Últimas indefectivações

terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Essa estranha avaliação do ouro...

"Logo no seu primeiro ano de Benfica, Eusébio ficou em segundo na votação de a Bola de Ouro - tinha 20 anos. Durante os anos seguintes, venceu por uma vez (1965) e viu serem vencedores Masopust, Yashin, Denis Law, Bobby Charlton, Flórián Albert, George Best, Rivera, Muller - algum era melhor do que ele?

Janeiro, mês de Eusébio. Para mim sempre mereceu páginas e páginas como o mais fascinante jogador que vi ao vivo. Eusébio jogou num tempo em que a Bola de Ouro não se repetia: dividia-se. O objectivo era premiar cada ano um jogador diferente. Tanto assim que só em 1973, Johan Cruyff conseguiu a proeza de ser o primeiro a ter duas. E o prémio foi entregue pela primeira vez em 1956.
1962 - Eusébio: avançado n.º1 da Europa; segundo classificado na eleição do Bola de Ouro do 'France Football'. À sua frente, apenas Josef Masopust, do Dukla de Praga, acabado de se sagrar vice-campeão do Mundo com a selecção checoslovaca.
Classificação dos dez primeiros:
1.ª Josef Masopust (Dukla de Praga) 65 p.; 2.º Eusébio (Benfica) 53 p.; Schnellinger (FC Koln) 33 p.; 4.ª Sekularac (Estrela Vermelha) 26 p.; 5.º Jurion (Anderlecht) 15 p.; 6.º Rivera (Milan) 14 p.; 7.º Jimmy Greaves (Tottenham) 11 p.; 8.º J. Charles (Roma) 10 p.; 9.º Galic (Partizan) 10 p.; 10.º Gorocs (Ujpest) 6 p.
Águas ficaria com os mesmos quatro pontos que Kopa (Stade de Reims), Dennis Law (Manchester United) e Sivori (Juventus), o vencedor da edição anterior.
Eusébio de novo no topo da Europa.
- Escutei a notícia pela rádio e confesso que senti um arrepio de emoção -, confessa Eusébio.
- Mas já passou. Reconheço a distinção, sinto a honraria, e só prometo que tudo farei para a justificar, quiça pregar uma partida a Masopust brevemente. Mas não me deslumbrei demasiado. Gostei, é evidente, mas sei que afirmar às quatro partidas do Mundo que sou o maior avançado europeu não basta: é preciso prová-lo e é por isso que me esforço, trabalhando cada vez mais! -, promete Eusébio.
Josef Masopust: nascido em Most, na Boémia do Norte, antiga Checoslováquia, em 1931; centro-campista que aliava uma força física impressionante a uma técnica requintada, formou uma grande dupla com Pluskal no Dukla e na selecção checa; Eusébio prometia-lhe uma partida e fez-lhe duas - pelo Benfica eliminou o Dukla da Taça dos Campeões, pela Selecção Nacional eliminou a Checoslováquia do Campeonato do Mundo de 1966; acabaria a carreira num modesto clube belga, o Crossing de Molenbeek.
Josef Masopust: jornalistas de dezanove países europeus, correspondentes do 'France Football', provavelmente a melhor publicação sobre Futebol de todo o Mundo, formaram o colégio eleitoral que o elegeu como melhor jogador da Europa do ano de 1962. Cada um deles votava em cinco jogadores, atribuindo-lhes uma pontuação decrescente de 5 até 1. Ainda é assim, mas os correspondentes são mais numerosos.

