Últimas indefectivações

quinta-feira, 20 de setembro de 2018

Vermelhão: Champions...

Benfica 0 - 2 Bayern Munique


Já estou vacinado para estes jogos! Os Quartos-de-final de 2012 com o Chelsea, são na minha opinião a 'viragem'...!!! Antes de 2012, tivemos alguns jogos da Champions, na Luz, onde perdemos, outros em que fomos dominados, mas na grande maioria, mesmo quando defrontávamos as 'grandes' equipas europeias, o Benfica na Luz, no mínimo, 'dividia' o jogo!!! Às vezes corria bem, outras corria mal... A excepção no pré-2012, terá sido o Barcelona de 2006... onde apesar do 0-0, tivemos muita 'sorte'!!!
Agora, no pós-2012, quando defrontámos uma das equipas do 'pelotão' da frente da UEFA, raramente disputámos verdadeiramente a partida, tal a diferença de potencial dos plantéis... mesmo quando os jogos são na Luz: a excepção terá sido o Atlético de Madrid em 2015, onde até perdemos 1-2, mas dividimos o jogo (sendo que o 'estilo' de jogo do Simeone 'ajudou'!!!); mesmo no 2-2 com o Bayern em 2016 ou até na vitória sobre o Dortmund em 2017 os nossos adversários foram muito mais fortes, e só alguma 'sorte', muito coração... e a nossa competência defensiva (especialmente com o Bayern) nos permitiu estar 'dentro' do resultado...
Já escrevi várias vezes sobre este assunto: se não houver uma alteração radical, no formato das competições europeias, o fosso entre equipas como o Benfica, e o tal 'pelotão' da frente, com os super-milionários, será cada vez maior...
E os jogos serão cada vez mais desinteressantes: ainda hoje, não acredito que os 'turistas' que foram à Luz, tenham apreciado um jogo, que percebia-se à 'distância' que mais golo, ou menos golo, estava decidido antes de começar!!!
Neste momento temos: Bayern, Real, Barça, Atlético, Juve, Man City, Liverpool, PSG e até o Man United do Mourinho num nível muito diferente... acrescento o Chelsea que está na Liga Europa, e temos o tal 'pelotão' da frente! Poderá haver uma outra surpresa, como hoje aconteceu com a derrota do City em casa, com o Lyon... podemos ter um Mónaco ou uma Roma nas Meias-finais, mas será sempre a excepção!!!
Este 'pelotão' não está fechado... O Liverpool neste momento está a 'reentrar'!!! Com um treinador que faz a diferença, e com um grande investimento (pago essencialmente com o Coutinho!), provou que é possível entrar neste 'clube' restrito, mas para uma equipa fora dos grandes mercados, é praticamente impossível...

Em relação ao jogo, tudo correu bem para o Bayern, marcou na primeira oportunidade; o Benfica demonstrou demasiado respeito (ao contrário daquilo que o treinador tinha pedido na véspera); notou-se claramente a diferença na capacidade física, perdemos praticamente todos os duelos físicos (as excepções foram o Jardel o Rúben e o Fejsa...); e mesmo neste início de época a diferença de 'ritmos' já é evidente: enquanto nós jogamos com os Rio Aves desta vida, com arbitragens nojentas, que por exemplo, dão Amarelos ao Alfa no último jogo; o Bayern mesmo dominando na Alemanha, é obrigado a jogar num ritmo completamente diferente, com outra intensidade, jornada após jornada... E isso nota-se nestes confrontos!

Tacticamente não houve surpresas, tentámos controlar o meio-campo do Bayern, mas acabámos por sofrer dois golos praticamente iguais, em dois contra-ataques (a 'simpatia' dos nossos jogadores em não fazer falta no início das jogadas, saiu cara...!!!)... E as outras oportunidades do Bayern, foram quase todas, com jogadas 'iguais'!!!

Na frente, com as nossas linhas mais recuadas do que é habitual, o Seferovic ficou muito sozinho, e como 'segurar' a bola de costas, não é a sua especialidade, acabámos por dar a bola ao adversário demasiadas vezes...

É fácil fazer a critica, mas a dupla substituição é com exemplo de como a manta era curta: com a entrada do Gabriel, mudámos para o 442 com o Gedson a jogar ao lado do Seferovic... e com isso, demos mais espaço ao Bayern no meio-campo... o que obrigou o treinador a 'rectificar' com a entrada do Zivko!!!

De tudo isto, retirei um ponto positivo: o Gabriel. Entrou bem... e demonstrou ter características diferentes dos nossos outros médios: a começar pelo caparro (muito necessário) e pelo remate em potência... Não tem velocidade, mas mesmo assim vai ser muito útil...
Elogio merecido também para o Grimaldo, que no um para um, ganhou quase sempre ao Robben...!!! Nada fácil... O próprio Robben acabou por 'desviar-se' com as diagonais para o meio, porque viu que não passava pelo Grimaldo!!!
Jogo ingrato para o Odysseas, que sem qualquer hipóteses nos golos, fez algumas excelentes 'manchas' com jogadores isolados, sem fazer praticamente nenhuma defesa entre os postes!!!

Gostaria, mas não posso deixar de fazer do apitadeiro espanhol! Mais uma vez um espanhol na estreia da Champions, como o ano passado... e mais uma vez, uma dualidade de critérios assustadora!!! Não vi os resumos, por isso não me vou alongar... mas curiosamente recordo-me bem do Benfica - Nápoles, onde fomos inferiores e perdemos, mas com mais uma arbitragem vergonhosa...

Sobre o a puta Colombiana, podemos dizer: pode mudar de camisola, mas não deixa de ser só mais um porquito mal educado... que até obrigou o seu treinador a pedir desculpa pelo seu comportamento!!!

Como eu previ no dia do sorteio, o calendário foi o pior que nos podia calhar: o jogo de Atenas, passou a ser uma Final... Ir para Amesterdão, com 0 ou 1 ponto, será péssimo... Só a vitória interessa. Até porque o Ajax na última jornada, em casa, irá jogar muito provavelmente com um Bayern já qualificado!

Domingo, a história será outra... Muitas pessoas comparam a diferença entre o Benfica e o Bayern, com a diferença entre o Benfica e os Aves desta vida...! Mas existem diferenças: a principal é a 'cultura' dos jogadores: enquanto no próximo Domingo os jogadores do Aves, vão dar porrada a tudo o que mexe, vão travar todas as nossas transições rápidas em falta, repetidamente, tudo com a complacência do apitadeiro, seja ele qual for... O Benfica, que faz 90% dos jogos numa época, na condição de claro favorito, quando joga claramente como 'não favorito' não tem a tal cultura de fazer as 'faltas feias', mas necessárias... e como se viu hoje, nem o arbitro iria permitir esse estilo de jogo! Mas no Domingo, será exactamente isso que vai acontecer...!!!

1 comentário:

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!