Últimas indefectivações

quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Um terço da Liga

"Jornada atípica na Liga portuguesa, esta 11.ª. Não tanto pelo facto de Benfica, Porto e Sporting terem ganho, mas antes pelo modo como as três vitórias se concretizaram face às expectativas, e prognósticos em função da maior ou menor ciência futebolística. Acontece que uma das belezas e aliciantes do futebol reside na sua relativa imprevisibilidade.
Quem diria que o Tondela, último classificado, a jogar não em casa, mas em Aveiro, esteve perto de tirar 2 pontos ao Porto num penalty (a propósito, não foi Lopetegui que estranhou que o Benfica lá tivesse jogado e que, na Taça de Portugal, o Porto tenha sido o único dos grandes a jogar na verdadeira casa do adversário - Varzim - ignorando depois que foi jogar contra o Angrense noutra ilha açoriana. É caso para dizer «por qué no te callas?»). Já o Sporting, campeão dos penalties decisivos, consegue o já habitual no último minuto para disfarçar o sistema bipolar em que vem jogando (um jogo bem, outro mal).
Ah! Faltava o Benfica, este ano mais europeu. Quase condenado a desistir da Liga, após insucesso em Braga, segundo muitos cronistas. E, afinal, venceu não por um golo, mas por dois, perante um Sporting de Braga de grande qualidade. Entre vários aspectos que, com alguma consistência, têm sido referidos, o Benfica perdeu Lima e Maxi Pereira. E então Enzo Pérez que só saiu em Janeiro? E Sálvio? E as lesões graves de Luisão e Nélson Semedo?
Afinal, o campeonato ainda tem 691 pontos em disputa. Faltam 2/3. Há muito por decidir. Claro que ir à frente é sempre um maior estímulo e vantagem. Mas parece-me cauteloso não falar de desistências precoces."

Bagão Félix, in A Bola

1 comentário:

  1. Aprecio sempre (e muito) o que escreve Bagão Félix, mas tenho de lamentar o erro de palmatória que cometeu neste último artigo.
    É que o Angrense jogou na sua ilha, a Terceira, embora num estádio que não é aquele em que habitualmente joga.
    Nesta coisa da geografia dos Açores, até o mais ilustrado (continental) se engana.
    É sina dos açorianos, mas, por mim, perdoo ao simpático benfiquista.

    Um benfiquista açoriano

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!