting tem quase 200 menos, mesmo considerando os tais 168 boletins; o Benfica também teve um Jornal oficial, entre 1912 e 1915. Mas, obviamente, não o considera nas contas...
3. Importante e esclarecedor artigo do New York Times sobre o nosso hino 'Ser Benfiquista' e as origens humildes do Benfica. O depoimento de um benfiquista, Ricardo Costa, é sintomático: 'Enquanto alguns clubes tinham tudo de mão beijada, nós jogávamos em campos emprestados, os jogadores tomavam banho em água fria e tinham um mau equipamento. E, apesar de tudo, o Benfica prevaleceu com coragem e união. Isto é Ser Benfiquista. Um Clube que começou como sonho de pessoas humildes e se tornou paixão de milhões em todo o Mundo'. Está ali tudo, em meia dúzia de palavras."

Arons de Carvalho, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!