Últimas indefectivações

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

A Liga e os seus regulamentos

"Os regulamentos são disparatados, mas os clubes aprovam-os e não os conhecem?

O FC Porto vai ser afastado da Taça da Liga porque, por 15 minutos, desrespeitou uma regra criada para as equipas B.
Ao SC Braga foi aplicada pena de derrota diante do Belenenses por ter utilizado um jogador antes de passarem 72 horas sobre a sua utilização (por meia dúzia de minutos) na equipa principal.
Agora, ao Belenenses e ao Sporting B poderão ser aplicadas penas de derrota por terem feito alterações às equipas que em Dezembro não puderam defrontar-se devido a intenso temporal na cidade de Lisboa. Quando jogaram, em Janeiro, os dois clubes mudaram os onzes e, até, os suplentes. Isto porque, apesar de o jogo não ter começado, havia, aparentemente, uma ficha preenchida e assinada e que, quase um mês depois, teria - segundo foi aprovado por todos os clubes - de ser respeitada.
Pergunta óbvia: respeitaram V. Setúbal e FC Porto os mesmos onzes que alinhariam quando o jogo do Bonfim foi adiado, também devido a temporal? Isso não se sabe. É que neste caso, salvo melhor informação, não foi preenchida a ficha de jogo. Ou seja: no reencontro, os dois clubes podiam fazer o que bem entendessem.
Pretendem os regulamentos beneficiar uns clubes em detrimento de outros? Claro que não. Simplesmente, é cada vez mais evidente que na Liga são escritos sem que seja medida a importância das palavras (e aprovados pelos clubes sem o cuidado necessário). Em situação desportivas iguais, não pode haver consequências administrativas diferentes.
Convém não se esquecer o erro cometido, há alguns anos, na elaboração do regulamento da Taça da Liga. Então, dizia expressamente o texto que o desempate seria feito através de goal-average (média de golos), mas acabou por ser aplicado o critério da diferença de golos - era esse o espírito da lei, argumentou-se então. E agora, como se descalça esta bota?"

Nuno Perestrelo, in A Bola

PS: Acho muito estranho não ter sido preenchida a ficha do jogo Setúbal-Corruptos que foi adiado...!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!