Últimas indefectivações

domingo, 9 de junho de 2019

O Benfica e os outros da Europa

"O Liverpool ganhou a Liga dos Campeões pela sexta vez na sua história. E Jürgen Kloop ganhou pela primeira vez na vida uma Liga dos Campeões. Kloop é um sujeito tão afável que não admira que quase toda a gente estivesse a torcer pelos de Anfield Road no sábado passado.
Três dias depois da final de Madrid, os reds expuseram no seu site a elaborada preparação que foi posta em marcha para o confronto com o Tottenham. E é, justamente, aqui que entra em acção a equipa B do Benfica contratada por Kloop como parceira de treinos do finalista europeu. E porquê? Porque, segundo o treinador alemão, a equipa de Renato Paiva "tem a mesma pegada do Tottenham". Terá ou não terá, pouco importa, mas a verdade é que durante uns quantos dias num resort privado em Marbella, e por entre o maior secretismo, os "bês" do Benfica representaram o papel do Tottenham numa série de treinos de conjunto com os futuros campeões da Europa.
No início da semana, à laia de curiosidade ilustrada, o Liverpool publicou no seu site o vídeo da jogada que deu origem ao penálti com que inaugurou o marcador em Madrid e o vídeo de uma jogada dos treinos com o Benfica B, uma jogada idêntica em todos os pormenores à que ocorreu em Madrid e que termina, igualmente, com uma mão na área e um penálti para o Liverpool. Pepijn Lijnders, o adjunto de Jürgen Kloop que passou pela formação do FC Porto, deu a sua opinião sobre a flagrante similitude entre o lance do treino em Marbella e o lance do jogo em Madrid: " se olharmos para ambos, podemos ter a certeza de que há muito trabalho feito antes. O jogo com o Benfica B foi um excelente exemplo disso. Treinamos para ter identidade. Quando temos identidade, os jogadores pensam de forma igual ao mesmo tempo", explicou Lijnders.
Também Renato Paiva ficou impressionado ao ver a jogada que conduziu ao primeiro golo do Liverpool. " É incrível a semelhança, não sei se alguma vez, como treinador, estarei numa final da Liga dos Campeões, por isso foi uma oportunidade para estar um pouco mais perto desse ambiente e ver como uma grande equipa se prepara para uma partida dessas", confessou o treinador português. 
Esta notícia tão amplamente documentada pelo Liverpool deixou, naturalmente, os adeptos do Benfica vaidosos por ter sido escolhida a variante B "made in Seixal" como produto de teste para a final da mais importante competição de clubes. Agora resta-nos decidir se a vitória do Liverpool conta como vitória do seu colaborador Benfica na Liga dos Campeões ou se, antes pelo contrário, o que conta para o Benfica, que "fez" de Tottenham nos treinos, é mais uma derrota numa final europeia tendo em conta que o Tottenham sucumbiu em Madrid.
Ora aqui está um tema que, bem espremido, daria para uma série acalorada de educativos programas de televisão."

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!