Últimas indefectivações

segunda-feira, 21 de março de 2016

Só a cortiça

"Com a qualificação do Sp. Braga para os 'quartos' da Liga Europa, Portugal recuperou a França o 5.° lugar no ranking da UEFA. Os franceses têm ainda o PSG na Liga dos Campeões e nós temos o Benfica, pelo que o desempenho europeu dos arsenalistas será importante para mantermos a posição até ao fim, o que permitirá ao 3.° da Liga de 2017/18, disputar o playoff da Champions em vez da 3.ª pré-eliminatória. 
Os quatro primeiros do ranking são, naturalmente. quatro potentados do futebol e do Velho Continente: Espanha, Alemanha, Inglaterra e Itália. Os outros dois, França e Rússia, seguem em 6.º e em 7.º, com Portugal a intrometer-se assim numa disputa a seis que passou a ser a sete graças à valia dos clubes de um pequeno país de 10 milhões de habitantes - os outros vão dos 47 milhões da Espanha aos 145 milhões de russos, todo um mar de recursos humanos e financeiros.
Também noutro ranking da UEFA o de clubes avaliados um a um pela participação nas competições europeias, nas últimas cinco épocas. o Benfica surge em 6.° lugar e é o único emblema do 'top ten' que não pertence a um dos grandes países europeus, sendo preciso ir até à 14.ª posição para encontrar o primeiro russo, o Zenit, logo seguido do segundo português, o FC Porto.
E se olharmos para o ranking da FIFA encontraremos a Selecção Nacional em 7.°, a quarta europeia, pelo que lanço a pergunta recorrente: haverá outra área de actividade em Portugal tão reconhecida internacionalmente como o futebol? Não, não há.
Quer dizer, por uma questão de patriotismo devemos sempre contar com a cortiça."

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!