Últimas indefectivações

quinta-feira, 23 de julho de 2020

Desporto Feminino no SL Benfica

"Atletismo Feminino, que futuro?
Quando se aproxima o apuramento para a final do Campeonato de Clubes de pista ao ar livre, no próximo fim de semana, o que esperar da equipa feminina de atletismo do SL Benfica?
No passado mês de Fevereiro, no que diz respeito à modalidade feminina de Pista Coberta, decidimos simplesmente “abdicar” da nossa participação. Na altura, Ana Oliveira justificou a ausência do SL Benfica das finais do campeonato nacional feminino com o pretexto de que estaria a ser elaborado um «projecto competitivo a nível nacional e europeu».
Mas onde está o projecto?
Quando se fala constantemente na aposta do desporto feminino no SL Benfica, o atletismo feminino tem ficado completamente esquecido. Falamos da principal modalidade olímpica e provavelmente da modalidade na vertente feminina mais “popular” a nível mundial. Basta perguntar, no nosso país, quem foi Fernanda Ribeiro ou Rosa Mota, e praticamente toda a gente saberá responder.
O SL Benfica tem feito um forte investimento no que ao desporto feminino diz respeito e tem colhido os merecidos frutos dessa aposta.
No futsal feminino é tricampeão nacional e no hóquei feminino domina a seu bel-prazer, sendo heptacampeão nacional.
Criou o voleibol e o andebol feminino, começando pelas divisões inferiores, e neste momento o andebol já compete na 1ª divisão e o voleibol disputará a liguilha de acesso à 1ª divisão, no início da presente época desportiva.
Quanto ao basquetebol feminino, ganhou o seu primeiro título oficial na época passada e este ano a aposta recai no treinador campeão nacional, Eugénio Rodrigues, um treinador de grande renome no panorama nacional.
Em relação ao futebol feminino, temos um projecto liderado por Fernando Tavares que conta já com títulos em todas as provas disputadas nas camadas seniores da formação.
Ainda na vertente feminina, no polo aquático e no judo, somos também campeões nacionais, com aposta clara na Taça dos Clubes Campeões Europeus.
Por tudo isto, apraz-nos perguntar quais são as reais ambições e onde se situa o atletismo feminino no ecletismo benfiquista?
O SL Benfica, no atletismo feminino, tem no seu palmarés 14 títulos de Campeão Nacional de Pista Ar Livre, 1 título de Campeão Nacional de Pista Coberta, 8 títulos de Campeão Nacional de Corta Mato Longo e 4 títulos de Campeão Nacional de Estrada.
É uma modalidade com História e tradição no Clube e que parece estar a ficar esquecida em prol de outras, levantando a suspeita de que poderá estar a ser equacionada a sua extinção. Esperamos que tal não aconteça e que sejam respeitados os princípios e valores ecléticos do Sport Lisboa e Benfica.
Em Novembro deste ano irá reabrir o mercado de transferências. O SL Benfica, por uma questão de respeito próprio, deveria responder de forma peremptória aos ataques que foi alvo em 2016 pelo então presidente do Sporting CP, Bruno de Carvalho. O qual, recorde-se, destruiu a equipa de estrada e cross feminino do SL Benfica e que era amplamente vencedora.
Infelizmente, o pacto acordado entre os presidentes do SL Benfica e Sporting CP proíbe a circulação de atletas directos entre os clubes. Uma decisão que, além de desvalorizar o atleta e diminuir as oportunidades de carreira profissional, também em nada beneficia a competitividade do atletismo nacional.
Esperamos que no próximo sábado, dia 25 de Julho, a equipa feminina do SL Benfica possa marcar presença no Estádio Universitário e, consequentemente, garantir a qualificação para a final do campeonato nacional, marcado para dia 15 de Agosto.
Por fim, terminamos com a seguinte frase:
«Mais vale a lágrima da derrota do que a vergonha de não ter lutado»."

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!