Últimas indefectivações

segunda-feira, 3 de outubro de 2016

Vermelhão: Liderança com muito Sol...!!!

Benfica 4 - 0 Feirense


Mais uma goleada, num jogo com golos 'estranhos' - é verdade -, mas num magnifico Domingo à tarde numa Catedral repleta!

Quando no primeiro ataque do jogo, o Feirense falhou um golo de 'baliza aberta' -  num cruzamento praticamente igual a outros cruzamentos noutros jogos... -, quase sempre nos primeiros minutos; fiquei descansado!!! O Benfica vai ganhar...!!! Foi um déjá vú...
Este 'problema' tem que ser resolvido, a equipa não pode entrar desconcentrada... haverá algum jogo, onde a bola vai entrar, como aconteceu no Benfica-Setúbal da época anterior!!!
A 1.ª parte não foi bem conseguida, criámos pouco perigo, as dificuldades de chegar à área adversária eram evidentes... Tirando um aceleração do Guedes, e uma cabeçada do Salvio, só em bolas paradas íamos criando perigo... Apesar disso a vantagem mínima era justa!
Nestas analises existe sempre uma 'confusão': o Benfica pode fazer um jogo 'mau'. abaixo do expectável; e o adversário pode estar a jogar 'bemzinho' - basicamente defendendo bem - jogando acima do expectável; e mesmo assim, o Benfica pode ser um justo vencedor...
Hoje por exemplo, o Feirense, criou a tal oportunidade no 1.º minuto, e criou outra praticamente a 'fechar' o jogo (grande defesa do Ederson), e pelo 'meio', no ataque, nada fez... nem alguns passes errados, feitos pelo Benfica, na 1.ª fase de construção, souberam aproveitar!!!

