Últimas indefectivações

quinta-feira, 17 de junho de 2021

O outro lado da conquista


"São os momentos sensacionais da história do Benfica que inspiram, diariamente, o trabalho do Património Cultural do Clube

Berna, Suíça, 31 de Maio de 1961, 20:33, Portugal estremece de orgulho! Milhões, benfiquistas, mas acima de tudo, portugueses, todos em uníssimo gritam: 'Ganhou o Benfica'! Uma vitória contra o Barcelona entregaria ao Benfica a primeira Taça dos Clubes Campões Europeus. Conquista enorme que inaugura a presença benfiquista, e portuguesa, no pódio do futebol europeu.
No dia 24 de Maio de 1961, quarta-feira 'eram 11:40, exactamente, quando o enorme «DC-8», da «Swissair», deixou as pistas do aeroporto da Portela (...) chegou a Genebra às 13.28 (...). Fantástico é o progresso, que já quase tornou nulas as distâncias'! De Genebra para Berna prosseguiram de comboio, onde numa 'das carruagens (...) podia ler-se: Benfica F. C. - nome inventado, como está bem de ver, pelo pessoal da estação...' Peripécias curiosas aconteceram em terras suíças.
Pelos relatos do jornalista que acompanhou a comitiva no trajecto Berna - Spiez, traduzem-se em palavras as emoções: 'Fomos galgando a estrada por entre montanhas cobertas de neve (...) e, a medida que nos aproximávamos de Spiez, mais sentíamos aumentar, se possível (...) a beleza, o verdadeiro encanto da região'.
A fatura do aluguer do autocarro que transportou a comitiva, datada de dia 9 de Junho de 1961, discrimina os trajectos, diz-nos quem ali viajou e o custo total de 493 francos suíços. Tal é o nível de descrição deste documento que mais parece que ouvimos o chocalhar das moedas.
Momentos de descontração reinaram nesta viagem! Basta ver alguns dos registos fotográficos para o perceber, jogadores e treinador relaxados, em passeio. A fotografia é, aliás, a melhor forma para revivermos estes e outros momentos, como por exemplo o que ficou registado, meses antes, quando José Augusto, erguido pelos adeptos, festejou a passagem para as meias-finais da competição.
É através do património documental que chegou até nós que conhecemos os rostos, os percursos, os adversários as atitudes de fair play, os relatos, que nos sentimos mais próximos dos momentos, que nos emocionamos. Descobrimos estas e outras curiosidades, como a estria do fato de treino utilizado ou ainda a presença de Eusébio nos treinos, quando ainda estava em processo de integração na equipa. Os documentos ajudam-nos a contar esta história, mas que podia ser qualquer outra, desde que de grandeza ímpar na história do Sport Lisboa e Benfica.
Para saber mais sobre o acervo do SL Benfica e o trabalho desenvolvido pelos departamentos do Património Cultural, comemore os 60 anos desta conquista visitando a exposição temporária Unfolding - O Outro Lado do Acervo, no piso 2 do Museu Benfica - Cosme Damião."

Filipa Carvalho, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!