Últimas indefectivações

sexta-feira, 28 de agosto de 2015

O adeus de Platini e o futuro do prémio

"Mónaco - Michel Platini terá entregue, ontem, o troféu de Melhor Jogador na Europa (MJE) pela última vez enquanto presidente da UEFA: se nada de anormal acontecer, o francês vencerá a eleição para presidente da FIFA, a 26 de Fevereiro.
Será curioso perceber que futuro terá o MJE sem Platini, pois foi ele a criá-lo, em 2011, com o objectivo de trazer de volta o espírito que presidiu à criação da Bola de Ouro da France Football, em 1965, destinada apenas a jogadores europeus (é por isso que nem Pelé ou Maradona a venceram, enquanto Platini a ganhou por três vezes).
Desde a sua primeira edição, a intenção de Platini esteve sempre presente: impedir que a FIFA fosse a única protagonista na escolha anual do melhor jogador do mundo (lembre-se que a Bola de Ouro da France Football fundiu-se, em 2010, com o prémio Jogador do Ano FIFA). E desde logo com uma diferença: dar a escolha, apenas e só, a jornalistas, nascendo aí uma parceria com a European Sports Media (ESM, da qual A Bola é fundadora), que faz a ponte com um jornalista de cada um dos países das 54 federações membros da UEFA.
É legítimo questionar como será em Agosto de 2016: Platini em Zurique, sentado na cadeira de Blatter, assistindo pela TV à obra criada exclusivamente por ele, ao mesmo tempo que os assistentes e técnicos da FIFA já preparam as formalidades para a Bola de Ouro, entregue em Janeiro.
Não acreditamos que o MJE caía com a saída de Platini. Mas cinco anos ainda não foram suficientes para fazer deste troféu um concorrente ao FIFA Ballon d'Or. O impacto mediático criado é reduzido, o evento morre logo após o início do sorteio da Champions e até o nome não ajuda: é demasiado técnico, pouco sexy e nem a estatueta foi, sequer, baptizada. Nem que fosse conhecida como Michel, tal como me dizia ontem um jornalista nórdico: «Um Michel de prata»."

Fernando Urbano, in A Bola

2 comentários:

  1. ...o teu PROBLEMA chama-se REI MESSI......ser invejoso é muito feio....se te olhares ao espelho....VAI VER UM MELÃO....

    ResponderEliminar
  2. O problema é que este caramelo sempre manipulou tudo, e agora continuará a manipular â escala global...

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!