Últimas indefectivações

domingo, 16 de abril de 2017

Impunidade

"Quando eu era miúdo e só havia dos canais de televisão em Portugal, o Telejornal era quase um momento religioso lá em casa. À hora de jantar, o país parava para ver as notícias de Portugal e do mundo e continuava o momento de devoção com uma telenovela brasileira, mas das boas.
Nas notícias das 20h ficava a saber da situação política, social e cultural do mundo que me rodeava. Havia muita coisa que eu não percebia, mas perguntava e explicavam-me.
Esta semana coloquei-me no lugar de uma criança de dez anos à mesa com os pais à hora de jantar e com a televisão ligada nas notícias. Não sei se isto ainda acontece nos lares portugueses ou se os miúdos estão somente com o iPad em frente ao prato, mas tentei imaginar de que forma é possível explicar a uma criança que a notícia de abertura é a de um sujeito, jogador e adepto de futebol, que deu uma joelhada na cabeça de outro - com vídeo e tudo - e que depois vem dizer que não se lembra do que fez. Como se explica a impunidade a uma criança? Ou até mesmo a um adulto? É simples. Pega-se nos últimos trinta e tal anos do futebol português e mostra-se as provas: campeonatos inquinados, coacção a árbitros, corrupção provada em tribunal, violência contra adversários e antigos treinadores e jogadores, empresas de segurança privadas que tresandam a ilegalidade, claques que negoceiam bilhetes para jogos, suspeitos de tráfico de droga, um suícidio por explicar dentro do estádio, relações privilegiadas com algumas da piores casas de má-fama da cidade. São mentiras atrás de mentiras, esquemas em cima de esquemas. Condenações efectivas para dirigentes ou para o clube? Nada. Impunidade e FC Porto, de mãos dadas desde 1982."

Ricardo Santos, in O Benfica

PS: Devido à incompetência do Carteiro, recebi O Benfica com uma semana de atraso!!!!! Mas como não quero deixar de 'postar' as colunas de opinião, mesmo fora de 'contexto' aqui ficam...
Este O Benfica, saiu após o empate com os Corruptos na Luz e após a qualificação para o Jamor... Antes do jogo em Moreira de Cónegos.

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!