Últimas indefectivações

segunda-feira, 3 de dezembro de 2018

Nova Competição Europeia de Clubes chega em 2021/22

"Os detalhes relacionados com o acesso à UEFA Europe League 2 só serão conhecidos no próximo ano.

A UEFA aprovou a criação de uma terceira competição de clubes que se junta à Liga dos Campeões e à Liga Europa. A UEFA Europe League 2 arranca na época 2021/22 e será disputada por 32 países com menos representatividade no futebol europeu.
"A nova competição fará com que as competições de clubes da UEFA sejam mais inclusivas que nunca. Vai haver mais jogos para mais clubes, com mais federações representadas na fase de grupos. Esta competição nasceu do constante diálogo com os clubes através da ECA (Associação Europeia de Clubes)”, explicou o presidente da UEFA, Aleksander Ceferin.
A partir de 2021/22, 32 equipas vão disputar uma fase de grupos divididas em oito agrupamentos de quatro – numa prova cujo vencedor carimba o passaporte para a Liga Europa –, seguindo-se as fases a eliminar a partir dos oitavos de final. Uma eliminatória adicional será jogada antes dos oitavos de final, entre as equipas classificadas no segundo posto dos seus grupos e os terceiros classificados nos grupos da Liga Europa.
A UEFA Europe League 2 (Liga Europa 2) – prova com 141 jogos em 15 jornadas – será jogada às quintas-feiras. Já a Liga dos Campeões continuará a ser jogada às terça e quarta-feira, enquanto a UEFA Europa League e a nova prova serão jogadas na quinta-feira, com uma nova janela horária adicionada, em princípio para as 15h30 (hora de Portugal Continental).
O organismo que tutela o futebol europeu pretende ainda que as finais das três competições de clubes sejam jogadas na mesmo semana, devendo a da nova competição ser disputada na quarta-feira, a da Liga Europa na quinta, e a da Liga dos Campeões no sábado.
O formato da competição e a lista de acesso foram aprovados pelo Comité Executivo da UEFA, em Dublin, devendo os detalhes da distribuição de verbas e sistemas de solidariedade, bem como o nome da competição, sistema de coeficientes e estratégia comercial ser finalizados durante o próximo ano. 
"Há uma crescente procura por todos os clubes de possibilidades de poderem jogar com mais regularidade nas competições europeias. Isto foi conseguido através de uma abordagem estratégica, em conjunto com o objectivo da UEFA de ter tanto mais qualidade como mais inclusividade nas nossas competições de clubes”, esclareceu Aleksander Ceferin.
O que muda na Liga Europa?
Como parte no ciclo de competições 2021-2024, a Liga Europa irá também alinhar no novo formato. Actualmente, os terceiros classificados de cada um dos grupos da Liga dos Campeões que não se apuram para os oitavos de final da mesma prova ficam automaticamente qualificados para os 16 avos de final da Liga Europa.
No entanto, a partir de 2021, as regras vão mudar. Os terceiros classificados da Champions League não passam directamente para os actuais 16 avos da Liga Europa. A UEFA decidiu criar uma ronda adicional – jogada antes do sorteio dos oitavos de final – que vai opor os terceiros classificados da Liga dos Campeões aos segundos classificados da Liga Europa."

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!