Últimas indefectivações

quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

'Derby' invisível no estrangeiro

"Quem tiver passado os olhos, ontem, pelos principais jornais desportivos da Europa, ficou com a ideia clara da invisibilidade do derby de Lisboa no contexto internacional.
Eu sei que há verdades que não gostamos de ouvir e esta é, por certo, um delas. Que nos remete, contudo, para um problema mais vasto, que urge atacar. A Liga portuguesa tem impacto para cá, pela diáspora e pela lusofonia africana. E nada mais. No domingo, Elvas parou para ver o jogo da Luz, mas em Badajoz ninguém sabia do principal clássico do futebol nacional. O mesmo aconteceu em Vila Real de Santo António e Ayamonte, Vila Formoso e Fuentes de Oñoro e Valença e Tuy. Uma leitura dos jornais espanhóis Marca, As e Mundo Desportivo, do francês L'Equipe, dos italianos Gazzetta e Corriere dello Sport e dos suplementos de desporto dos ingleses Times e Daily Telegraph, remete-nos para o carácter residual da informação sobre o derby dos derbies, ou nem isso, em alguns casos nem o resultado é referido.
Trata-se de um quadro quiça injusto, pelo histórico deste confronto, que começou em Carcavelos a 1 de Dezembro de 1907, pelo ambiente de Bombonera gerado pelo espectáculo e pela qualidade do futebol praticado, ao nível da Champions. Mas não vale a pena fazer como a avestruz e enfiar a cabeça na areia, importa é pensar uma via que coloque a Liga portuguesa - através dos seus principais jogos - na agenda da Europa rica do futebol.
Esta é a missão que deveria empenhar a Liga dos Clubes, apostando na divulgação do produto que tem para vender, convidando jornalistas internacionais para assistirem às principais partidas do nosso campeonato, numa lógica de afirmação que tarda. É o preço que pagamos pela preferia geográfica deste cantinho a oeste do Velho Continente. Um custo que precisamos urgentemente de descontar, através da internacionalização. Uma missão a que a Liga deve meter mãos, cumprindo o desígnio de evolução e modernização a que deve obedecer."

José Manuel Delgado, in A Bola

2 comentários:

  1. abidos, e depois vem o liposapirado falar de que ele é referido lá fora... lol!

    Alguém tem de o colocar em sentido. Este tipo de dirigentes não interessam ao futebol nacional. São dirigentes exploradores e não construtores.

    ResponderEliminar
  2. E depois há " As Bolas" a colocarem em manchete o Real Madrid - Barcelona. Como se isso Nos interessa-se para alguma coisa

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!