Últimas indefectivações

segunda-feira, 20 de julho de 2020

Semanada...

"1. Tudo em Cima do Joelho. Nos últimos dias tem-se falado na imprensa que o Benfica vai fazer um grande investimento neste verão. Não sabemos ao certo se a notícia é verdade ou não, mas o Empréstimo Obrigacionista indica que há pelo menos um fundo de verdade, visto que o clube não tem outro motivo para aumentar o EO a não ser que vá de facto investir. Só que há um problema nisto tudo. O Benfica aparentemente só percebeu que era preciso investir no plantel depois da época já estar quase terminada. Para agravar a situação, só percebeu isto em Julho, depois do ano fiscal do clube já ter terminado. Tudo o que o Benfica gastar neste mercado de transferências, vai contar para o ano fiscal de 2020-2021. Isso significa que vamos terminar o ano fiscal 2019-2020 com um lucro quase nos 100 milhões e que o ano fiscal de 2020-2021 vamos ter um prejuízo bastante significativo. Possivelmente na ordem das várias dezenas de milhões de euros. Isto não deverá criar um grande desequilíbrio financeiro nas contas do clube, mas pode vir a criar sérios problemas no que respeita ao Fair-Play Financeiro. Porque na época de 2022-2023, o ano fiscal de 2019-2020 já não vai contar para a regra do FPF e vamos estar obrigados a fazer vendas significativas para balancear e respeitar o FPF devido a este investimento todo. Se não o fizermos, podemos ficar suspensos de participar em competições europeias Vai haver certamente alguns comentários a dizer “criticam por não termos reforços, criticam por termos reforços, criticam por tudo e por nada”. Eu não estou a criticar o facto do Benfica ir ao mercado. Estou a criticar a “Estrutura” por gerir o clube conforme os resultados e não conforme o que se joga. Porque se gerisse conforme o que se joga, tínhamos ido buscar reforços mais cedo. O Benfica deveria ter aproveitado a folga financeira do ano fiscal 2019-2020 para trazer reforços antes de 30 de Junho de 2020 de maneira a que esse investimento não entrasse nas contas do clube no próximo ano. Foi tudo gerido, mais uma vez, em cima do joelho.
2. Scouting. Ganhámos contra o Guimarães, mas mais uma vez não fizemos um jogo digno do futebol que exige ao clube. No outro lado esteve um Guimarães, que mais uma vez demonstrou porque é que é o clube com melhor departamento de scouting do país. Com pouco, o Guimarães lá vai descobrindo verdadeiros craques. Primeiro foi o Tapsoba que já foi para o Leverkusen por 18 milhões. Agora já devem estar a esfregar as mãos com o Marcus Edwards onde também deverão fazer um grande encaixe. Enquanto nós, é o que todos já sabemos. Qualquer reforço que o Benfica faça neste verão, a probabilidade de ainda estar no clube em Janeiro, com base nos últimos dois anos, é inferior a 50%. 
3. Operação Saco Azul. A Operação Saco Azul trata-se de uma investigação da Autoridade Tributária em que o Benfica terá pago 1.9 milhões por um serviço de uma empresa de informática que aparentemente nunca terá usufruído. A AT está investigar questões relacionadas com o IVA e IRC nessa operação. Aparentemente, esse dinheiro terá sido levantado da conta e o seu destino é uma incógnita. Inicialmente só a empresa de informática estava a ser investigada. Agora também está o Benfica e os seus dirigentes, o que possivelmente poderá indicar que o dinheiro terá regressado ao Benfica sob a forma de numerário para servir de “saco azul” - dinheiro solto para fazer pagamentos por debaixo da mesa a alguém. Um “saco azul” não é uma novidade em Portugal, nem sequer no Futebol Português. O Sporting também tinha um. Mas no caso do Sporting era de 60 mil euros. Não há muito a dizer daqui. Já cansa ver o Benfica e seus os dirigentes envolvidos em tantas práticas pelo menos suspeitas. A pergunta que se impõe é mesmo até quando é que os sócios vão aceitar que isto seja normal.
4. Dilema Weigl v. Florentino. Julian Weigl tem sido o nosso melhor jogador desde da retoma da Liga. Por outro lado, Florentino voltou a jogar na terça-feira e as indicações foram muito boas. Imediatamente surgiram as questões nas redes sociais de porque é que Florentino não joga mais. A resposta é fácil. Julian Weigl tem sido o nosso melhor jogador desde da retoma da Liga e a equipa precisa de ter um elemento no meio campo mais ofensivo. É um dilema complicado que Jorge Jesus terá que procurar resolver. O Ajax jogou muita vez este ano com dois médios mais defensivos (Lisandro Martinez e Edson Álvarez). Talvez possa ser uma inspiração. Mas com Jorge Jesus, não acredito muito.
5. Youth League. A Taça de Portugal vai decorrer no início de Agosto. A meio da Agosto vai decorrer a Fase Final da Youth League e pouco depois deverá começar a pré-época. Na Youth League poderão estar jogadores como Tiago Dantas, Nuno Tavares, Tomás Tavares, Morato, Gonçalo Ramos, Leo Kokubo ou Paulo Bernardo que provavelmente teriam algumas hipóteses de ser chamados para fazer a pré-época com a equipa principal e até ficar no plantel. Estou curioso para ver como é que essa gestão irá ser feita. O clube nunca escondeu a ambição de ganhar a Youth League, mas será que os jogadores não irão ter férias?
6. Mexidas Oficiais no Futsal. A saída de André Coelho foi oficializada e entretanto já oficializámos os primeiros dois reforços: o fixo internacional português ex-SC Braga Nílson e o ala internacional brasileiro ex-Barcelona Arthur. Dois bons reforços, a quem se deverão juntar ainda Ivan Chishkala e Hossein Tayebi. O plantel da equipa de Futsal parece estar fechado. Só deverão faltar uns ajustes finais com os jovens que vão estar na equipa. A nível de estrangeiros vamos ter muitos jogadores muito talentosos. Vamos estar um pouco curtos na posição de Fixo, mas parece-me uma grande aposta em Afonso Jesus, visto que Joel Rocha não terá grandes alternativas além de Nílson e o jovem português. O ano passado fizemos uma aposta muito parecida em Rafael Lisboa e os resultados foram manifestamente bons. Se Afonso Jesus confirmar o que se espera dele, esta também vai ser uma boa aposta."

