Últimas indefectivações

sexta-feira, 13 de dezembro de 2019

We wish you a Merry Curling

"Além da tradição desportiva desta época - o «Arremesso de calorias para o bucho» -, é imperativo falar do outro grande desporto da quadra natalícia: o Curling, obviamente.
Portanto, a minha crónica desta semana é uma espécie de «MaisCurling», algo pelo qual o grande público já suspirava - e o pequeno público também -, só que como é mais pequeno os suspiros não se ouvem.
O Curling, para quem não sabe (e devia ter vergonha), é um desporto de inverno que consiste em lançar chaleiras de chá gigantes, contra outras chaleiras de chá gigantes, ao longo de uma pista de gelo com um alvo pintado no final.
Em termos práticos, o Curling é um «Chinquilho on Ice». Não é uma coisa da Disney, é só uma cena dos escandinavos. Claro que podiam jogar à sueca no parque, mas da última vez que o fizeram, o Sven demorou mais de 10 segundos a jogar a manilha e tiveram que o descongelar com um lança-chamas.
Portanto, lá nas Suécias, nas Noruegas, nas Dinamarcas, o que é que eles fazem quando não têm nada para fazer?
«Pessoal, bora brincar às chaleiras de chá gigantes no gelo?» – grita efusivamente o Gustav, ao que os outros respondem «Olha que boa ideia, já estava farto de estar em casa no quentinho a ouvir os ABBA, vamos mas é divertir-nos».
E vão.
Todos contentes lançam chaleiras sob vinte graus negativos. Confirma-se, portanto, que o frio faz mirrar certas partes do corpo, que no caso dos nórdicos é o cérebro.
Mas o que é realmente sui generis no Curling é ter uns tipos com vassouras a varrer o chão à frente das chaleiras, enquanto estas deslizam pelo gelo. E é aqui que se vê a civilidade destes povos do norte da Europa. Eles divertem-se mas limpam a porcaria que fazem.
«Ó Johanssen, toma lá a chaleira e passa aí ao Larsson, mas não te preocupes que o Eriksen é uma fada do lar e já está a limpar o soalho, com especial atenção aos rebordos!».
Isto, meus amigos, é gente com classe. Assim dá gosto ficar sem os dedos das mãos devido à hipotermia.
Fossemos nós portugueses e aquilo seria uma bandalheira, com chaleiras de chá com cheirinho de aguardente, bocados de torrada espalhados pelo gelo, e limpar com a vassoura tá quieto: tuga que é tuga só usa uma vassoura para bater no tecto quando os vizinhos de cima fazem barulho a praticar o amor. Fora isso, a empregada que a use para limpar tudo no final da semana.
Mas não se julgue que tenho algo contra o Curling, que não tenho. Longe de mim fazer pouco de um desporto que traz felicidade a milhares de apreciadores de ice tea por esse mundo fora.
Além disso, o Curling é um desporto olímpico. Tão olímpico que até há atletas que recorrem ao doping para melhorar as suas performances.
(Juro que é verdade.)
Que forma de doping usarão, não faço a mínima ideia. Mas só estou a ver uma possibilidade: em vez de usarem uma vassoura para limpar o gelo, usam um mini-aspirador sem fios. Mas isso sou só eu que não percebo nada de doping. Embora perceba muito de Curling."

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!