Últimas indefectivações

sexta-feira, 1 de agosto de 2025

Vermelhão: 10.ª Supertaça

Sporting 0 - 1 Benfica


O mais importante era mesmo vencer! Depois dum traumático final de época, com o Mundial de Clubes na canícula Americana, encurtando as férias para metade, com uma pré-época com 2 jogos amigáveis, com muitas alterações no 11 titular (5 alterações...), com um meio-campo totalmente 'novo', e com o Verdíssimo no apito, ninguém podia estar optimista, mas vencemos. Mais com suor do que com qualidade de jogo, mas isso, ninguém se irá lembrar!!! Foi visível na cara dos jogadores nos festejos, a alegria honesta, e o bom espírito de balneário, num grupo muito diverso, com  muitas nacionalidades, com muita juventude e que queria mesmo ganhar...

O jogo foi muito equilibrado, com muitas marcações e com a Lagartada a jogar no mesmo estilo: bolas nas entre-linhas, com toques de primeira e tabelinhas rápidas, mas sem o trator Sueco lá na frente, a defesa do Benfica acabou por se aguentar bem... e se no final do jogo, o Sporting rematou mais à baliza, o Trubin acabou por fazer uma defesa, que nem foi assim tão complicada, num remate do Trincão!

Se a nossa pressão defensiva até funcionou bem, em várias ocasiões, a nossa defesa baixa não esteve mal... Faltou, o coletivo ofensivo! Com um meio-campo composto pelo Enzo, o Ríos e o Barreiro, com o Aursnes na direita e um Aktur sem rasgo individual com bola, fica o Pavlidis muito isolado! Acabamos por tentar resolver as coisas, no individualismo e ainda não temos os famosos automatismos ofensivos... até porque falta um 10 e Alas desequilibradores no 11 titular!

Estava na cara, que quem marcasse um golo, seria quase de certeza o vencedor, acabámos por marcá-lo no início da 2.ª parte... e o adversário, não teve arte para dar a volta!


A opção mais defensiva do Lage, com um meio-campo mais de pressão (a troca do Veloso pelo Barreiro em relação ao jogo com o Fener), pode ser discutível, mas creio que a equipa técnica, ao observar os últimos jogos do Benfica com a Lagartada, verificaram que o Sporting, tem sido quase sempre mais eficaz, jogando em transições rápidas, criando quase sempre desequilíbrios no centro do campo, com os Alas a fugirem para o meio... e terá sido por aí, que o Lage quis equilibrar o posicionamento da equipa!


O Pavldiis fez um bom jogo, marcou foi decisivo, mas o Ríos na minha opinião foi mais decisivo! Ganhou muitos duelos, e está a aprender em largar a bola, antecipando a pressão dos adversários... é verdade que está com rodagem do Brasil, mas quando estiver entrosado com os colegas, com a capacidade de passe médio e longo que tem, será um caso sério...!!! Destaco também o António que fez um grande jogo... com um mau alívio pelo meio! Ainda duas notas sobre mais duas novidades: o Dedic vai agarrar o lugar, basta manter a atitude, porque qualidade tem...; o Enzo, faz a diferença na saída de bola, e com mais ritmo, vai convencer os adeptos nas tarefas defensivas...


Não houve grandes exibições e também ninguém destoou... O Aktur como acontece sempre que não marca, passa despercebido! Mas é notório que não se adapta ao estilo de defender do Quaresma, algo que por exemplo o Schjelderup já demonstrou estar à vontade...!!!


Resumindo, muito trabalho pela frente, especialmente no último terço do campo... A ausência de desequilibradores preocupa... Temos alguns no plantel, mas aparentemente o treinador, acha que são a 2.ª opção! O Ivanovic pode trazer alguma irreverência, a partir da esquerda, mas precisamos de mais...


Verdíssimo, acabou por não ter influência no resultado, mesmo perdoando a expulsão ao Pote... e ainda existiu um lance com o Barreiro que fiquei com muitas dúvidas! Nota ainda para os Campeões do choradinho! Inacreditável como uma equipa consegue em 90 minutos, ter tantos jogadores a atirarem-se para a piscina, a levantarem os braços a protestar, e acabar os jogos sem vergonha no focinho!!!


Agora, na Quarta, em Nice, jogo importantíssimo, contra um adversário complicado, com um estilo de jogo bastante diferente deste Sporting! Acredito que os jogadores vão estar com a motivação no máximo... depois da festa de hoje, amanhã o foco tem que ser o Nice...

1 comentário:

  1. Barreiros fez um grande jogo.
    Passa despercebido. Não tem redes sociais.
    Ninguém fala nele, Porquê?
    Importantíssimo.

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!