1 comentário:

  1. A ignorância deste Coluna é deprimente. Em vários níveis.

    1. "Quem te manda a ti sapateiro tocar rabecão?" É um zero em finanças.
    O EO foi feito como precaução, para precaver más surpresas futuras, algo que os nossos rivais estão impedidos de fazer, porque o Benfica tinha pago em 2020, 75M de 2 dois EO que amortizou. Deve ter-se esquecido. Depois veio o Covid e estragou tudo. Óptimo acto de gestão.

    Depois, confirmando a ignorância, confunde investimentos com custos e diz que vamos acabar 2020/21 com prejuízos gigantescos.
    Não tem qualquer noção.

    A seguir, na continuação da cruzada ignorante que empreendeu, fala no FPF, mas não faz ideia do que é quando o Benfica tem um CP que é o dobro do original Capital Social.

    Depois assume que o que vem nos pasquins, que o Benfica vai investir 100M, é verdade. Esquecendo-se que o Benfica também tem activos importantes para vender.

    Continuando na sua cruzada ignorante, diz que critica a “Estrutura” por gerir o clube conforme os resultados e não conforme o que se joga. Essa é boa. Joga? Nem para gerir uma mercearia serve.

    Depois fala em Tapsoba e Edwards, quando um foi por opção própria e do empresário para a Alemanha e o outro é jogador de um clube inglês.
    Este costuma acertar no Euromilhões às 2ª feiras. E deve gabar-se disso aos amigos.
    Devia ter-se limitado ao Futsal.
    O melhor é ficarmos por aqui.

    PS. O comentário ignorante sobre o Saco Azul é um chorrilho de disparates. Até parecia o Francisco Marques.

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!