Últimas indefectivações

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Por falar de 2012

"Mesmo sem fazer referências às profecias catastrofistas que apontam todas as desgraças para o final de 2012, é importante que não se perca de vista esta verdade: o ano que começou não podia assentar em previsões mais sombrias e em tão angustiantes incertezas. As coisas são como são e não vale a pena tentar dourar a pílula.

Perante um cenário como este, costuma haver dois tipos de atitudes: a dos pessimistas, que acrescentam sempre sombras às sombras e medos aos medos, e a do optimistas incuráveis que teimam em acreditar que os outros são uns exagerados e que tudo irá correr muito melhor do que se espera. Nesta como noutras áreas da vida humana, não tenho dúvidas de que a virtude é no meio que deve ser encontrada.

Seja como for, embalados nos ciclos tantas vezes inexplicáveis da moda, talvez se possa pedir aos 'chefs' cozinheiros que actualmente infestam o nosso espaço mediático que ajudem a 'cozinhar' algumas soluções e saídas para esta tremenda encruzilhada, já que os economistas falharam rotundamente e os comentadores, grandes especialistas em generalidades, ainda mais. Restam-nos, pois os 'chefs', nas suas batas imaculadamente brancas para, paradoxalmente, gerirem os nossos apetites num tempo de vacas magras, o que significa que as soluções terão de passar em grande parte pelo modelo da 'nouvelle cuisine', que se obstina em encher os olhos com aquilo que não chega nem para encher um terço do estômago. Mas modas são modas e por alguma razão elas pegam de estaca, com a gulosa ajuda dos 'media'.

Por falar de modas, e deixando de lado a das tatuagens (cada um vai cartografando o que muito bem entende, e o pior é que depois não tem borracha para apagar!), convém que não se abuse da que leva a falar do valor das 'compras' e 'vendas' de jogadores com tantos zeros que até a 'troika' deve sentir vertigens. É que a realidade é uma coisa e sua ostentação outra bem pior. E há números que até se tornam obscenos e podem virar o feitiço contra o feiticeiro."


José Jorge Letria, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!