Últimas indefectivações

terça-feira, 31 de março de 2020

Os 6 filmes de Modalidades para ver nesta Quarentena

"Já viu todos aqueles filmes ou séries de que mais gosta e também já não há mais grande coisa para fazer? Então, temos a programação certa para si para os restantes dias que vai ter de ficar em casa. Actualmente, é fácil de ter acesso a quase tudo do mundo cinematográfico, seja através da nossa box ou então das plataformas que têm estes filmes e, por isso, temos uma excelente programação de filmes de Modalidades para si.
Seis filmes que equivalem a seis histórias que o farão ver que no Mundo do Desporto também se pode construir um belo trajecto nesta vida do lado de fora dos trilhos, dos courts, dos pavilhões ou dos circuitos. Todas as adversidades conseguem ser ultrapassadas com muita vontade e muitas destas histórias contam isso mesmo.
Por isso, queremos passar a você, caro leitor, neste Top BnR esta mensagem, essencialmente, de esperança para conseguirmos ultrapassar este pequeno percalço nas nossas vidas. Respeitem as vossas quarentenas, mantenham-se em casa seguros e tenham uma boa sessão dos filmes que vamos recomendar de seguida!

     

1. Race: 10 Segundos de Liberdade (2016) – Gosta dos Jogos Olímpicos? Boa, este é o filme ideal para si. Estamos em 1936 e surgiu, talvez, uma das melhores histórias do Desporto mundial. Este filme conta a história do velocista Jesse Owens, tendo como grande foco principal os Jogos Olímpicos de 1936 em Berlim, Alemanha.
O filme toca nos pontos mais importantes da vida do velocista americano e também em questões que realmente interessavam durante o período tanto da Alemanha Nazi com a questão do antissemitismo como nos Estados Unidos com a segregação racial, que o próprio Owens chegou a sofrer na pele. Todos os personagens que fizeram parte do enredo principal na vida real estão retratados na película. 
Se é amante de Desporto e se se interessa por questões ligadas à história, tem aqui o prato mais do que servido para o seu enorme apetite. Um momento de viragem na história do Desporto e também na vida mundial com o início da Segunda Guerra Mundial, três anos depois. Se quiser saber mais sobre estes Jogos Olímpicos pode também ver o nosso artigo sobre os mesmos. Por fim, espero que desfrute do filme e também que possa dar uma vista de olhos no nosso texto.

 

2. McFarland, USA (2015) – Quem diria que uma pequena cidade no Estado da Califórnia poderia ter o seu próprio filme? Digamos que a história que envolve o filme é simplesmente fenomenal. Um personagem é fulcral para mudar o destino de sete jovens e, consequentemente, dos restantes ao longo dos anos. Ah! Sem esquecer, claro, da própria cidade. Jim White chegou a McFarland (Califórnia, EUA) para ser uma coisa e acabou por ser outra.
Não sabemos das dificuldades dos outros até passarmos por elas, certo? De certa forma sim, mas é sempre bom termos consciência de histórias como esta. Uma pequena cidade com recursos reduzidos, e onde a sua população ultrapassa imensas dificuldades, junta-se em torno de uma equipa de corta-mato, algo totalmente novo para os lados americanos. Uma história de superação, de coragem e de muita determinação. Afinal, não é disso que o desporto sobrevive?
É um filme que mostra a todos os espectadores que somos capazes de tudo desde que queiramos muito alguma coisa. Temos de saber aproveitar todas as oportunidades e adaptar-nos àquilo a que temos ao nosso dispor. Agora, prepare os seus olhos, pois, provavelmente, acabará por chorar com esta linda história.

 

3. Coach Carter: Treino para a vida (2005) – Esta é uma história que irá comover até as pessoas mais sisudas. Ao longo das nossas vidas, temos muitas pessoas que nos podem marcar como verdadeiros exemplos a seguir e «Coach Carter» ou Kenny Ray Carter, o seu verdadeiro nome, é um desses exemplos.
Em Richmond (EUA), a criminalidade era elevada e as probabilidades de sucesso académico eram baixas para os mais jovens enquanto que a probabilidade de acabarem na prisão era extremamente elevada. Ken Carter experienciou esta situação de perto como jogador ao ver os seus colegas a caminharem nessa estrada e queria, agora como treinador, mudar estas estatísticas com a sua perseverança.
O treinador não só se preocupava com o sucesso desportivo dos seus atletas como com os seus sucessos académicos. Digamos que esta é uma das grandes questões para os jovens jogadores, seja de que modalidade forem. É certo que o Desporto não dura para sempre e o que fazer depois? A resposta está precisamente neste filme. Uma história que inspira qualquer um, principalmente, aqueles que gostam de um desporto e querem fazer disso a sua vida. E acredite… Isto não acontece só nos filmes.


4. Ford vs Ferrari (2019) – Protagonizado por Matt Damon e Christian Bale, Ford vs Ferrari conta a apaixonante história de Ken Miles (Christian Bale) que, com a ajuda do ex-piloto Carroll Shelby (Matt Damon), se torna a (polémica) estrela das corridas em representação da Ford.
Baseado em factos verídicos, o grande objectivo de Ken Miles, para além de cuidar da sua família, é conseguir chegar, e dominar as 24h de Le Mans de 1966, numa luta intensa entre a construtora americana e a Ferrari.
Um filme arrepiante, do início ao fim, que retrata a melhor época que as corridas de resistência viveram, com muita emoção e tragédia à mistura.

 

5. Rush – No Limite da Emoção (2013) – Rush volta aos anos 70, e retrata, a partir de factos verídicos, uma das rivalidades mais intensas da Fórmula 1: A polémica superstar James Hunt (Chris Hemsworth) e o talento nato Niki Lauda (Daniel Brühl).
Por um lado, James Hunt é um polémico piloto dado aos prazeres mundanos; por outro, Niki Lauda parece querer levar a vida da forma mais correta possível.
Focando-se, principalmente, no campeonato mundial de 1976, é neste ano que a rivalidade parece acender-se a cada corrida realizada. O campeonato está renhido e as adversidades de corrida, naquela época, eram muito fortes. Quem irá vencer?

 

6. Borg vs McEnroe (2017) – Desta vez, sobre ténis, reunimos mais uma incrível história verídica. 
Dentro dos anos 80, este filme foca-se na famosa rivalidade entre o tenista sueco Bjorn Borg (Sverrir Gudnason) e o americano John McEnroe (Shia LaBeouf).
Disputando ambos o lugar de número um no ranking mundial, o filme foca-se na final de Wilmbledon de 1980, em que os dois tenistas se encontram para disputar o troféu.
McEnroe, em vista do seu primeiro troféu de Wimbledon, seria uma ameaça óbvia para Borg, que procurava a sua quinta vitória no torneio e, assim, bater o recorde. Mas, afinal, quem é que sairá vencedor?
Emoção e drama de início ao fim, é uma biografia muito bem conseguida, que retrata algo que, no ténis, não vemos tão claramente: as rivalidades."

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!