Últimas indefectivações

terça-feira, 1 de março de 2016

Vermelhão: Jonas, medicamento para serenar as almas !!!

Benfica 2 - 0 União da Madeira


Foi um jogo estupidamente nervoso: marcámos no primeiro remate, mas depois, mesmo jogando lento, tivemos muitas oportunidades de aumentar a vantagem, mas fomos falhando golo atrás de golo... criando nas bancadas aquela sensação de que os outros, no primeiro remate de jeito podiam empatar!!! Até que o Jonas desvia para o bis, e para o descanso dos corações vermelhos...!!!

Ao contrário do que foi dito antes do jogo o Rui Vitória resolveu 'proteger' o Renato e o André... e com o castigo do Eliseu, entrámos em campo com 3 alterações. Foi um risco calculado, mas podia ter custado caro... O União veio defender, com 11 jogadores nos últimos 30 metros durante os 90 minutos... Só a velocidade do Toni Silva criava algumas preocupações... de resto, foi o Benfica a trocar bola... Afunilámos em demasia o jogo, o Pizzi e o Nico iam para o meio... e os nossos laterais não conseguiam criar desequilíbrios!!! Tudo isto, deu num jogo 'chato' e nervoso!!!
Estes jogos, normalmente são jogos de paciência. Eles procuram o nosso erro, e nós com o decorrer dos minutos, vamos ficando nervosos até ao jogo ficar 'fechado'... Em todo o jogo, tivemos 3 perdas de bola perigosas (mais duas culpa do árbitro), sendo que uma delas, foi no final com 2-0... Esta é uma das diferenças do Benfica esta época: jogamos mais lentos na 1.ª fase construção, mas perdemos menos bola, a equipa é apanhada em contra-pé menos vezes... e talvez isso explique a consistência do Benfica, contra adversários mais fracos...
O Júlio César acabou por ter uma grande intervenção, numa saída fora da área, arriscando o vermelho!!!
O Lindelof voltou a ser o nosso melhor Central... o Jardel, esteve muito desconcentrado no passe... As grandes novidades foram nas Laterais: o Nelsinho regressou à titularidade estranhamente amorfo... é verdade que o melhor jogador do União caiu em cima dele, mas espera-se mais do Nelsinho. O Grimaldo foi titular pela primeira vez, e voltou a demonstrar a sua especialidade: cruzamentos! Defensivamente tem alguns problemas, não é muito rápido nem muito forte fisicamente... das bancadas, tem ares de Leo... incluindo a agressividade do nosso ex-canhoto!!!
No Meio-campo, o Samaris tem lentamente regressado à forma do início da época, onde era um jogador fundamental... O Talisca, acabou mais uma vez, por confirmar a falta de intensidade. Faz passes magníficos, mas depois falta o resto...
O Pizzi, voltou a falhar alguns passes incríveis... curiosamente, quando regressou à posição '8', até melhorou! O Nico continua a demonstrar má forma...
O Jonas marcou mais dois... e fez jogar toda a equipa. Este tipo de jogos, com domínio territorial por parte do Benfica, são ideais para o Pistoleiro!!! O Mitro acabou por estar infeliz na finalização, mas esteve bastante activo...

O Cosme voltou a fazer das suas, dos 4 contra-ataques perigosos do União na 1.ª parte, dois foram em consequência de faltas óbvias não assinaladas!!! Mesmo assim notou-se a tentativa de evitar cartões... para não castigar ninguém para a próxima jornada (pelas crónicas em Guimarães o árbitro tentou fazer o mesmo... mas não conseguiu!!!)... no Estádio pareceu-me ter decidido bem, no lance com o Jardel... mas se ele quisesse podia ter complicado a vida ao Benfica!
Antes desta jornada, em discussão com amigos, defendi a tese que o empate no Alvalixo praticamente garantia a vitória do Benfica no Campeonato!!! Hoje, depois, do empate dos Lagartos, mantenho a mesmo opinião: vitória ou empate, o Benfica será seguramente Tricampeão; se com 3 pontos de desvantagem, a derrota seria fatal, agora com 1 ponto, acredito que mesmo no cenário pior, o Benfica vai-se manter na luta...
Agora, independentemente das teorias, já é tempo do Benfica vencer um jogo deste tipo, esta época... Acredito que a falta de intensidade de hoje, não irá contagiar o jogo do próximo Sábado... Bem pelo contrário!!!

Estiveram quase 45 mil pessoas na Luz, numa Segunda-feira à noite. Tínhamos 57 mil bilhetes vendidos para Domingo. Com mais alguns vendidos no dia do jogo, provavelmente teríamos 60 mil na Luz, num Domingo à tarde, com frio, mas com muito Sol... Como escrevi anteriormente, acho que o Presidente do União, foi canalha, e criou as condições necessárias para este jogo ser adiado... Compreendo que o Norton de Matos, sendo um ex-jogador e um ex-treinador do Benfica, seja bem recebido... mas muito sinceramente, ter cedido o CFC para eles treinarem no Domingo, foi uma estupidez!

5 comentários:

  1. Realmente o Jardel naquele lance pôs-se a jeito. Não que tenha feito falta (porque não fez e mesmo a ter feito seria fora de área), mas em Portugal isso não seria problema para lhe mostrar amarelo.

    Em relação a ceder o CFC, nessa situação eu não vejo grande problema. Até acho que em situações como a deste fim-de-semana, a equipa devia viajar mais cedo e caso quisesse treinar poderia fazê-lo nas instalações do adversário

    ResponderEliminar
  2. É verdade, Daniel, é verdade que sim, mas mais a jeito ainda, se puseram o gajo (vi o resumo em stream e nem vi quem foi) que atropela o vítor andrade já nos descontos em guimarães e o william carvalho. depois de tanto falarem na situação do Renato no Restelo, hoje, o william Carvalho... Enfim, os cães ladram, a caravana passa.

    ResponderEliminar
  3. É verdade, Daniel, é verdade que sim, mas mais a jeito ainda, se puseram o gajo (vi o resumo em stream e nem vi quem foi) que atropela o vítor andrade já nos descontos em guimarães e o william carvalho. depois de tanto falarem na situação do Renato no Restelo, hoje, o william Carvalho... Enfim, os cães ladram, a caravana passa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em relação ao falatório, nem é nada de novo infelizmente.
      Tenho de ser honesto e não tenho a certeza que tenha sido gp sobre o Vitor Andrade. Aceito a decisão, mas se fosse gp não era nada de mais.
      Mas sabendo como são os verdes, já viu se havia gp? Ia ser uma semana irrespirável para toda a gente. O árbitro não quer isso e mesmo a maior pancada do mundo seria vista como duvidosa. Em relação ao William Carvalho, sem dúvida que podia e se calhar devia ter levado amarelo e consequente vermelho. Se bem que este ano o Sporting tem jogadores que preocupam mais que William.

      Eliminar
  4. Subscrevo a cronica do jogo e a analise individual dos jogadores, perfeito!

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!