Faltavam os franceses
Jaques Ferran: 'É um destes solistas admiráveis, um destes criadores de golos a que a multidão arranca a camisola, gritando de entusiasmo. Joga num equipa latina, Benfica, e é mais do género de Sivori do que de Masopust. Trata-se de Eusébio.
O Benfica, campeão da Europa pela segunda vez, deve-lhe muito. Ao mesmo tempo que empalidecem os astros de Águas, de Germano, de Costa Pereira, a estrela Eusébio não pára de subir. O negro de Moçambique, que é, aos 20 anos, o único jogador 'europeu' de quem se pode fazer um paralelo com Pelé sem receio do ridículo. Lembrar-me-ei sempre do golo que ele marcou em 1961, em Montevideu, durante o terceiro jogo Peñarol-Benfica da Taça Intercontinental. Eusébio, que acabara de ser inscrito pelo Benfica, não estava convocado para jogar. Os portugueses chamaram-lhe à última hora e os uruguaios pensaram que, com Eusébio ou sem ele, o sucesso da sua equipa não estava em causa.
Eles quase morderam os dedos quando o jovem de 18 anos, acabado de descer do avião, mas tão impertinente como um príncipe, se apoderou da bola a meio campo, no seguimento de um mau alívio de William Martinez, avançou um pouco e, de trinta e cinco metros, fuzilou solenemente, perante a consternação geral, o guarda-redes Maidana. O Peñarol ganhou finalmente, com dificuldade, por 2-1, enquanto nós ficávamos certos de que um grande futebolista acabava de nascer no velho relvado do Centenário'.
Jean-Phillipe Rethacker: jornalista do 'L'Équipe', do 'France Football'. seguidor atento do Futebol português desde os anos 50; especialista em Futebol africano; colaborador de vários jornais e revistas de países africanos de expressão francesa, sobretudo do 'Afrique Football'.
Jean-Phillipe Rethacker: dele retenho a amizade, a consideração, os encontros em diversos lugares do Mundo, as Taças de África que cobrimos juntos, na Tunísia e no Mali.
Jean-Phillipe Rethacker, um entusiasta do Futebol de Eusébio: 'Em menos de dois anos, o jovem prodígio de Lourenço Marques adaptou-se ao futebol europeu. Ele chegou em 1960, ingénuo na sua técnica individual, do mesmo modo que no seu comportamento táctico. Mas causou imediatamente admiração o seu remate instantâneo e seco como um tiro de pistola, assim como a 'souplesse' de ancas e de articulações características da raça negra.
Eusébio é mais possante, mas menos ágil que o seu irmão de cor Pelé. A sua classe é igualmente menos prodigiosa, tanto no jogo de cabeça, como na rapidez de arranque. É verdade que Eusébio tem pernas mais longas e que tarda mais em se pôr em acção. Também é certo que Pelé possui condições atléticas fenomenais.
Mas Eusébio concentra todos os seus trunfos nos tornozelos e nos pés. Como o pugilista-socador, género Al Brown ou Ray Sugar Robinson. É sobretudo impressionante a sua força de remate. Ela permite-lhe disparar os tiros mais inesperados a distâncias muito grandes. E faz dele o rematador mais temido, o marcador mais eficaz do ataque do Benfica: na final de Amesterdão foi ele, especialmente, quem desferiu o golpe de misericórdia no Real Madrid'.
A Bola de Ouro. Eusébio conquistá-la-ia em 1965. Em 1966, devia tê-la ganho outra vez. Por 1 ponto (81 contra 80), foi Bobby Charlton que a levou para casa. O ponto que o correspondente do 'France Football' em Portugal, Couto e Santos, deu ao Inglês e não a Eusébio, causando-lhe uma mágoa para a vida.
Ao longo da sua carreira, Eusébio viu serem vencedores Masopust, Yashin, Denis Law, Bobby Charlton, Flórián Albert, George Best, Rivera, Muller - algum era melhor do que ele?
Eu tenho a minha resposta na ponta da língua."

Afonso de Melo, in O Benfica

3 comentários:

  1. O George Best nao foi melhor que ele mas merece ter um lugar ao lado dos melhores de sempre.Os outros nem aos calcalhares lhe chegam.

    ResponderEliminar
  2. Pois. Não foi. Mas tantas bolas de ouro como o King. E os outros também

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!