Últimas indefectivações

segunda-feira, 16 de dezembro de 2019

Pizzi e melhor

"O que é que tenho visto? Tenho visto o Pizzi a jogar cada vez melhor, destralhando o seu jogo daquilo que ele possa ter de mais espúrio (ou transformando, em campo, becos sem saída em linhas de fogo) - e através disso a pôr a equipa melhor também.
Tenho visto o Pizzi a jogar cada vez melhor com a alma a chamar-lhe o coração aos pés onde não há medo e há flor, não há toleima e há golo - e através disso a pôr a equipa melhor também.
Tenho visto o Pizzi a jogar cada vez melhor extraindo mais veleidades de menos desconcertos e mais argúcias de menos negrumes - e através disso a pôr a equipa melhor também.
Tenho visto o Pizzi a jogar cada vez melhor sem que a pressão ou o desafio lhe entortem os pés ou o encalhem em falhanços ridículos ou golpes disparatados - e através disso a pôr a equipa melhor também.
Tenho visto o Pizzi a jogar cada vez melhor moldando a dinâmica do seu jogo em mais iluminados processos de ataque e em menos desleixados processos de defesa - e através disso a pôr a equipa melhor também.
Tenho visto o Pizzi a jogar cada vez melhor em busca da baliza sem se perder por atalhos e a romper, em fogacho, com aquilo que noutros seriam lances rotineiros, chatos ou inócuos - e através disso a pôr a equipa melhor também.
Tenho visto o Pizzi a jogar cada vez melhor a iludir adversários e a destruir marcações, fazendo-o com génio e perspicácia (e com furor e fulgor) - e através disso a pôr a equipa melhor também.
Por isso já disse que quando o Pizzi joga bem, o Benfica joga melhor. E quando o Pizzi joga mal (o que é cada vez mais raro), o Benfica joga pior. Contra o Famalicão, voltei a ver o melhor do Pizzi num Benfica melhor.
(E ainda vi algo desse melhor Pizzi a aparecer, sorrateiro, outra vez, nos pés e na cabeça do Vinícius que, espantosamente, continua a ter lá também um pedaço de Eusébio - e por isso é que ele está no lugar certo à hora certa, nem que seja um segundo apenas)."

António Simões, in A Bola

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!