Últimas indefectivações

terça-feira, 2 de abril de 2019

A envergadura e a pequenez

"O maior momento de exaltação de um grande clube acontece sempre que a Equipa ou o Atleta cumprem em competição o seu desígnio de superação colectiva e individual. A virtude da capacidade de vitória consiste em vivenciar mutuamente a forte união entre os competidores e os seus Adeptos, no momento da celebração de um golo, de uma marca ou de um recorde, e em nenhuma outra ocasião nos sentimos, nós e os jogadores, mais genuínos e mais felizes do que quando podemos celebrar conjuntamente uma vitória ao vivo.
Em todo o caso, nos tempos mais recentes tem vindo a tornar-se comum que os maiores clubes portugueses voltem a consagrar mais tarde, de modo formal, a soma de todas as vitórias e o conjunto dos seus mais destacados protagonistas, em reuniões sociais expressamente realizadas fora dos terrenos de jogo, como manifestações holísticas de afirmação do seu próprio poder desportivo e social perante a comunidade envolvente, nas quais são anualmente consagrados e designados para a posteridade os seus novos heróis, os seus maiores feitos desportivos de cada época e, no patamar mais elevado do ranking dos clubes nacionais, também os seus novos projectos e eventos empresariais mais relevantes.
É assim, precisamente com este espírito, que o Sport Lisboa e Benfica realiza anualmente a Gala Cosme Damião, já convencionalmente vertida, pode dizer-se, numa nova tradição do Clube.
E claro que - como seria de esperar - todos os outros grémios seguiram, depois, o nosso exemplo... Mas é abissal diferença entre as festarolas em que os nossos contendores se entretêem, lá à medida deles, e as dimensões de espectáculo, a competência e a genuinidade sempre garantidas nas festas do Glorioso corresponde, naturalmente, às disparidades patentes entre a envergadura do Benfica e a pequenez dos outros. A diferenciação dos próprios critérios com que os nossos produtores e realizadores partem para as nossas produções, e a escassez de recursos e a mitigada expertise com que os 'curiosos' das outras partes tentem avançar para as deles, torna patética qualquer comparação de modelos e consequências.
Ou seja, de um lado, a dimensão única do Grande Benfica; dos outros, a fatal desvantagem da privação de ideias, da cadência de motivos e da falta de massa crítica.
Neste ano, tirando obviamente os grandes shows de bola na Catedral, no Seixal e na Tapadinha e os verdadeiros festivais de outras modalidades realizados nos nossos pavilhões, a Gala Cosme Damião 2019 efectuada no Campo Pequeno e transmitida pela BTV em sinal aberto, na passada quinta-feita, terá sido o melhor espectáculo criado pelo Benfica no séc. XXI. Pinto final."

José Nuno Martins, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!