Últimas indefectivações

quarta-feira, 9 de março de 2022

Sem rei nem roque: um país que não merece o Benfica


"1. "Caso" dos vouchers, em que o Benfica é acusado de subornar árbitros com uma camisolinha e uma refeição. Ampla divulgação mediática do caso. Longe vão os tempos em que para corromper árbitros era preciso um esquema bem montado de putas, dinheiro e viagens. UEFA decide favoravelmente ao Benfica, dizendo que as ofertas de cortesia não ultrapassavam limites definidos. Decisão da UEFA não é mais que uma nota de rodapé nos meios de comunicação.
2. Divulgação de correspondência eletrónica privada do SL Benfica de forma pública e completamente deturpada. É insinuado que o Benfica corrompe árbitros e chega-se ao ponto ridículo de estarem todos - mas mesmo todos! - os jogos de 4 épocas em investigação. Instala-se circo mediático sobre o caso, mas nenhum dos meios de comunicação questiona como o FC Porto obteve a correspondência nem aprofunda sobre o crime que está a ser cometido.
3. No âmbito do caso dos e-mails insinua-se, inclusive, que um Ministro das Finanças se deixava corromper com uns bilhetes. Por outro lado, um juiz confesso adepto do FC Porto admite que a correspondência privada continue a ser divulgada, permitindo que prossiga a devassa da vida privada de inúmeras pessoas e continue a ser violado um dos mais elementares direitos num Estado de Direito. A decisão é revertida em instância superior e nenhuma consequência existe para o juiz que teve tal abjeta decisão. Porém, para a comunicação social é o Benfica que exerce "influências" nas várias instâncias.
4. Ainda no âmbito do caso dos e-mails, é conhecido um possível crime de quebra de segredo de justiça. Instala-se um clamor de indignação na comunicação social. O caso tem ampla cobertura mediática pela mesma comunicação social que sistematicamente quebra o segredo de justiça, revelando escutas, depoimentos e outros materiais, sob o pretexto de ter tido acesso a "fontes".
5. ERC emite deliberação a afirmar taxativamente que a correspondência do SL Benfica divulgada está a ser deturpada, distorcida e manipulada para dar origem a uma narrativa fantasiosa que não tem qualquer correspondência com o verdeiro conteúdo dos e-mails.
6. Entretanto, toma-se conhecimento que a claque legalizada do FC Porto invade o centro de estágios da FPF para ameaçar árbitros e que se desloca a estabelecimentos comerciais de árbitros também para ameaçar, intimidar, constranger. Nada é investigado. É noticiado pela comunicação social através de uma – ainda mais - tímida nota de rodapé.
7. É tornado público um esquema de suborno a jogadores adversários para perderem contra o Sporting (Cashball) e FC Porto (exemplo: dívida que misteriosamente aparece num Relatório de Contas e é paga ao Estoril no intervalo do jogo - intervalo esse que durou 3 semanas e ultrapassou o prazo para retoma do jogo). Estes esquemas não têm praticamente repercussão na imprensa. É descoberto um saco azul no gabinete do Diretor Desportivo do Sporting que se destinava a esses subornos. O caso cai no esquecimento pela comunicação social que continua mais interessada nos e-mails do Benfica. O caso é arquivado estando os processos associados ao corruptos do norte supostamente em investigação (isto é, na gaveta).
8. Pelo contrário, o SL Benfica é acusado pelos rivais - nomeadamente pelo Diretor de Comunicação do FC Porto, Francisco J. Marques - daquilo que eles mesmos andavam a fazer, isto é, a subornar a jogadores. Ampla difusão nos meios de comunicação, inclusive com direito a peças de ficção no jornal da SIC, onde atores foram entrevistados com a cara escondida e a voz distorcida fazendo-se passar por jogadores do Marítimo, sem que isso tenha sido assinalado na reportagem. É instaurado um processo que tem origem numa denúncia do isento e impoluto Diretor de Comunicação do FC Porto.
9. Toma-se conhecimento da existência de malas do Sporting para pagar a equipas para vencerem ao SL Benfica (exemplo: Marítimo 2015/2016, penúltima jornada). Consequência? É o SL Benfica que acaba por ser acusado pelos rivais daquilo que eles fazem e é aberto um processo na Polícia Judiciária que tem o tom jocoso de “Mala Ciao”, referência ao modo como os corruptos celebraram a perda do pentacampeonato pelo SL Benfica.
10. Enquanto isso, dentro de campo, o SL Benfica tem uma época em que jogadores adversários andaram a jogar voleibol dentro das áreas e em que apenas foi assinalado 1 penálti a seu favor. Já os corruptos do Norte terminam a época com um penálti jogo sim, jogo não (18 ou 19). É sublinhada esta discrepância na comunicação social, que evidencia a forte influência do Benfica na arbitragem? Não.
11. Mais recentemente, o FC Porto é investigado por potencial branqueamento de capitais e fuga aos impostos. Investigador do Ministério Público responsável pela investigação morre "misteriosamente" no hotel onde estava hospedado na cidade do Porto.
«Isto já ultrapassa todos os limites do razoável» deve ser a frase mais repetida dos últimos 5 anos. E de muita coisa nos devemos ter esquecido."

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!