Últimas indefectivações

segunda-feira, 12 de março de 2018

Isto está fino!

"Fora do campo pratica-se um jogo obscuro.

O futebol nunca esteve assim O Sporting nunca teve um presidente com o descaramento e a falta de decoro de Bruno de Carvalho. O FC Porto cometeu a tremenda imprudência de pagar uma dívida antiga ao clube com quem ia disputar na semana seguinte um jogo importante. E o Benfica, além de ter o seu presidente envolvido em vários casos complicados, foi alvo de cinco buscas judiciais nos últimos meses.
A par disto, os debates televisivos sobre futebol nunca ocuparam tanto espaço e nunca foram tão acesos. E os comentadores assumiram-se definitivamente como advogados de defesa dos respectivos clubes. Até aqui, só falavam dos penáltis e dos offsides. Agora defendem os seus presidentes e outros funcionários com unhas e dentes em casos que nada têm que ver com o futebol.
Dentro das quatro linhas, as coisas também estão a mudar por causa do VAR. Agora, quando há um golo, a multidão fica em suspenso para saber se será validado. As polémicas que antes envolviam apenas as decisões dos árbitros passaram a envolver igualmente o VAR. Se já eram feias, agora são duplamente feias. O mau ambiente no futebol tende a assumir proporções nunca vistas, pois no centro do fenómeno futebolístico estão hoje três factores, todos de alto risco: paixões exacerbadas, centenas de milhões de euros em jogo e dirigentes de moral duvidosa. Estes três factores, que não se associam em nenhuma outra actividade humana, formam juntos um cocktail explosivo.
O jogo desenrola-se dentro e fora do campo.
Fora do campo pratica-se um jogo obscuro. O caso dos emails era grave, pois sugeria uma cumplicidade entre pessoas ligadas ao Benfica e gente com influência na arbitragem. O processo que rebentou há uma semana tem menos gravidade em termos futebolísticos, mas mais em termos institucionais. É muito complicado que o funcionário de um clube, braço direito do seu presidente, tenha uma fonte dentro do sistema judicial para o informar sobre processos em curso envolvendo o clube e até os rivais.
O pagamento pelo FC Porto ao Estoril também é inadmissível. E nem por ser legal é mais aceitável do ponto de vista moral.
Quanto ao Sporting, não parecem bem reais algumas afirmações do presidente. São tão inacreditáveis que nem se levam a sério. Bruno de Carvalho é já quase considerado inimputável.
E tudo isto é incendiado nas televisões por comentadores que antes viviam das incidências do jogo e hoje vivem dos escândalos. Mostram-se indignados com o que se vai sabendo – mas alimentam-se disso. Os debates televisivos atingem o grau zero da decência e estimulam as paixões primitivas dos adeptos, que são os mais puros no meio disto.
As coisas estão tão inflamadas que não podem continuar assim por muito tempo. O futebol é uma panela de pressão ao lume, prestes a explodir. Nos próximos tempos, algo muito grave vai acontecer no futebol português."


PS: A arte de meter tudo no mesmo saco: o serial killer que mata um número indeterminado de vitimas, e um peão, que passou de um lado ao outro da estrada, fora da passadeira, são ambos 'criminosos'!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!