No 2.º tempo melhorámos, alguns jogadores subiram de rendimento, e houve mais espaço! Era impossível o Feirense conseguir manter a pressão defensiva durante os 90 minutos! Aliás este é um dos problema recorrentes dos nossos adversários internos... A intensidade é tanta, que raramente dura 90 minutos... nem à bomba!!!
Os golos foram aparecendo, e podiam ter sido mais... A entrada do Cervi acabou por ser decisiva, pois deu velocidade e posse de bola ao Benfica.
Aqueles minutos finais, com muitas trocas de bola, nas linhas atrasadas, até podem 'chatear' os sócios mais virados para o ataque, mas o Benfica só estava a fazer aquilo que era preciso para vencer, e conquistar os 3 pontos!
Duas notas:
- o auto-golo e o golo de ressalto, contam tanto como os outros!!! Em Nápoles tivemos 'azar' em alguns lances, os Lagartos em Guimarães dos 3 golos, dois são claramente 'frangos'!!! Como se costuma dizer é Futebol!!!!
- o Luisão esteve perto de marcar por 4 vezes! Não marcou, mas curiosamente, no 1.º e no 4.º golo do Benfica, o Luisão foi fundamental: no 1.º ao 'atrapalhar' os Centrais adversários; e no 4.º ao 'resolver' aquele problema com a barreira: à boss...!!!
Não é fácil escolher o jogador em maior destaque, sendo assim afirmo que o Semedo e o Guedes fizeram provavelmente o melhor jogo da época!!! Sendo que o Guedes finalmente compreendeu que tem que dar 'linhas de passe' interiores, não pode estar sempre a 'fugir' para as Alas... e que às vezes, a melhor decisão é o passe fácil, não é necessário fazer uma 'grande' arrancada sempre que toca na bola...!!! O Salvio fez uma excelente 2.ª parte! O Grimaldo continua a espalhar magia... mas tem que melhorar na 'saída' de bola, não pode fazer sempre a mesma finta para dentro; O Luisão regressou em grande... mostrou-se inclusive 'seguro' nas jogadas onde a velocidade era fundamental!!! O outro regressado, o Ederson, fez duas defesas (num cruzamento, e num remate perto do final), mas esteve muito em jogo, no jogo com os pés... é neste momento, claramente o nosso melhor guarda-redes; O Fejsa nas recuperações de bola esteve como é normal intratável... mas continua a falhar alguns passes em zonas proibidas! O Lindelof começou demasiado preocupado com as 'costas' do Luisão, mas acabou por fazer um dos jogos mais seguros, nesta posição: Central do lado esquerdo...
O Mitro esteve em dia 'não', o Pizzi voltou a não convencer no 'meio' (mas acabou por compreender as suas limitações... e tentou jogar fácil), mas foi o Carrillo que se 'destacou' pela negativa!!! Independentemente do momento de forma, dos sistemas tácticos, ou de outra variável qualquer, se o Peruano quiser jogar no Benfica, tem que ter uma atitude bastante diferente...
O Cervi entrou muito bem, aliás tem sido quase sempre assim durante a época: o jogador que salta do banco, para jogar na ala esquerda, 'entra' sempre bem... o problema é quando são titulares!!!!
Tivemos ainda a estreia oficial do Zivkovic, poucos minutos, mas a qualidade no toque não engana!!!
O puto Zé Gomes, está a fazer a sua caminhada, hoje já fez a sua primeira jogada de 'empolgar' a bancada (remate ao lado); e logo a seguir a primeira má decisão dentro da área, ouvindo logo a reprovação da Catedral!!!!
Sobre as duas supostas 'novelas' (Luisão e Júlio), só tenho a dizer que quem decide é o treinador! Na baliza a questão parece-me resolvida; nos Centrais, com o regresso do Jardel suspeito que o Luisão volte a ser 3.ª opção... O Luisão será chamado, quando for necessário, e tenho a certeza que quando isso acontecer, o Capitão irá estar preparado...
O mais extraordinário nestas 'novelas', é que tenho a certeza, que ambos os jogadores, são líderes de balneário... e tenho a certeza, que a jogar, ou no banco, serão sempre os primeiros a exigir o máximo a todos os jogadores!!!
Tentei não falar do árbitro durante a crónica, e não foi nada fácil!!! No Estádio fiquei claramente com a ideia que ficaram pelo menos 2 penalty's por marcar a favor do Benfica... Mas o mais grave, foi mesmo o critério técnico!!! O homem hoje, deixou as regras em 'casa', e fez uma daquelas supostas arbitragens à inglesa, onde não marca nada... é verdade, que também não marcou algumas faltas feitas por jogadores do Benfica, mas com a maioria da posse de bola no Benfica, a equipa mais beneficiada pela impunidade foi claramente o Feirense, que fartou-se de dar paulada... até ao último minuto!!! Como é óbvio a partir do momento que os jogadores do Feirense, perceberam que o árbitro nada marcava, começaram a distribuir 'pau'... e depois, ainda nos queixamos de termos muitos jogadores lesionados, com lesões traumáticas... É que este tipo de arbitragens te sido a norma...!!!
Hoje, além disto, ainda tivemos foras-de-jogo mal assinalados, outros que deviam ter sido marcados e não foram... e ainda uma novidade: Livres assinalados a favor do Benfica, sempre marcados 2 a 3 metros, atrás do local onde a falta foi cometida!!!
Era muito importante vencer hoje. Esta interrupção do Campeonato por 3 semanas, vai saber muito melhor com a liderança isolada reforçada!!! Todos estamos à espera do regresso dos lesionados, e esta paragem parece ser ideal para isso acontecer... só o Jiménez deverá ter o regresso atrasado, de resto, deveremos ter todos de volta!!!
Recordo que o próximo 'bloco' de jogos, será muito importante, pois tem, os dois jogos com o Dínamo de Kiev, além do clássico com os Corruptos! E para estes jogos, precisamos de todos os jogadores do plantel...
O jogo particular com o Santos no Brasil, e a eliminatória com o 1.º Dezembro deveria ser aproveitado para dar ritmo a alguns destes jogadores...

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!