Últimas indefectivações

sábado, 22 de maio de 2021

Força, Benfica!


"Ganhar a Taça de Portugal não salva, nem deixa de salvar, uma temporada. É bem mais importante do que isso, tem um valor intrínseco, é a segunda competição mais relevante do calendário competitivo nacional e a mais antiga entre as existentes.
Começou a ser disputada em 1922, alteraram-lhe o nome em 1938, e, como não poderia deixar de ser, o Benfica é o clube mais vezes vencedor: 3 sob a denominação 'Campeonato de Portugal', 26 já como 'Taça de Portugal'.
E porque o revisionismo se combate com factos, aqui está, mais uma vez e as vezes que forem necessárias, o excerto do relatório da Federação Portuguesa de Futebol, aprovado pelas Associações, referente à temporada 1938/39 que comprova inequivocamente que o Campeonato de Portugal e a Taça de Portugal são uma e a mesma prova (ou a primeira antecede a segunda) e não outra qualquer como o Sporting anda a tentar enganar desrespeitadora e vergonhosamente.
Diz então assim: 'Por virtude da reforma a que se procedeu no Estatuto e Regulamentos da Federação, os Campeonatos das Ligas e de Portugal passaram a designar-se, respectivamente, Campeonatos Nacionais e Taça de Portugal'. E, no parágrafo seguinte, para que não houvesse confusão, reiteram que 'o Campeonato da 1.ª Liga passou a ser Campeonato Nacional 1.ª Divisão'.
Mais claro que isto é impossível, podendo o Sporting, se quiser, afirmar que já venceu 6347 campeonatos, que tal não alterará a realidade: ficam-se pelos 19 em 2020/21.
Mas, agora, o que realmente me importa é que vençamos a Taça de Portugal, mesmo sem público e longe do Jamor. Venceremos!

P.S.: Um dia ter-se-á de discutir seriamente a questão do Estádio Nacional. Deixá-lo degradar-se é um crime lesa-futebol português."

João Tomás, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!