Últimas indefectivações

sábado, 9 de abril de 2022

Bancadolândia


"Artimanhas. Do distrital ao nacional, a teatralização no futebol é cada vez mais um defeito de berço, um grave problema endémico que urge combater e que não pode ficar fora dos debates sobre tempo útil de jogo, nem ser excluído das reflexões sobre as profusas manobras de antijogo. O que se passou num determinado momento do jogo dos Sub-19 no passado domingo, não sendo dos casos mais lastimosos, constituiu um episódio que se soma aos tantos em que o futebol é rasteirado pela sua negação.
A 6.ª jornada da fase de apuramento de campeão do Campeonato Nacional de Juniores registou uma vitória do Benfica sobre o Alverca (3-1), mas houve um período do desafio, já na segunda parte, em que a equipa visitante esteve no comando do resultado. Foi nessa circunstância que a plateia no Benfica Campus, e quem acompanhou através da BTV, presenciou diversas tentativas de 'travagem' do jogo (nem todas atendidas...) por parte dos forasteiros.
Uma dessas 'encenações estratégicas', urdidas para perturbar a reacção do colectivo benfiquista (em busca da reviravolta), acabou ironicamente na expulsão de um futebolista alverquense. O cartão vermelho ditou uma condição de inferioridade numérica, sim, mas sobretudo foi um merecido castigo para quem se deixou levar pela(s) manha(s) e preteriu o lado bom do jogo.

Goleada de ética e raça. No mesmo jogo dos Juniores, um acidente próprio do futebol (choque casual de cabeça contra cabeça) abalou temporariamente a disponibilidade física de Diogo Prioste por volta do minuto 15. Não foi uma colisão violenta, mas fez alguma mossa. Recomposto ao fim de um tempo, em condições de prosseguir em campo e desempenhar as suas tarefas, embora de cabeça ligada, o médio, por tudo o que transpareceu e pela energia que emprestou à equipa, foi um exemplo de determinação, ética e perseverança. Pelo respeito à modalidade, pelo amor à camisola e pela paixão de competir, não houve golpe nem dor (genuínos...) que o detivessem. A exibição do colectivo esteve longe da perfeição, mas Prioste, num cenário adverso, conseguiu articular serenidade e força, rebatendo ameaças de tempestade. Num mano a mano por ele ganho, na raça, parte da grande área do Alverca, seguido de um pontapé formidável com destino ao golo, principiou a viragem do resultado. O líder venceu, mas o melhor do futebol goleou!"

João Sanches, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!