Últimas indefectivações

segunda-feira, 16 de dezembro de 2019

A cobardia dos jornalistas

"As imagens em que o treinador do Belenenses se queixava de ter levado um soco também não permitiam segundas leituras: ninguém se queixaria naquele tom, de forma espontânea, se não tivesse havido nada.

No último Domingo, o FC Porto empatou com o Belenenses no Jamor. No fim do jogo, interpelado sobre se tinha sido agredido por Sérgio Conceição, o treinador do Belenenses afirmou: “Não confirmo nem desminto”. E mais não disse, adiantando que estava ali para falar sobre o jogo.
No dia seguinte, a SIC transmitiu imagens captadas no intervalo da partida, em que o treinador do Belenenses gritava ter levado “um soco”. E repetia várias vezes a palavra “soco”, com ar indignado, chamando “boi” ao agressor.
Sérgio Conceição, nas declarações feitas no fim do jogo, não se referiu ao incidente.
O caso era gravíssimo, e logo surgiram de rumores de que teria havido um pacto entre Belenenses e FC Porto para “abafar” o caso. A hipótese fazia sentido, pois o presidente do Belenenses, Rui Pedro Soares, é adepto confesso do clube nortenho.
E, tudo somado, a questão não oferecia dúvidas. Toda a gente sabe - e os jornalistas por maioria de razão - o que significa a expressão “não confirmo nem desminto”: significa confirmação. E as imagens em que o treinador do Belenenses se queixava de ter levado um soco também não permitiam segundas leituras: ninguém se queixaria naquele tom, de forma espontânea, se não tivesse havido nada.
E, se dúvidas houvesse, elas seriam dissipadas na 4ª feira, quando um funcionário do Porto proibiu o treinador de falar do caso numa conferência de imprensa.
Pois bem: não houve um único jornalista desportivo, que eu visse, que tenha tido a coragem de dizer preto no branco: é evidente que houve uma agressão e que os clubes estão a tentar esconder o que se passou.
Nem um.
Mais: houve um (que eu vi) a dizer que era tudo mentira, porque uma “fonte próxima do treinador” dissera não ter havido qualquer soco. Ou seja, uma fonte anónima valia mais do que as imagens que todos tínhamos visto do treinador do Belenenses a queixar-se, do seu “não confirmo nem desminto” e da proibição feita pelo FC Porto ao seu treinador para falar do episódio.
Este caso é chocante. Claro que a agressão é grave. Gravíssima. Mas mais grave para mim é o silêncio dos jornalistas, a cobardia dos jornalistas, a falta de coragem dos jornalistas.
Na política, isto não seria possível. Haveria logo quem relatasse a verdade, quem a pusesse a nu. Mas no futebol há uma promiscuidade doentia entre jornalistas e clubes, que os leva a esconder os factos. E sobretudo quando se trata do FC Porto e do Benfica, além de promiscuidade, há também medo - medo de represálias, medo de serem colocados na “lista negra” dos clubes. Aliás, as expressões faciais de alguns jornalistas, quando interpelados sobre os acontecimentos, diziam tudo: pareciam comprometidos, quase envergonhados da sua falta de coragem para falar."

4 comentários:

  1. Tinha de vir o nome do S.L.Benfica. enfim...

    ResponderEliminar
  2. José António Saraiva , já que falas em COBARDIA, deverias ter explicado o que queres dizer com..."...e sobretudo quando se trata do fcp e do Benfica , além da promiscuidade, há também medo…" !!! Vai mais devagar , porque quem está a revelar COBARDIA és tu . 1°, tal como outros confrades jornalistas ,fazes um exercício especulativo, repleto de suposições que não constituem provas nenhumas do que se passou...bem á maneira do jornalismo Português; tudo porque é preciso vender, mesmo porcaria jornalística. A seguir, metes o Benfica no barulho ,(Clube que não foi tido nem achado para o jogo do Jamor, ao invés do Belenenses SAD, que jogou no Jamor…) numa atitude de PURA COBARDIA , fingindo seres implacável para com TODOS OS CLUBES...!!! Para terminar, por que motivo poupaste o scp ? Foi excluído da …" promiscuidade doentia entre jornalistas e clubes…" PORQUÊ ? Será que ouviste falar de "terror em Alcochete" e num tal de "bruno de carvalho" e dos seus pequenos almoços com Jornalistas Amestrados que ele convocava para assistirem aos seus 'shows' ? Nunca fizeste parte dos convocados ? Afinal , sendo mais implacável com uns do que com outros...ainda ousas falar em JORNALISMO COBARDE ?

    ResponderEliminar
  3. Carrega Sarilhos. J A Saraiva, mais um demagogo sem coluna vertebral. !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  4. Nem feito a propósito , a atualidade vem dar razão á crítica que fiz ao texto do "implacável, seletivo e raivoso" J.A.Saraiva. Tudo o que ele supôs sobre o "Soco do Jamor" vai cair por terra...com a apresentação das imagens ao fim de 4(?)dias , devidamente revistas e corrigidas! Basta ter ouvido as recentes graçolas do Turista de Vigo e as do pretenso Boi...a demonstrarem que JÁ TUDO ESTÁ CONTROLADO . ( Muito mais rápido do que a "não descoberta " da dívida de 750.000€ , paga ao Estoril durante o interregno dos 37 dias que foram necessários para ser jogada a 2a. parte desse desafio : mais um recorde bem Português , aplaudido de pé pela Liga e pela FPF .

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!