Últimas indefectivações

domingo, 14 de março de 2021

SL Benfica | 3 emprestados que podem ser úteis para a próxima época


"A época desportiva 2020/21 ainda decorre, mas o pouco que há para conquistar pelo SL Benfica terá, acredito, o condão de virar desde já algumas das atenções benfiquistas para o planeamento antecipado da próxima temporada.
É vital que não se repliquem os erros recentes, evitando gastos elevados em transferências e salários de falsas vedetas e garantindo que não se constrói a época e o plantel para o ataque à mesma em cima do joelho e mediante caprichos individuais.
Como tal, fazer regressar alguns emprestados – para serem aposta! – aparenta ser uma boa política a adotar. São vários os nomes que regressariam para, certamente, acrescentar valor e utilidade à equipa, com destaque para os três que se seguem.

1. Carlos Vinícius “Falta quem meta a bola no golo”, diz Jesus, que não viu nada de especial no atual terceiro melhor marcador da Liga Europa, com menos um golo do que os sete de Yusuf Yazici, turco do Lille FC, e Pizzi. Carlos Vinícius está, então, emprestado ao Tottenham FC, tendo apontado seis golos na Liga Europa em oito presenças e três tentos em tantas partidas na Taça de Inglaterra.
Apesar de ser a sombra de Harry Kane – e a sombra ainda é grande – Carlos Vinícius leva já nove golos ao serviço dos londrinos. Tem recebido oportunidades aqui e ali e elogios com a mesma frequência. 
Com a provável – ou pelo menos desejável – saída de Haris Seferovic, que soma já 29 anos de idade e pode valorizar-se no Euro 2020 pela última vez na carreira – é vender, meus caros, é vender! -, Vinícius poderá ter espaço de manobra no plantel encarnado.
Todavia, será preciso convencer Jesus. Se a bazófia do treinador português tiver respaldo nas suas ações, o brasileiro pode mesmo consegui-lo, já que JJ se orgulha de que, com ele, “os avançados fazem 30 golos”. Será?

2. Gedson Fernandes O empréstimo ao Tottenham FC não correu como o desejado – ainda que tenha corrido como o esperado – para Gedson Fernandes. Por conveniência, o Galatasaray SK precisava de sangue novo precisamente quando Gedson precisava de uma vida nova. O casamento deu-se, celebrado pela administração encarnada, e o médio português com raízes em São Tomé e Príncipe tem impressionado no Galatasaray SK.
Os turcos, especula-se, não têm opção de compra sobre o médio de 22 anos. No entanto, especula-se também, isso não impedirá investidas turcas de grande incisão no mercado de verão. Contudo, ainda no reino da especulação, as “águias” pretendem adicionar Gedson Fernandes ao plantel da temporada próxima. E fazem bem.
As exibições de Gedson no SL Benfica não foram consistentes, na primeira passagem, mas, na verdade, as oportunidades que lhe foram concedidas também não o foram, nem muito menos a sua posição em campo. Médio de formação e criação, Gedson chegou a ser utilizado na lateral direita, tendo cumprido os mínimos, sem, como é natural, ter entusiasmado.
O seu valor, esse, é inextricável e pode e deve ser exponenciado por Jorge Jesus na temporada 21/22. A capacidade de transporte, de chegada à área e de remate de média distância de Gedson são muito bem-vindas ao atual plantel encarnado, por serem características que escasseiam nos elementos que o compõem.
A maturidade do médio-centro formado no Seixal é também superior à que o assistia na primeira passagem, como comprovam os cinco jogos a titular no Galatasaray SK desde a sua chegada a Istambul e o golo apontado nos 24 minutos que fez pela emblema turco na Taça da Turquia.
Tem adquirido preponderância nos turcos e pode fazê-lo nas “águias”, na próxima época. Caso se consume a saída de Pizzi, Gedson ganha ainda mais espaço de afirmação.

3. Florentino Luís O médio-defensivo português de 21 anos está emprestado ao AS Monaco, não sendo opção regular de Niko Kovac. Nos monegascos, Florentino tem apenas 232 minutos nas pernas (16 deles na Taça de França), tendo sido titular somente em duas ocasiões – nas jornadas sete e oito da Liga Francesa.
Pese embora a escassa utilização do luso-angolano no Principado, a sua qualidade é inegável. No seu regresso ao SL Benfica, Jorge Jesus pareceu reconhecer valor a Florentino, mas não viu utilidade no médio formando do Seixal. Todavia, a incapacidade demonstrada pelo meio-campo dos encarnados em vertentes como a transição defensiva e o poderio físico e de choque na retenção das investidas adversárias e na recuperação de bola – apesar do crescimento de Julian Weigl – podem inverter a situação.
Caso Jesus veja em Florentino um elemento potencialmente útil para o plantel e caso o timoneiro das “águias” possa garantir ao jovem médio que este terá minutos de forma sistemática, Tino pode mesmo fazer parte da versão 21/22 do plantel do Sport Lisboa e Benfica."

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!