Últimas indefectivações

domingo, 7 de janeiro de 2018

Do futebol ao basquetebol

"A força do futebol constata-se pelos inconfessáveis números das audiências televisivas

1. Em 1610 - há tanto tempo! - Galileu Galilei, neste mesmo dia, viu três luas de Júpiter. Pensou que eram estrelas mas em observações posteriores notou que se moviam juntamente com o planeta. E disse que «todas as verdades são de fácil compreensão, quando descobertas; o problema é descobri-as». Também no desporto, e no futebol luso em particular, as verdades são de fácil compreensão. Mesmo quando são condicionantes. Mas exigem recordações e memórias. Um adepto, um adepto de verdade, tem concretas referências, certas lembranças, ídolos inesquecíveis. Um apaixonado, um verdadeiro apaixonado, bem gestos que não esquece, instantes que não se apagam, encontros que cimentam a nossa identidade. Há quatro anos e dois dias partiu o Senhor Eusébio da Silva Ferreira. Com ele foi um pouco de nós. Um pouco do nosso ser desportista e também do nosso estar benfiquista. E ele também mereceu o tetra. Em ambiciona, legitimamente, o penta. E ficou muito entusiasmado, estou convicto, com a exibição que a equipa de Rui Vitória realizou frente ao Sporting. Foi uma exibição com garra e bem estimulante. Foi uma exibição que evidenciou muito coração e forte audácia. Foi, porventura, a melhor exibição da presente época desportiva. E que legitima a crença na conquista de três pontos em cada um dos próximos dezoito jogos. O que resta e os que restam. A primeira final joga-se hoje em Moreira de Cónegos. Recordando-nos que na época passada o Benfica venceu por um a zero e com o golo a ser marcado por Mitrolgou. Mas faltavam então sete jornadas para o final da Liga. E hoje termina tão só a primeira volta de uma Liga jogada dentro e muito fora das quatro linhas e com a inovadora presença do VAR. Que é uma nova verdade. Também ela em fase de descoberta. E suscitando perplexidade legítima e, por vezes, fundadas críticas. E, logo, reacções que só a paixão entende. E esta, a paixão, é uma descoberta permanente.

2. Muito se fala de manipulação de resultados. Há poucos dias comprei um interessante livro que aborda, quase em confissão sentida, esse mundo. O título é bem sugestivo: 'O submundo do futebol: confissões de um manipulador de resultados'. O seus actores são Alessandro Righi, Emanuele Piano e Wilson Raj Perumal. Este último foi durante mais de vinte anos manipulador de resultados. Foi preso e resolveu fazer as revelações da sua vida. Por isso o livro é, com as suas verdades, a história da vida de homem. Mas acreditem que a leitura do livro, com as suas descrições pormenorizadas, nos deixou, por vezes, bem perplexos. Chegando a manipulação, ao futebol feminino ao nível de selecções! E, no mais, fomos advertidos no prefácio que foi bem difícil encontrar uma editora para dar à estampa o livro. Muitas das contactadas rejeitavam pelo pesadelo jurídico a que estariam sujeitas. O mesmo pesadelo, por razões e circunstâncias diferentes, a que alguns estarão sujeitos em Portugal.

3. Na próxima quarta feira nas Caldas da Rainha - também a cidade de Bordalo Pinheiro e das suas peças singulares que, agora, a Visabeira, com o seu muito gosto, globalmente comercializa - realiza-se um dos encontros que marcam os quartos de final da Taça de Portugal. É um jogo em que se defrontarão os dois únicos representantes do Campeonato de Portugal. O que significa que a Taça de todo o futebol terá, na presente época desportiva, e nas suas meias finais, um clube daquela relevante competição federativa. E Caldas ou Farense defrontarão o Rio Ave ou o Desportivo das Aves. Sonhando com uma presença no Estádio Nacional. Acredito que a cidade das Caldas vai parar. Em dia de trabalho e de escolas. Tal como milhares de adeptos acompanharão, em dia de forçadas férias, e com a fé de sempre, o seu Farense. O que me recordo é de uma confronto final entre Farense, então de Paco Fortes, e o Estrela da Amadora. Um e outro já estiveram largos anos na primeira divisão. Hoje primeira Liga. Mas Caldas e Farense sabem bem que nos próximos dias terão alguma atenção mediática. Mesmo que não tenham transmissão televisiva. Merecida e justa. Desde logo pelo retorno financeiro que proporciona. Singularidades destes tempos!

4. A força do futebol constata-se pelos inconfessáveis números das audiências televisivas. Nos vinte programas mais vistos de 2017 doze resultam de transmissões de futebol. A maior parte de jogos da nossa selecção nacional. Nas nessas doze transmissões vencedora encontrarmos, ainda, os jogos do da Liga dos Campeões entre o Benfica - Bayern de Munique e também o Juventus - Futebol Clube do Porto. E, ainda, o final da Taça de Portugal entre Benfica e Vitória de Guimarães. E, no meio, vemos alguns programas do 'Pesadelo na Cozinha'. Lazer e prazer. Competição e provocação. Mas com o futebol a ganhar às novelas e a provocar que os nossos canais de notícias sejam, com a complacência da ERC, quase que canais desportivos em largos minutos da suas edições. Acredito que a nova ERC não deixará, por ser da sua legal competência, de analisar, com o cuidado que se impõe, esta outra lusitana singularidade. Sendo que só importa, aqui, descobrir a verdade! Diria as verdades!

5. Ontem à tarde, naquela tarde fria que nos levava à lareira da nossa infância, parei na BTV e assisti aos momentos finais do jogo de basquetebol que opôs o Benfica ao Terceira Basket. Joguei basquetebol. E fui, com orgulho, campeão pelo Liceu Nacional de Viseu, hoje Escola Secundária Alves Martins. E vi, ao vivo, muitos jogos. E acompanhei, para além do Benfica, o Queluz. Também campeão. E convivi, e convivo, com grandes jogadores como o Carlos Andrade. Naqueles momentos finais deslumbrei-me com três triplos do jovem Rafael Lisboa.  São dezoito anos que já evidenciam talento e qualidade. Também competência e já excelência. E recordei o Senhor seu Pai, Carlos Lisboa. Também ele uma das minhas referências. Sabendo bem que «a história é o registo de um encontro entre o carácter e a circunstância»!"

Fernando Seara, in A Bola

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!