Últimas indefectivações

terça-feira, 26 de junho de 2018

Elogio da coerência (e do aborrecimento)

"Os jogos de preparação criaram um problema a Fernando Santos. As boas exibições de Bernardo Silva, Bruno Fernandes, Gelson e Gonçalo Guedes antes da partida para a Rússia vieram baralhar as contas do seleccionador. Para quem aposta (quase) tudo nos equilíbrios da equipa e na capacidade de Cristiano criar desequilíbrios, acomodar na ideia de jogo – que tão bons resultados tem dado – todo este talento e irreverência não era fácil.
E, como se tem visto no Mundial, a Selecção ficou numa espécie de terra de ninguém. Continua a não encantar, mas também não revela os equilíbrios que a caracterizaram no Euro. Sintomaticamente, depois de um jogo falhado com Marrocos, ontem, Fernando Santos regressou ao sistema do passado. Com resultados assim-assim.
Na hierarquia de talento individual, Bernardo, Gelson, Guedes e Bruno Fernandes vêm logo depois de Cristiano. Mas Quaresma dá mais profundidade do que Bernardo (e não necessita de tanto apoio para atacar), André Silva é mais forte nas disputas de bola do que Guedes e Adrien parece regressado à forma de há dois anos. Com eles em campo, a Selecção ganhou em coerência com a ideia de jogo do seleccionador o que perdeu na capacidade de criar desequilíbrios. Com o Irão, Portugal entrou bem no jogo e vimos, de novo, a Selecção personalizada de Fernando Santos. Uma equipa que, no Mundial, na relação entre eficácia e cinzentismo estético não tem adversários à altura.
Durante a primeira meia hora, mesmo sem assustar um ultra-equilibrado Irão, Portugal conseguiu ter mais posse e controlar a partida com bola (até ao momento em que William deixou de gozar de alguma liberdade de movimentos). Depois de um golo de mágico de Quaresma, e é aí que reside a estranheza, a equipa sofreu mais do que o habitual a defender e saiu mal a construir desde trás. Quando em vantagem no marcador, uma vez mais, foi quando Portugal ficou mais intranquilo.
E agora que o Mundial entra numa fase diferente? Claramente o contexto tornou-se, de novo, mais propício ao jogar de Portugal. Uma selecção que se tem mostrado vitoriosa e mais letal quando pode ser mais aborrecida, não tendo de assumir a iniciativa, e lhe é permitido aguardar pelo erro do adversário. Precisamente o que temos de fazer, já no sábado, com um Uruguai forte a defender (ainda não sofreu golos) e, essencialmente, muito contundente a marcar."

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!