"Numa altura difícil para todos e onde é imperativo consolidar esforços de confinamento, o Museu Benfica Cosme Damião oferece outra abordagem na contemplação do seu espólio e um outro caminho no aproveitamento dos seus conteúdos – o programa #MuseuBenficaEmCasa é a aposta que vai de encontro às necessidades de todos os benfiquistas, disponibilizando digitalmente uma panóplia de conteúdos para todas as idades e todos os interesses, para que famílias inteiras possam visitar o espaço – à distância de um clique.
As visitas guiadas virtuais são uma das ofertas, onde é possível ficar a conhecer grande parte das peças que compõem a exposição permanente do museu – um olhar pelas 29 áreas temáticas de exposição e pelas milhares de peças que constituem o acervo patrimonial do clube, história à frente dos nossos olhos.
Com a possibilidade de visitas guiadas virtuais, surgiram outras propostas, ainda mais aliciantes e que proporcionam uma experiência mais imersiva para o adepto. Ao vivo, via Zoom, a segunda edição do programa Histórias a Vermelho e Branco, que depois do sucesso da primeira edição no final de 2020 volta agora em formato semanal, organizado por quatro fases.
À data da criação deste artigo, já três partes foram organizadas – os episódios “Heróis Que Construíram a Lenda”, a 30 de Janeiro, um encontro com as personalidades mais marcantes dos 116 anos do clube, e “Ases do Passado”, um regresso aos momentos da fundação, um testemunho dos locais e personagens que tiveram a mais fabulosa ideia de sempre, o SL Benfica.
O terceiro encontro aconteceu a 16 de Fevereiro, pelas 16h: “À Conquista do Mundo”, uma viagem para compreendermos melhor o alcance planetário do clube e a sua evolução mediática ao longo dos tempos, o crescimento desportivo e humano que permitiu tantos e gloriosos sucessos. No último episódio, e certamente dos mais aliciantes, a visita guiada transforma-se em passeio guiado pelos locais mais emblemáticos dos primeiros anos de Sport Lisboa (só depois E Benfica) – a Farmácia Franco e os terrenos baldios de Belém que serviam de arena desportiva, que agora estão submersos em imobiliário.
Para participar nestas iniciativas é preciso, claro está, marcação prévia – apesar de ser totalmente gratuito! -, com os links a serem disponibilizados no final do artigo.
Mas as ofertas em tempo de pandemia não acabam aqui, naturalmente. No #MuseuBenficaEmCasa, as propostas digitais desdobram-se em múltiplas possibilidades para miúdos e graúdos. Organizadas em 16 categorias, as propostas de atividades para toda a família são diversificadas:
* São Vicente – O Padroeiro de Lisboa foi homenageado a 22 de Janeiro e nunca é tarde para se conhecer melhor a sua história, as lendas que o acompanham e, à sua boleia, a simbologia presente no brasão da cidade. A iconografia é explicada ao pormenor e ajuda a perceber também os significados do emblema do próprio clube, sendo proposto no final a criação de um brasão de família de cada um, na Oficina Criativa.
* Eventos online – Onde estão disponíveis gravações do webinar “O Património Cultural em 90 minutos: Gestão de Coleções”, realizado a 27 de Julho e organizado pelo Departamento de Reserva, Conservação e Restauro do Museu, e do simpósio “European Online Symposium: Good Practices in Conservation of Special Collections – Cultural Heritage in 90 minutes”.
* Construir – Modelos 3D disponíveis para download (bolas, troféus, camisolas).
* Jogos – Divertimentos para um serão animado – passatempos e mímica.
* Escolas – Materiais pedagógicos a pensar nas turmas que já visitaram o Cosme Damião – e os que não o fizeram ficarão a par com a Visita Guiada Online. Para os mais velhos, do Ensino Secundário, disponível para download o suplemento pdf “Profissões de Património”, uma ajuda na decisão de entrada para o Ensino Superior.
* Artigos – Coleção reunida a partir da página Património Cultural do Jornal “O Benfica” para consulta aberta.
* Máscaras – Pantera Negra, Águia, Cosme Damião, Halloween e outras mais disponíveis para download.
* Páscoa – Decorações disponíveis para download e o conto “A Aventura do Benfica na Páscoa”.
Wallpapers.
* Exercício físico – Em parceria com o Benfica LAB, conjunto de exercícios reunidos pelo Human Perfomance Department do Sport Lisboa e Benfica, indicado para crianças dos 5 aos 12 anos.
* Alimentação – Receitas para confecionar em família, planos de alimentação, segurança e educação alimentares – tudo disponibilizado pelo Human Perfomance Department.
* Dia do Pai e da Mãe – Presentes especiais para dias especiais – modelos 3D disponíveis em pdf.
* Dia Internacional dos Museus – Festejado a 18 de maio desde que o ICOM (International Council of Museums) assim o definiu em 1977, o Museu Benfica Cosme Damião aproveita a data disponibilizando um cartaz, para colorir, de grandes dimensões para download com o tema “Museu para a Igualdade: Diversidade e Inclusão” – incitando ainda à partilha online dos resultados.
* Obrigado, campeões! – Honrando o lema E Pluribus Unum, nada melhor do que agradecer aos heróis que, com o seu esforço e dedicação, lutam diariamente contra os efeitos nefastos da COVID-19 – modelos de agradecimento a profissionais ou familiares, em carta ou desenho.
* Cápsula do Tempo – Conjunto de instruções para criar um dispositivo enviado diretamente para o futuro.
Os links de acesso e redes sociais do Museu Benfica Cosme Damião:
https://www.slbenfica.pt/pt-pt/instalacoes/museu-benfica/programacao/visita-guiada-online
https://www.slbenfica.pt/pt-pt/instalacoes/museu-benfica/ficaemcasa
Facebook: https://www.facebook.com/MuseuBenficaCosmeDamiao/
Instagram: https://www.instagram.com/museubenfica/
Twitter: https://twitter.com/museubenfica"
Sem comentários:
Enviar um comentário
A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!