Últimas indefectivações

terça-feira, 11 de setembro de 2018

Brunão, a melhor série de sempre

"Terminou com estrondo a quinta temporada da série Brunão, considerada por alguns como a obra maior da ficção televisiva portuguesa. Depois de quatro temporadas sempre em crescendo de qualidade e emoção, Brunão terá alcançado com autoridade, neste quinto capítulo, o patamar no qual habitam somente clássicos de culto como The Wire, Sopranos e Breaking Bad.

Se inicialmente a crítica temesse que Brunão se viesse a revelar uma série de consumo fácil para um público ávido de polémicas no futebol, os seus criadores foram surpreendendo episódio a episódio, edificando, com mãos de artesão, um verdadeiro marco no modo português de contar histórias. Totalmente fictícia e sem nenhuma ligação com factos reais, Brunão não perde pelo arrojo - alguns dirão falta de verosimilhança - da sucessão de plot twists absolutamente inebriantes que impõe aos seus espectadores, forçosamente boquiabertos a cada cena. Antes pelo contrário, é na falta de plausibilidade que reside o seu principal encanto.


Desde o despedimento de Marco Silva, à contratação de Jesusão, passando pelas polémicas publicações no Facebook contra todo o tipo de alvos, é verdade que as primeiras quatro temporadas não foram pobres em surpresas narrativas, mas foi efectivamente nesta última que a série alcançou a sua definitiva maturação. O (spoiler alert) episódio do Ataque dos 50 foi absolutamente arrebatador, desafiou todas as convenções formais e será estranho se não for estudado, num futuro próximo, como exemplo de como se escreve um guião irrepreensível para televisão.
As comparações com House of Cards são manifestamente lisonjeiras para com a produção americana, uma vez que, no caso da série que deixou de contar com Kevin Spacey, a realidade já ultrapassa, não raras vezes, a ficção. Brunão nunca deixa de ser interessante e empolgante. Todo o rol de acções autodestrutivas do seu protagonista pode muito bem ter sido a razão pela qual os gregos inventaram o conceito de húbris.
A construção de personagem em Brunão é primorosa, fazendo o espectador acreditar que pode mesmo (numa realidade alternativa, convenhamos) existir um dirigente desportivo tão descomedido, indelicado e incendiário como o protagonista. É notável o que se faz em ficção nos dias de hoje. E ficamos todos a pensar de como seria se isto tudo fosse verdade."

1 comentário:

  1. O mundo lagarto (e não vale aos refinadíssimos vira-casacas virem agora dizer: «Ai, eu não!», que bem os vimos com as bandeiras do brunismo desfraldadas, num seguidismo acéfalo de seita religiosa) adorou, enquanto a entremezada era exibida. Pena o espetáculo ter acabado - aquele número de Alcochete, representado a cacete, estragou-lhes a festa. Mas atenção, que novos personagens se perfilam na casa da comédia lumiarense, alfobre inesgotável da ficção desportiva nacional.

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!