Últimas indefectivações

quarta-feira, 16 de abril de 2014

Sinais exteriores de grandeza...

"Impressionante mar de gente do Benfica no jogo com o Arouca, em Aveiro. É óbvio que o entusiasmo por um título que estará, de facto, muito próximo de se tornar realidade ajuda à mobilização nacional dos benfiquistas, mas não deixa de ser um sinal exterior de grandeza.
A verdade é que o Benfica parece ter conseguido passar um largo período de tempo de indiscutível hegemonia portista no futebol português sem sofrer demasiado desgaste na sua condição de clube com mais popularidade no País. É um caso de estudo e que tanto pode ser avaliado pelo lado do mérito que o Benfica e os seus responsáveis têm tido na defesa de um sentimento de orgulho clubista, como poder ser entendido pela incapacidade que os responsáveis do FC Porto terão tido no total aproveitamento de décadas de superioridade desportiva, de alguma maneira esbanjada numa política cerrada de um regionalismo alicerçado numa cultura tradicional do clube, mas que poderia ter tido uma mais conseguida estratégia de expansão, tanto a sul, como a norte do País.
Seja como for, por uma razão, por outra, ou até pelas duas, a verdade é que o Benfica se vê regressado a uma imensa onda de paixão sem qualquer limite geográfico.
É previsível (embora incerto) que o Benfica possa celebrar o título na Páscoa. A acontecer, ou melhor, quando acontecer, irá celebrá-la em todo o Portugal e também por esse mundo fora, onde houver comunidades portuguesas. Será, certamente, uma festa de dimensão invulgar, principalmente, porque era esse o grande objectivo da época para os benfiquistas. Mesmo assim, uma festa à qual dificilmente a equipa, pelo menos numa primeira fase, se deverá associar, uma vez que ainda tem de pensar noutras conquistas."

Vítor Serpa, in A Bola

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Só é lamentável que no jogo com o FCP, para a Taça, em que a força do 12.º jogador pode ser determinante para ajudar a virar um resultado negativo, o público benfiquista não se mostre disposto a encher o estádio.

    ResponderEliminar
  3. Podemos discutir este tema de vários ângulos, podemos ter opiniões contrárias... pode até não existir uma razão única, mas pessoalmente acho que a principal razão, além do dinheiro (são 5 jogos na Luz em 20 dias: entre o Rio Ave e a Juventus)... e considerando todas as variáveis, a principal razão, é a falta de credibilidade da competição: eu, na Proençada de 2012, prometi, a mim mesmo, não regressar à Luz, noutros jogos com os Corruptos, depois disso, faltei à promessa quase sempre (a excepção foi uma meia-final da Taça da Liga), são demasiados quilómetros gastos a assistir a roubos de igreja...
    Posso estar enganado, espero mesmo estar enganado, mas esta noite, tem tudo para se produzir, mais um episódio dessa triste epopeia do Proença com o Benfica...

    Abraços

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!