Últimas indefectivações

sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Bronzes para o Rio

"Sucedem-se os eventos em diversas modalidades com disciplinas no Programa Olímpico e, consequentemente, os decisivos apuramentos para os Jogos Olímpicos (JO) Rio 2016. Nos distintos sistemas de qualificação, há muitos nos quais o resultado nos Campeonatos do Mundo é determinante. Outros centram-se na obtenção de determinada marca e há ainda os que valorizam o ranking mundial. Temos ainda modelos em que o atleta conquista a quota garantindo assim a sua participação e outros em que a quota é atribuída ao país.
A canoagem conseguiu seis quotas no Campeonato do Mundo. Fernando Pimenta com uma inédita medalha de bronze no K1 1000 metros assegurou a primeira que veio a ser aumentada para quatro com o quinto lugar do K4 1000 metros (Fernando Pimenta/João Ribeiro/Emanuel Silva/David Fernandes), Hélder Silva com um 8.º lugar na C1 200 metros e Teresa Portela com um 9.º lugar em K1 500 terão garantido mais duas vagas. Uma equipa que há anos se destaca no desporto português e que só não foi alargada a mais quatro atletas por umas malfadadas milésimas de segundo (0,018) que impediram o K4 500 (Joana Vasconcelos/Francisca Laia/Beatriz Gomes/Helena Rodrigues) de garantir a participação olímpica.
Os Mundiais sucedem-se e resultados como o espectacular desempenho de Nelson Évora, que o levou ao bronze com a sua melhor marca do ano, sinal de superação, ou a decisão técnica que afastou Telma Monteiro podem repetir-se.
A um ano dos JO, Portugal contabiliza duas medalhas de Bronze em Mundiais de disciplinas do programa do Rio 2016. Em período homólogo, para Londres 2012, o único medalhado era Rui Bragança no taekwondo, mas, apesar disso, não teve acesso aos JO.
Preparar-se pois estes resultados, os bons e os menos bons, não vão determinar o resultado no Rio 2016."

Mário Santos, in A Bola

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!