Últimas indefectivações

sábado, 25 de dezembro de 2021

5 ex-águias que ainda tinham lugar na Luz | SL Benfica

"Teremos o regresso de alguma destas 5 ex-águias à Luz?

Falar sobre este tema é sempre interessante, mas ao mesmo tempo muito difícil. Isto deve-se ao facto de o SL Benfica ter tido imensos jogadores de qualidade na última década.
Aliás, nestes últimos dez anos passaram pelos encarnados alguns dos melhores jogadores de sempre e com um leque tão vasto de opções fica mesmo difícil escolher apenas alguns.
Muitos dos atletas permitiram que as águias voltassem a ter uma enorme representação na Europa, mais concretamente nas épocas de 2012/13 e 2013/14, quando chegaram à final da Liga Europa e na época de 2015/16, depois de terem chegado aos quartos-de-final da Liga dos Campeões.
Eliminações à parte, a verdade é que nessas temporadas o SL Benfica parecia ser o colosso que já tinha sido no passado. Depois dessas exibições muitos dos jogadores foram vendidos, uns a preço justo, outros nem tanto.
Hoje em dia, muitos deles jogam nas melhores ligas de futebol e até são candidatos a entrar no melhor onze do ano. Neste artigo dedico-me a escolher 5 ex-águias que, a meu ver, ainda teriam lugar na equipa dos encarnados.

1. João Cancelo
João Cancelo é outro jogador que, tal como Bernardo Silva, também não foi aposta de Jorge Jesus em 2013/14. Realizou apenas dois jogos, mas mesmo assim somou mais minutos (73) do que Bernardo.
Avaliando o futebol atual, muitos defendem que se Cancelo não é o melhor lateral direito do mundo, é, indiscutivelmente, dos melhores. Os números podem prová-lo: 24 jogos, três golos e sete assistências.
No entanto não é só de números que vive o futebol. Por exemplo, como se costuma dizer a posse de bola não ganha jogos. Tudo depende da prestação dos jogadores e, no que a isso diz respeito, Cancelo é diferenciado.
Remates de fora da área que resultam em golos soberbos, assistências de trivela que levantam o público de qualquer estádio, como foi o caso do jogo frente ao Everton FC, e muitos outros pormenores técnicos e táticos que deliciam os fãs do desporto rei.
Neste momento, a ala direita do SL Benfica aparenta estar bem servida (Gilberto tem dado bem conta do recado), mas com Cancelo o cenário era muito melhor.

2. Rúben Dias
Se a saída de Gaitán foi emocionada e deixou saudades, a de Rúben Dias não ficou nada atrás. Pelo menos, teve uma despedida digna – foi capitão no último jogo e ainda marcou um golo.
O central de apenas 24 anos, que rumou ao Manchester City FC, foi considerado o melhor jogador da Premier League, na época passada e está entre os 23 nomeados para o melhor 11 da FIFA de 2021.
Ao serviço do SL Benfica realizou 137 jogos, marcou 12 golos e fez seis assistências. Já passaram pelo plantel das águias inúmeros centrais de qualidade, como Luisão e Garay, por exemplo, mas o português é um dos que deixa mais saudades.
Para além de ser um autêntico muro, deixava tudo em campo. O espírito de liderança e a garra que tinha a defender a camisola dos encarnados é algo que nunca vai ser esquecido.
Se antes já tinha lugar garantido na Luz, com a lesão de Lucas Veríssimo era mesmo a melhor solução para a defesa benfiquista. Imaginem ter num plantel Otamendi, Vertonghen e Rúben Dias.

3. Bernardo Silva
Chegou a altura de falar de um dos melhores jogadores do mundo, atualmente. Até ao momento, nesta época, em 23 jogos já marcou sete golos e fez duas assistências, sendo importante referir que cada um dos golos é melhor do que outro.
Ou pega na bola e dribla os adversários quase todos antes de marcar, ou remata fora da área e mete a bola no ângulo, ou ganha um ressalto e não desiste até que ela entre na baliza adversária. Que saudades de ver Bernardo Silva jogar com o Manto Sagrado, ou melhor, que tristeza por não ter visto o português jogar na Primeira Liga como merecia.
Foram apenas três jogos e 31 minutos ao serviço da equipa principal e, pelos vistos, só não era bom o suficiente para Jorge Jesus. Pep Guardiola anda encantado da vida com o extremo e não poupa elogios ao português.
E ele bem que os merece. Para além da qualidade inegável que tem, é um benfiquista de alma e coração e, neste momento, jogadores como Bernardo Silva fazem falta, quer dentro de campo, quer no balneário.
O jogador já admitiu que jogar no SL Benfica novamente é algo que tem em mente e essa vontade é, sem dúvida, apoiada pelos adeptos benfiquistas. Resta saber para quando será esse regresso. No entanto, não há dúvida nenhuma de que o português tinha um lugar garantido na Luz.

4. Jan Oblak
A história de Oblak com o SL Benfica também já é antiga. O esloveno assinou pelos encarnados em 2009/2010, mas até 2013/14 andou numa maré de empréstimos. Foi nessa época que assumiu a titularidade da baliza das águias e que bem que a defendeu.
Em 26 jogos sofreu apenas seis golos, uma marca digna dos melhores do mundo e alcançada por poucos. Sem colocar de lado a qualidade de outros guarda-redes que passaram pela Luz, como Ederson, Oblak foi, sem dúvida alguma, um dos melhores da história do SL Benfica. Esteve 22 jogos sem sofrer golos.
A saída do clube foi um pouco contestada pelos adeptos, mas, mais uma vez foi o Club Atlético de Madrid que ficou a ganhar.
Até ao momento, fez 327 jogos ao serviço dos “colchoneros”, tendo sofrido 242 golos. No entanto, continua a conseguir não sofrer golos durante muitos jogos – 165. É uma das principais figuras do plantel de Diego Simeone e do futebol europeu.
A meu ver e sem desfazer a qualidade dos espanhóis, se Oblak estivesse noutro clube de maior dimensão poderia muito bem ser top 3 dos melhores guarda-redes do mundo.
A frieza que tem, a excelente qualidade de reflexos e posicionamento, a agilidade soberba e a boa capacidade de defender penáltis são algumas das características que o esloveno apresenta. E que jeito que dava ter um Oblak no 11 inicial do SL Benfica.

5. Nicolás Gaitán
O argentino chegou ao SL Benfica em 2010/2011 e depressa conquistou os adeptos benfiquistas. Gaitán e magia eram duas palavras que andavam de mãos dadas. Dentro das quatro linhas não havia ninguém como ele, mas em 2016 chegou o momento da despedida.
Um adeus que tocou todo o universo benfiquista e que tinha como rumo o campeonato espanhol, mais concretamente o Club Atlético de Madrid. Gaitán rendeu aos cofres da Luz 25 milhões de euros, mas esse dinheiro não compensou a falha que a ala esquerda sofreu.
Na verdade é difícil substituir um jogador como o argentino. Em seis épocas realizou 253 jogos, marcou 41 golos e fez 90 assistências.
Na época passada assinou pelo SC Braga e voltou a trazer a magia com ele, para Portugal. Neste momento está sem clube e, apesar de já ter 33 anos, a verdade é que ainda podia dar uma boa ajuda à equipa encarnada.
Todos têm saudades das assistências magníficas do argentino e dos golaços que marcava. Ninguém esquece o livre à Panenka que marcou frente ao PAOK, em 2013/14."

1 comentário:

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!