Últimas indefectivações

sábado, 30 de setembro de 2017

Benfica: entre o pesadelo e a realidade

"Madeira no caminho, como se não bastasse ter de juntar os cacos

Não seria nada disto que Rui Vitória tinha em mente para um fim de semana onde Sporting e FC Porto se defrontam. Porque não pode haver dois vencedores, do duelo de Alvalade chegarão inevitavelmente à Luz pontos perdidos por um ou até pelos dois rivais. Mas a ‘manita’ de Basileia deu ao treinador do Benfica muito mais que pensar do que nos resquícios do clássico. Desde logo, porque a sua equipa terá pela frente um dos piores adversários que lhe podia tocar neste momento: um Marítimo em bom plano, quarto classificado da tabela, apenas um ponto atrás das águias.
Para agravar, o jogo é nos Barreiros, cujo relvado tem sido alvo de críticas de quem lá joga, por mais parecer um batatal. Isto, só por si, já era matéria de preocupação bastante para uma fragilizada equipa do Benfica. Mas será apenas a parte mais pequena do problema. A maior dor de cabeça para Rui Vitória, neste momento, é juntar os cacos que sobraram do terramoto de Basileia. Esse jogo evidenciou, com grande violência, que o mau momento da equipa da Luz não ficou atenuado pelo triunfo frente ao P. Ferreira, há uma semana. Essa vitória terá sido, afinal, uma pausa na crise.
No futebol há um velho chavão segundo o qual o próximo jogo é sempre o mais importante. Desta vez a estafada frase não é apenas um busto de Napoleão. O jogo de amanhã é um dos mais relevantes da época, para o Benfica. Os adeptos exigem uma resposta adequada, algo que lhe diga que tudo isto é um pesadelo. Sob risco de uma espera agitada na madrugada.

O desafio do Sporting no clássico
O Sporting teve uma boa prestação frente ao Barcelona. Jogou bem e tal... mas perdeu. Isso é que fica. Vitórias morais, em futebol, é um conceito difuso. Vamos colocar um cenário? E se a equipa de Jesus volta a jogar bem com o FC Porto e não ganha? Pois... estão a perceber?

Baliza a ferver
A primeira parte da crise na Luz (o antes de Basileia) tinha feito uma vítima: o guarda-redes Varela. A dolorosa mão cheia na Champions acaba por ilibar o rapaz. Resumir a ele o problema seria uma tremenda injustiça. E agora, Júlio Cesár aguenta-se ou avança Svilar para a pira?

Ena, tanta coisa?
Um clássico é sempre um clássico. Mas em função do que aconteceu a meio da semana na Suíça, quem diria que o jogo entre Sporting e FC Porto se arrisca a não ser o ponto alto de um domingo eleitoral?"

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!