Últimas indefectivações

terça-feira, 18 de fevereiro de 2020

Os 5 destaques da equipa sub-23 do SL Benfica

"A primeira fase da Liga Revelação de sub-23 chegou ao fim. A equipa do SL Benfica, agora comandada por Luís Castro, terminou esta fase em segundo lugar, apenas atrás do surpreendente Rio Ave (em igualdade pontual). A equipa encarnada segue agora para a fase de apuramento de campeão, onde discutirá o título com Rio Ave FC, GD Estoril Praia, Sporting CP, Clube Desportivo das Aves (actual detentor do título) e SC Braga.
Apesar de não ter conseguido atingir o primeiro lugar (apenas por culpa da diferença de golos), a prestação da equipa das águias foi bastante satisfatória. Para além da boa primeira fase que a equipa fez colectivamente, vários foram os atletas que se destacaram do ponto de vista individual. Alguns atletas já deram mesmo o salto para a equipa B.
Decidi seleccionar apenas cinco das principais figuras da equipa de sub-23. Como tal, vários foram os jogadores que se destacaram, mas não integram esta lista. Destaco Tiago Araújo, Tiago Gouveia, Miguel Nóbrega, Diogo Capitão, Fábio Baptista e Kevin Csoboth (começou bem a época e transitou imediatamente para a equipa B).
Os recém chegados Samu (vindo do Boavista) e Elias Pereyra (vindo do San Lorenzo) têm feito exibições de qualidade, sendo o primeiro já opção para a equipa B.
Atenção ainda aos mais jovens: Henrique Jocu, Gerson Sousa, Diogo Nascimento, Jeremy Sarmiento, Filipe Cruz e Sandro Cruz. Todos ainda juniores, no entanto têm vindo a integrar a equipa de Luís Castro e podem ainda ser importantes na fase de apuramento de campeão.
Vamos, então, aos grandes destaques das águias nesta primeira fase.

1. Ronaldo Camará O melhor jogador do SL Benfica nesta primeira fase do campeonato. Ronaldo Camará é um dos melhores projetos de jogador nos escalões de formação do Benfica e, para mim, a grande jóia do Seixal. Camará é um médio ofensivo de apenas 17 anos, ou seja, enfrenta adversários de escalões etários muito superiores (tem ainda idade de juvenil). No entanto, esta diferença etária não se faz sentir de maneira nenhuma.
Apesar das diferenças de poder físico, o jovem luso-guineense compensa tudo isso com uma criatividade e uma qualidade técnica muito acima da média. No início das suas carreiras, muitos jogadores são conhecidos pela sua capacidade de desequilíbrio individual ou facilidade de fazer golos, mas Ronaldo Camará destaca-se sobretudo pelas coisas simples. A facilidade com que faz o esférico chegar nas melhores condições ao seu colega provoca uma tremenda sensação de calma. 
Ronaldo Camará realizou 26 jogos e marcou seis golos na primeira fase da Liga Revelação. Estreou-se recentemente na equipa B, onde passou a ser o terceiro jogador mais novo de sempre a vestir a camisola da segunda equipa dos encarnados (atrás de João Félix e Florentino).

2. Luís Lopes (Duk) – Uma das grandes figuras da Liga Revelação, Luís Lopes foi o segundo melhor marcador da primeira fase (ficando apenas atrás de Pedro Mendes do Sporting CP). Um avançado muito forte fisicamente e com faro de golo. Não é um jogador muito técnico, mas é absolutamente capaz de receber a bola e saber trabalhá-la, sobretudo de costas para a baliza. Confesso que Duk não possui exactamente o conjunto de características que admiro num jogador de futebol, mas é exímio naquilo que o futebol tem de mais importante: marcar golos. A eficácia na frente de ataque levaram o jovem luso-cabo-verdiano à equipa B dos encarnados, onde Duk se estreou recentemente.
A época goleadora do jogador podia justificar perfeitamente a posição número um nesta lista. Luís Lopes realizou 30 jogos e apontou 14 golos na Liga Revelação.

3. Paulo Bernardo Para mim uma das grandes revelações desta primeira fase. Paulo Bernardo é um médio centro ou médio centro ofensivo de enorme classe e qualidade técnica. A leitura do jogo e a qualidade de passe são as suas grandes qualidades, mas o jogador não se limita a distribuir jogo. Paulo Bernardo tem uma forte chegada à área, onde se faz valer do seu forte remate para facturar. O jovem português brilha sobretudo quando ocupa terrenos perto dos pontas de lança, terrenos esses onde as suas duas principais qualidades mais de destacam. Paulo Bernardo já representou a equipa B dos encarnados por duas vezes.
O jogo de Paulo faz-nos muitas vezes lembrar o “maestro” Rui Costa. O jovem de 17 anos realizou 22 jogos e marcou dois golos nesta primeira fase da Liga Revelação.

4. Jair Tavares Grande primeira fase por parte do potente extremo esquerdo dos encarnados. Jair Tavares tem feitos exibições de muita qualidade, captando a atenção de muitos. Jair é um jogador muito potente do ponto de vista físico, mas conta com uma elevada qualidade técnica, tanto nas acções “básicas” como nos desequilíbrios individuais. Um jogador muito interessante, com um excelente pé esquerdo.
Jair Tavares é primo de Renato Sanches e irmão de Cláudio e Miguel Tavares (jogadores que pertencem aos quadros do Clube Desportivo das Aves), mas, apesar de pertencer a uma família de talentos, o jovem luso cabo-verdiano tem qualidades para singrar ao mais alto nível e fazer uma carreira em nome próprio.
Jair realizou 30 jogos e marcou cinco golos ao serviço da formação de sub-23 do SL Benfica.

5. Leo KokuboO jovem guarda redes japonês é uma das maiores promessas das balizas, nos escalões de formação das águias. Esta época, o guardião nipónico tem estado em bom nível. De ano para ano é notória a evolução das suas capacidades e sobretudo a confiança com que aborda o jogo. Um guarda-redes com uma elasticidade notável e uma boa capacidade a jogar com os pés. Um jogador a acompanhar!
Kokubo realizou 17 partidas na primeira fase da Liga Revelação."

1 comentário:

  1. Estou de acordo. Mas dos 5, os 3 de que mais gosto são Ronaldo Camará, Paulo Bernardo e Kokubo. Muitos jovens, chegarão à equipa principal porque estão acima de todos os outros. Nem na equipa B temos tanto talento, exceptuando o Svilar.

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!