Últimas indefectivações

segunda-feira, 24 de dezembro de 2018

É assim, o futebol

"Contra o SC Braga, o Benfica não vai jogar apenas um jogo de futebol, vai jogar mais do que isso - e Rui Vitória ainda mais por ter de lá jogar o seu futuro dentro de uma frase famosa do Hemingway (a que diz):
- O homem nunca se deve pôr em posição de perder o que não se pode dar ao luxo de perder.
A imagem de uma equipa pode nem sempre significar a personalidade de um treinador - mas nunca deixa de ser o espelho do estado de espírito (e não só) do seu treinador (naquele momento). É o que o futebol do Benfica é (sem ser o que já foi): um futebol em forma de mosca morta, um futebol jogado a cacarejar - com dura realidade a galope a ameaçar atropelar-lhe a esperança, deixando-lhe treinador e equipa estendidos no chão a fugir-lhes dos pés, incapazes de lhes resgatarem o sonho, recuperá-lo, reinventá-lo. Cruyff afirmou-o, certa vez:
- No Futebol, qualidade sem resultados é inútil - e resultados sem qualidade é entediante.
É. E, neste Benfica, a qualidade já não é só entediante - é pior. Perante isso, Rui Vitória arrastar-se às suas (desconcertantes) conferências de imprensa com barra de sabão na ponta da língua, branqueando, iludindo, desculpando - e nós sabemos que ele sabe que a partir de determinado ponto, o futebol deixa de aceitar desculpas para só aceitar resultados. É nessa frase que ele está - e, mal lhe falhem resultados, levam-lhe a cabeça, num golpe brusco. Por isso é que este jogo com o SC Braga é, para ele, o que alguns (e poucos) eram para o Shankly:
- ... não de vida ou de morte mas muito mais do que isso.
E, é o que é, porque, por muito que Rui Vitória tenha feito de bom no Benfica (e fez) - o futebol também é um jogo de memória curta, dominado por uma lei (às vezes de requinte sádico) que determina: palavras são palavras, explicações são explicações, promessas são promessas, desculpas são desculpas - e só os resultados são a realidade, só os resultados são a verdade (e salvam)."

António Simões, in A Bola

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!